Como previsto, a startup ZeroAvia realizou o primeiro voo com um avião regional Dornier 228 convertido para operar com um motor elétrico alimentado por células de combustível de hidrogênio, parte do programa HyFlyer II.
O voo ocorreu na quinta-feira, 18 de janeiro, a partir do Aeroporto de Costwold, em Gloucestershire, no Reino Unido, com duração de 10 minutos.
O Dornier 228 foi parcialmente transformado em uma aeronave capaz de operar com um conjunto hidrogênio-elétrico. Para isso, a Zeroavia substituiu o motor turboélice Honeywell TPE-331 esquerdo pelo motor hidrogênio elétrico ZA-600, desenvolvido pela empresa.
Ao contrário da versão comercial, que levará os tanques com hidrogênio sob as asas, a aeronave de registro G-HFZA teve o combustível armazenado na cabine de passageiros, além de baterias de íon de lítio por questões de segurança.
“Este é um momento importante, não apenas para ZeroAvia, mas para a indústria da aviação como um todo, pois mostra que o verdadeiro voo comercial de emissão zero está a apenas alguns anos de distância. O primeiro voo de nossa aeronave de 19 assentos mostra como nossa tecnologia é escalável e destaca o rápido progresso da propulsão de emissão zero”, disse Val Miftakhov, fundador e CEO da ZeroAvia.
A meta é iniciar a certificação neste ano no Reino Unido, prevendo a entrada em serviço em 2025. A Zeroavia diz prever encomendas de 600 a 700 motores dentro de dois anos e já procura por um local para construir uma linha de montagem para eles.
A Zeroavia já havia realizado ensaios de voo com um Piper Malibu convertido para ser propulsionado por um motor elétrico-hidrogênio em 2020, dentro do programa HyFlyer I.