A Lufthansa está mais perto de garantir a aprovação para um acordo de compra de 41% de participação acionária na ITA Airways, companhia aérea estatal italiana que assumiu o papel da Alitalia.
O grupo alemão depende da chancela da Comissão Europeia, que é a autoridade anti-truste no caso. Segundo três fontes da Reuters, os reguladores estão inclinados a aprovar o acordo.
O governo italiano fundou a ITA Airways como uma solução para substituir a falida AIitalia em 2020. A nova empresa aérea recebeu injeção de recursos financeiros e também assumiu parte da frota e rotas da antecessora, dando início aos voos em outubro de 2021.
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A despeito de partir do zero, a ITA logo se mostrou deficitária e no ano seguinte, o governo da Itália começou a conversar com grupos interessados em fazer um lance por parte das ações da empresa.
O Grupo MSC e a Lufthansa, o consórcio Air France-KLM/Cestares e o Indigo Partners apresentaram propostas iniciais, mas após idas e vindas o governo assinou uma carta de intenções com a empresa aérea alemã em janeiro de 2023.
Compensações oferecidas pela Lufthansa
Em maio passado, a Lufthansa concordou em assumir 41% da ITA Airways, com a possibilidade de adquirir as ações restantes no futuro.
A companhia aérea alemã afirmou que não incluirá a ITA em sua joint venture com United Airlines e a Air Canada nos voos para a América do Norte nos próximos dois anos.
A ITA, no entanto, deverá mudar de aliança, deixando a Sky Team para se juntar à Star Alliance. A Lufthansa também se comprometeu a ceder alguns slots no Aeroporto de Milão Linate para concorrentes easyJet e Volotea.