A Lufthansa divulgou imagens de seu primeiro Boeing 787-9, matrícula D-ABPA, realizando um voo nesta quarta-feira nos EUA. A companhia aérea também confirmou que o widebody será entregue no verão no hemisfério Norte (a partir do final de junho), assim que a fabricante for autorizada pela FAA, a agência de aviação civil dos EUA.
Antes de assumir voos domésticos para o treinamento de tripulantes, o 787 Dreamliner passará por uma reforma em sua cabine para receber o padrão de acabamento da transportadora alemã.
A aeronave foi fabricada originalmente para a Hainan Airlines, que não a recebeu, embora tenha voado pela primeira vez em agosto de 2019.
Batizado como “Berlim”, capital da Alemanha, o 787-9 era aguardado há bastante tempo, mas a Lufthansa teve de esperar o desenrolar das discussões entre e a Boeing e a FAA a respeito de falhas no processo de produção da aeronave – desde maio de 2021, a fabricante não entrega um Dreamliner.
A Lufthansa possui 32 pedidos firmes do 787-9, sete deles adicionados neste ano como compensação pelo atraso do 777-9 – o imenso bimotor só deverá entrar em serviço em 2025.
O primeiro destino internacional do Dreamliner da Lufthansa será Toronto, no Canadá.