Ter uma frota de mais de 800 Boeing 737 não é suficiente para a Southwest Airlines, a maior cliente do jato de corredor único no mundo. A companhia aérea dos EUA decidiu ampliar os pedidos da variante 737 MAX 7 em 108 aeronaves, revelou a Boeing.
O novo pedido fará com que a carteira de pedidos da família MAX na Southwest ultrapasse as 500 aeronaves. Apenas da versão 737-7, a empresa aérea possui mais de 300 pedidos, segundo a fabricante.
“Com a maior frota do mundo composta apenas por Boeing e 737, a Southwest conta com a excepcional eficiência e confiabilidade da família 737 MAX”, disse Stan Deal, presidente e CEO da Boeing Commercial Airplanes. “O 737-7 é fundamental para a estratégia de modernização da frota de longo prazo da Southwest e estamos honrados em ter a confiança contínua da companhia aérea em nós para entregar sua frota futura”.
A ampliação do contrato de 737 MAX foi revelada nos resultados da Southwest publicados na quinta-feira, 26. Segundo o relatório, o total de aeronaves 737-7 saltou de 192 para 302 jatos enquanto o 737-8 teve o acréscimo de apenas um avião.
Entregas maiores mas postergadas até 2031
Somados, os pedidos firmes passaram a ser de 373 aviões com 207 opçõesde compra, totalizando 780 aeronaves.
Até julho, a Southwest possuía192 pedidos firmes do 737-7 e 270 do 737-8 além de 102 opções (564 aeronaves) – veja tabela com as mudanças de pedidos aqui.
Apesar do aumento, a empresa aérea postergou boa parte das entregas. Se antes ela esperava contar com 136 jatos em 2023 agora serão 85, todos da versão MAX 8 já que o MAX 7 ainda não obteve a certificação de tipo da FAA.
Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Noventa 737-7 também serão entregues entre 2030 e 2031, ao contrário da previsão anterior. O pico de entregas da versão menor da família MAX ocorrerá entre 2025 (54 jatos) e 2026 (59).
Atualmente a Southwest já opera 207 737 MAX 8, além de 607 737NG.