Macron promete enviar caças Mirage 2000-5 para a Ucrânia

Presidente da França revelou plano durante comemoração dos 80 anos do Dia D. Jato já operou na FAB mas foi aposentado
Caça Mirage 2000-5 da França
Caça Mirage 2000-5 da França (Alan Wilson)

A Força Aérea da Ucrânia contará com mais um caça além do norte-americano F-16. A França deverá repassar ao país uma quantidade não revelada de jatos Dassault Mirage 2000-5, anunciou o presidente Emmanuel Macron.

A declaração foi dada a emissoras de TV francesas nesta quinta-feira, 6, durante as comemorações dos 80 anos do Dia D, quando ocorreu o desembarque aliado na Normandia, durante a Segunda Guerra Mundial.

Macron não forneceu um cronograma, mas afirmou que até o final do ano pilotos ucranianos começarão a ser treinados para voar o Mirage 2000.

Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Sobre números de aeronaves, o presidente francês apenas disse que será equivalente ao que outras nações estão enviando. Até o momento, há cerca de 85 caças F-16 destinados à Ucrânia e que serão repassados pela Holanda, Dinamarca, Noruega e Bélgica.

Pilotos ucranianos já treinam em jatos Alpha Jet franceses
Pilotos ucranianos já treinam em jatos Alpha Jet franceses (Alan Wilson)

Papel secundário frente ao Rafale

A Força Aérea Francesa opera atualmente cerca de 90 caças Mirage 2000, que tem um papel secundário frente ao mais moderno e capaz Rafale. Há estoques de aeronaves desativadas, mas cujo número de unidades é desconhecido.

O Mirage 2000 é um caça multifunção que entrou em serviço em 1984 e teve cerca de 400 aviões fabricados. Doze deles voaram na Força Aérea Brasileira (FAB) entre 2006 e 2013, para cobrir parcialmente a lacuna entre a aposentadoria do Mirage III e a chegada dos primeiros Gripen.

O Mirage 2000 foi uma solução provisória enquanto novos caças não chegavam (FAB)
O Mirage 2000 foi usado pela FAB enquanto novos caças não chegavam (FAB)

A variante 2000-5, que deve ser enviada à Ucrânia, surgiu como um grande atualização do 2000C, com um cockpit mais moderno, radar mais capaz e uma variadade maior de armamentos.

A França já tem treinado pilotos ucranianos há alguns meses, que realizam voos de instrução nos Alpha Jets.

A introdução de uma nova aeronave, no entanto, deve levar algum tempo, como se nota em relação ao F-16, cuja Força Aérea da Ucrânia já se prepara para operá-lo há vários meses.

Total
0
Shares
Previous Post
Airbus A330neo

Airbus tem baixa em entregas de aviões comerciais em maio

Next Post
Airbus A330-200 da TAP

TAP confirma voo entre Florianópolis e Lisboa

Related Posts
Total
0
Share