O avião gigante Roc, da Stratolaunch, realizou no último sábado (13) o primeiro teste de liberação e separação em voo do veículo de provas Talon-A, o protótipo TA-0. Este foi o 11º voo da aeronave projetada nos Estados Unidos para lançar veículos especiais e a segunda surtida do aparelho a partir da Base de Vandenberg, na Califórnia.
De acordo com a empresa, o novo voo do Roc durou um total de quatro horas e oito minutos. O teste serviu para avaliar os riscos da separação do Talon-A do pilone da asa central, que foi executado “de forma limpa e segura”, informou a Stratolaunch. O ensaio também confirmou o funcionamento da telemetria entre as aeronaves e a base em solo.
Com os bons resultados obtidos no teste de separação, a Stratolaunch agora se prepara para realizar o primeiro voo hipersônico do Talon-A, na versão TA-1, até o final de agosto deste ano.
Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
“Foi emocionante ver o lançamento do TA-0 com segurança longe do Roc. Nosso hardware e sistemas de coleta de dados funcionaram conforme o previsto e agora estamos à beira de alcançar o vôo hipersônico”, disse Zachary Krevor, diretor executivo e presidente da Stratolaunch.
A Stratolaunch foi criada pelo ex-fundador da Microsoft (em conjunto com Bill Gates), Paul Allen, que faleceu há cinco anos. Ele pretendia realizar lançamentos de foguetes e espaçonaves de forma econômica a partir do Roc.
A empresa, no entanto, foi vendida para o Cerberus Capital Management, que decidiu mudar o foco do negócio, investindo numa plataforma de lançamento de veículos hipersônicos.
O Roc é atualmente o maior avião do mundo. O modelo com duas fuselagens separadas e impulsionado por seis motores tem 73 metros de comprimento por incríveis 117 m de envergadura, podendo decolar com peso máximo de 589.670 kg. O projeto da aeronave é obra da Scaled Composites, fundada pelo lendário designer aeronáutico Burt Rutan.