Em construção há uma década, o motor aeronáutica Ultrafan desenvolvido pela Rolls-Royce foi acionado pela primeira vez, informou hoje (18) a fabricante britânica. Os testes iniciais foram conduzidos na instalação da empresa em Derby, no Reino Unido, com o propulsor abastecido 100% com Combustível de Aviação Sustentável (SAF).
Com 3,5 metros de diâmetro e concebido para impulsionar grandes aeronaves de fuselagem larga, o Ultrafan é o maior motor a jato de todos os tempos. Segundo o fabricante, o turbofan de última geração é desenvolvido para oferecer uma melhoria em eficiência de 10% em relação ao Trent XWB, hoje o maior propulsor no catálogo da Rolls-Royce.
“O demonstrador UltraFan é um divisor de águas. As tecnologias que estamos testando como parte deste programa têm a capacidade de melhorar os motores de hoje, bem como os motores de amanhã. É por isso que este anúncio é tão importante. Estamos testemunhando a história sendo feita”, celebrou o CEO da Rolls-Royce, Tufan Erginbilgic.
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O fabricante explica que parte das melhorias em eficiência do Ultrafan vêm das novas pás, que reduzem o peso de uma aeronave bimotor em 700 kg, algo equivalente a sete passageiros a bordo de um jato comercial.
As pás do novo motor da Rolls-Royce são fabricadas por meio do acúmulo de centenas de “folhas” de fibra de carbono e resina. Cada lâmina ainda possui uma fina borda de titânio, detalhe que segundo a fabricante oferece “proteção extrema” contra erosão, objetos estranhos e colisões com pássaros.
Outros avanços contidos no UltraFan são componentes internos de cerâmica mais resistentes ao calor e um novo projeto de engrenagens para melhorar a eficiência do motor. A nova série deverá originar uma família de motores com empuxo escalável entre 25.000 lbf e 100.000 lbf, segundo o fabricante britânico, que espera ter o produto concluído na década de 2030.
O UltraFan ainda é um demonstrador de tecnologia e por isso não foi selecionado para impulsionar um determinado avião. A expectativa, porém, é que ele seja usado em grandes jatos comerciais, como o novo Boeing 777X e quem sabe em versões atualizadas do Airbus A350.
O maior motor que equipa uma aeronave atualmente é o GE9X da General Eletric, com 3,2 m de diâmetro, usado na nova geração do 777 – que deve chegar ao mercado em meados de 2025.