A Administração de Aviação Civil da China (CAAC) concedeu o certificado de tipo para a aeronave AG600 neste domingo, 20, após um longo processo de desenvolvimento.
Fabricado pela Aviation Industry Corporation of China (AVIC), o AG600 é a maior aeronave anfíbia civil do mundo e teve seu projeto lançado em 2009.
Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Com peso máximo de decolagem de 60 toneladas, a aeronave de quatro motores turboélices foi criada com a missão de atender às necessidades do sistema nacional de resgate de emergência e do sistema nacional de prevenção e controle de desastres naturais, disse o governo chinês.
O AG600 possui 38,9 metros de comprimento, 11,7 metros de altura e 38,8 metros de envergadura e pode voar por até 4.500 quilômetros a uma altitude de 7.600 metros.

Seu reservatório pode transportar até 12 toneladas de água para missões de combate a incêndios.
A AVIC projetou o AG600 para manter uma velocidade mínima de voo nivelado de 220 km/h e uma altitude mínima de voo operacional de 30 a 50 metros.
O desempenho em baixa velocidade é importante para maximizar o lançamento de material anti-incêndio sobre florestas, por exemplo.

Entrega do primeiro avião prevista para outubro
De acordo com a AVIC, o desenvolvimento da aeronave anfíbia contou com a participação de 22 cidades e províncias chinesas, 292 empresas e instituições públicas e 16 universidades em todo o país.
Mas o desenvolvomento foi bastante lento, com o voo inaugural ocorrendo em dezembro de 2017, oito anos após o lançamento do programa.
A primeira decolagem a partir da água ocorreu em em 2018 e o voo inaugural sobre o mar, em 2020. Em 2023, o AG600 estava apto a realizar tarefas de combate a incêndios.
O AVIC agora busca obter o certificado de produção em série do AG600 até o final de agosto a fim de realizar a primeira entregua em outubro.
