A Força Aérea do Exército de Libertação Popular da China iniciou nessa quarta-feira (6) as operações com o novo cargueiro militar Y-20 “Kunpeng”. A aeronave, desenvolvida pela Xian Aircraft Industrial Corporation, é a maior já fabricada no país, com capacidade para transportar até 66 toneladas de carga.
“O Y-20 marca um passo crucial para a força aérea, melhorando a sua capacidade de projeção de poder estratégico”, disse Shen Jinke, porta-voz da força aérea chinesa, a agência de notícias estatal Xinhua. A aeronave chega em um momento em que Pequim planeja uma série de missões globais, como operações humanitárias na África e anti-pirataria no Oceano Índico.
Até o momento, força aérea chinesa recebeu dois Y-20 e a frota deve chegar a 12 unidades até 2018. Mas a encomenda é muito maior: Pequim planeja adquirir entre 200 e 300 unidades da nova aeronave de transporte tático.
Gigante chinês
O Y-20 tem porte semelhante ao de um jato comercial Boeing 767-200. Segundo dados da Xian, a aeronave tem 47 metros de comprimento, 50 m de envergadura de asas e pode decolar pesando até 220 toneladas. Já o compartimento de carga pode transportar diferentes cargas, tropas e veículo blindados, inclusive o maior e mais moderno tanque de guerra da China, o Type 99 “Pinyin”, de 50 toneladas.
A aeronave é impulsionada por quatro motores fabricados na Rússia (o Soloviev D-30KP-2) e, segundo o fabricante, pode alcançar a velocidade máxima de 920 km/h e 13.000 metros de altitude. Já o alcance varia de acordo com o que ele transporta: 4.500 km com carga máxima de 66 toneladas ou 10.000 km transportando 100 soldados paraquedistas totalmente equipados.
Desenvolvimento
O programa de desenvolvimento do Y-20 foi lançado em 2009 e o primeiro protótipo voou em 2013. Essa é também a primeira aeronave militar projetada com ajuda da tecnologia de impressão 3D, o que acelera os processos de pesquisa e fabricação de modelos de testes – outros aviões desenvolvidos com esse método foram os jatos comerciais Airbus A380 e o Boeing 787.
E o avião ainda segue em desenvolvimento: mais adiante, a Xian planeja trocar os motores de fabricação russa por um modelo chinês, o turbofan “Shenyang WS-10A” – esse mesmo motor também deve ser aplicado no futuro jato comercial C919, da fabricante chinesa da COMAC.
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Muito parecido com o C 17 Globemaster. Belo avião,
É isso aí, Edson, essa empenagem aí é do C-17, hehehe
É impressão minha, ou os aviões chineses parecem sempre com um casulo?
Parece uma larva gigante com asas
E o dragão, vai que vai. Enquanto isso a anta sulamericana. Dorme em berço esplendido. Até ser invadida!