Maior operadora dos jatos Embraer ERJ no passado, ExpressJet pede falência nos EUA

Companhia regional chegou a ter 450 aviões quando prestava serviços para a United Airlines e Delta Air Lines, mas desde 2021 tentava uma nova fase com o nome Aha! Airlines
Um dos jatos ERJ 145 da Aha! Airlines, marca fantasia da ExpressJet (EJ)

Outrora gigante, a companhia aérea regional norte-americana ExpressJet pediu falência nos EUA nesta segunda-feira, 22. A empresa voava desde o ano passado com a marca Aha! Airlines e uma diminuta frota de quatro jatos ERJ 145, da Embraer.

Em seus auge, a ExpressJet chegou a operar 450 aeronaves, que atendiam os hubs da United Airlines e Delta Air Lines. Além disso, a empresa chegou a ser a maior operadora no mundo da família ERJ, com quase 300 aviões recebidos em vários anos – ela também foi a primeira companhia aérea a receber o avião brasileiro em 1997, ainda quando usava a marca Continental Express.

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“Lamentamos que uma combinação de condições de mercado e econômicas nos levaram a tomar esta medida”, disse o comunicado da ExpressJet, que acrescentou que a empresa está “incapaz de auxiliar na organização de viagens alternativas” para seus passageiros.

Embraer ERJ 145 da ExpressJet (Timothy-Powaleny/Wikimedia)

United Airlines encerrou parceria em 2020

A situação da ExpressJet se complicou em 2020, no início da pademia do Covid-19, quando a United Airlines decidiu encerrar o contrato de parceria e transferir dezenas de ERJ 145 para a CommutAir – a Delta já havia deixado ser sua cliente anteriormente.

Sem frota e voos, a ExpressJet encerrou suas operações em setembro de 2020, mas relançou serviços em outubro do ano passado, após obter um novo Certificado de Operador Aéreo, já com a denominação Aha! Airlines.

A United ainda mantinha uma participação acionária significativa na controladora da companhia aérea, mas vendeu sua parte em junho. A Aha! Airlines operava uma pequena malha aérea a partir do Aeroporto Internacional de Reno-Tahoe além de prestar serviços de fretamento.

 

 

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