A aquisição de 40% de participação na ITA Airways pela Lufthansa avançou mais alguns estágios nesta semana. As duas empresas confirmaram ter aprovado um plano de negócios para que o grupo alemão passe a gerir a transportadora estatal italiana.
“O Conselho de Administração da ITA Airways aprovou o plano de negócios já partilhado com a Deutsche Lufthansa AG”, disse um comunicado curto da ITA nesta quinta-feira, 30.
Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
No mesmo dia, o ministro da Economia e Finanças, Giancarlo Giorgetti, teve um encontro com o CEO da Lufthansa, Carsten Spohr, e o presidente da ITA Airways, Antonino Turicchi.
“Durante a conversa positiva, foi ilustrado o plano industrial compartilhado que determinará o desenvolvimento da ITA Airways em termos de frota, malha e objetivos estratégicos. Com a reunião de hoje avança-se ainda mais na direção da parceria industrial entre as duas transportadoras”, disse o governo.
Segundo a Reuters, um acordo final pode ser fechado em meados de abril. A Lufthansa tem exclusividade na aquisição, mas ela termina em 24 de abril, abrindo espaço para outros interessados.
Spohr, no entanto, afirmou que embora o interesse pela ITA permaneça, o valor a ser pago pela aquisição parcial precisará ser revisto diante de mais um balanço de prejuízos da companhia aérea italiana.
A ITA anunciou nesta semana um prejuízo de 486 milhões de euros por conta dos efeitos da pandemia e o aumento nos custos dos combustíveis. Apesar disso, a empresa obteve uma receita de 1,58 bilhão de euros.
A empresa aérea sucedeu a problemática Alitalia em outubro de 2021, mas tem passado por problemas semelhantes de gestão.