O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reuniu-se hoje (18) com o Primeiro-Ministro da Suécia, Ulf Kristersson, para tratar de relações bilaterais do Brasil e o país escandinavo e sobre a parceria da Embraer com a Saab, fabricante dos novos caças F-39E Gripen da Força Aérea Brasileira (FAB). O encontro ocorreu na Cúpula CELAC-União Europeia, realizada na Bélgica.
A página oficial do Governo Federal não informou detalhes sobre os temas debatidos na reunião. Foi informado apenas que o primeiro-ministro sueco convidou o presidente brasileiro a visitar a Suécia. Lula, por sua vez, também deixou um convite para o Kristersson a visitar o Brasil, acompanhado de uma missão comercial.
O Brasil e a Suécia possuem um contrato de produção dos caças Gripen, que é produzido na Suécia e atualmente também no Brasil. A linha de montagem nacional da aeronave, na sede da Embraer em Gavião Peixoto (SP), foi inaugurada em maio deste ano, em evento que teve a participação de Lula. Dos 36 aviões de combate encomendados pela FAB, 15 deles serão montados na fábrica no interior de São Paulo – o último caça do pedido inicial da FAB deve ser entregue em 2027.
Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
O Programa Gripen Brasileiro teve início em 2013, quando a FAB confirmou a seleção do Gripen E para a concorrência do Programa F-X2, destinado a atualização da frota nacional de caças. O contrato para compra dos aviões e transferência de tecnologia da aeronave para o Brasil foi firmado em outubro de 2014 – os dois primeiros Gripen operacionais da FAB foram entregues em setembro de 2022 e incorporados ao serviço em dezembro do ano passado.
Gripen para o Brasil, KC-390 Millennium para a Suécia
Em abril deste ano, durante a feira de defesa e segurança LAAD, no Rio de Janeiro (RJ), a Embraer e a Saab assinaram um Memorando de Entendimento (MoU) para avaliar a atuação conjunta das empresas.
As fabricantes divulgaram na época que buscarão novas oportunidades para o caça Gripen no Brasil e na América Latina, se valendo das instalações de desenvolvimento e testes do caça na planta da Embraer em Gavião Peixoto. O MoU da Saab com a Embraer ainda prevê a condução de estudos técnicos para futuras aeronaves de caças.
Uma parceria da Embraer com a Saab também pode viabilizar a venda do KC-390 para a força aérea da Suécia, com cada empresa atuando no projeto em sua área de expertise – a Embraer com a produção do avião e a Saab, fornecendo equipamentos elétricos e sensores. O Millennium é uma das opções avaliadas pelos suecos para substituir os antigos Lockheed C-130 Hercules.
Brasil de volta vigorosamente ao cenário internacional!
Marcelo, não adianta repetir. O que não faltam neste país são pessoas alienadas e ignorantes.