Depois de considerá-lo carta fora do baralho, a Lufthansa reviu completamente seus planos em relação ao Airbus A380, maior jato comercial do mundo.
A transportadora alemã havia retirado seus 14 jatos de operação em meio à pandemia, mas diversos fatores fizeram a cúpula da empresa rever a decisão.
Inicialmente, a Lufthansa pretendia reativar alguns dos oito A380 restantes – seis aeronaves já haviam sido revendidas para a própria Airbus -, mas agora Carsten Spohr, CEO da companhia aérea, confirmou que todos os widebodies serão recolocados em serviço já em 2024.
Entre os motivos apontados estão a forte demanda de voos de longo curso e o atraso nas entregas do Boeing 777-9, uma aeronave de grande capacidade e custo operacional mais baixo.
A fabricante dos EUA está tentando certificar o 777X até 2025, para iniciar as entregas na sequência, porém, poucos clientes acreditam que isso será possível.
Spohr reconheceu nesta semana que o A380 permanecerá na frota da Lufthansa até o final da década. A companhia aérea também confirmou que ampliará os destinos para onde voa com a aeronave, de Boston e Nova York atualmente, para cidades como Washington, Los Angeles, Bangkok e Delhi.
O panorama para o A380 mudou de tal forma que a Lufthansa confirmou outra novidade, o retrofit da classe executiva da aeronave, que deve ganhar um padrão semelhante ao visto em jatos como o A350 e o Boeing 787.