A Lufthansa foi surpreendida com a rápida volta da demanda por viagens aéreas de longa distância. Por conta disso seu CEO, Carsten Spohr, teve que rever a afirmação de que os jatos A380 eram passado na empresa. Em maio, o chefão da empresa admitiu que o gigante de dois andares poderia voltar ao serviço, embora isso ainda seria apenas uma hipótese remota.
No entanto, segundo apurou o site Aero.de, a possibilidade é bastante grande e pode ocorrer em breve. A Lufthansa possui 14 A380 estocados, mas seis deles serão devolvidos à Airbus em outubro, como parte de um acordo fechado há tempos.
Os oito quadrimotores restantes poderiam ser parcialmente ou totalmente reativados, argumenta o site. Segundo fontes, a transportadora poderia colocar quatro A380 em operação, com um deles como reserva, ou mesmo usar seis aeronaves, mantendo as duas restantes como “backup”.
Mais um agrado da Boeing
A volta do A380 não é a única alternativa na mesa do conselho de administração da Lufthansa. Há uma segunda solução sendo estudada, graças à boa vontade da Boeing, que tenta amenizar os prejuízos causados pelo atraso na entrega do 777X e do 787-9.
Ainda segundo o Aero.de, a fabricante dos EUA teria oferecido de quatro a seis 777-300ER “whitetail”, aeronaves produzidas mas que estão sem clientes após o cancelamento de pedidos.
Embora a Lufthansa nunca tenha operado o 777 de passageiros, ela possui uma frota de 777F cargueiros além de suas subsidiárias Austrian e Swiss possuírem o widebody da Boeing.
Questionada sobre o assunto pelo site, a Lufthansa afirmou não existirem mudanças em relação às declarações de Spohr.