Mais da metade dos jatos Embraer E2 da KLM Cityhopper está sem voar

Companhia aérea regional holandesa possui 14 E195-E2, mas oito deles estavam fora de serviço na primeira semana de janeiro. Correções de problema no motor Pratt & Whitney é a causa, explicou empresa
O E195-E2 PH-NXC está sem voar desde 11 de setembro (jounigripen)

A KLM Cityhopper é hoje uma das maiores operadoras dos novos jatos E2, da Embraer. A companhia aérea regional holandesa recebeu sua 14ª aeronave do tipo em dezembro, que se juntou aos 47 E-Jets de primeira geração que formam sua frota.

No entanto, apenas seis E195-E2 estão sendo usados no momento, segundo registros de rastreamento de voos. A alta indisponibilidade causa estranheza já que a Azul, outra cliente do modelo, tem voado com 13 dos seus 14 jatos – o único a não prestar serviços é o PS-AEN, que acabou de ser recebido.

Os oito E195-E2 da KLM inativos vão do avião de registro PH-NXD, que realizou o último voo no Natal, ao jato PH-NXC, que está sem assumir voos desde 11 de setembro.

A maior parte dos E2 está sem voar desde meados de dezembro, o que é bastante tempo para uma aeronave nova em um período de alta demanda de passageiros. Tanto assim que o restante da frota da empresa aérea está operando diariamente, com exceção de um E175.

O E190-E2 é equipado com o novo motor da linha Pure Power desenvolvido pela Pratt & Whitney (Thiago Vinholes)
O motor PW1900 (Thiago Vinholes)

Problemas do motor PW1900 exigem inspeções demoradas

A causa da longa inatividade dos E195-E2 holandeses é a necessidade de inspeções demoradas no motores PW1900, da Pratt & Whitney. O problema é o mesmo que afeta o Airbus A220, equipado com a versão PW1500.

O avançado turbofan da série GTF possui um desempenho exemplar em redução de emissões e de consumo de combustível, mas tem passado por situações preocupantes como desligamentos repentinos em voo.

A220-300 da Air Tanzania, que teve de retirar de serviço três dos quatro aviões  (Airbus)

Para resolver o problema, as autoridades de aviação civil têm determinado a substituição de componentes e a atualização do software de gerenciamento ‘Full Authority Digital Engine Control (FADEC)’.

Para corrigir a falha, no entanto, as aeronaves têm ficado muito tempo no solo. A companhia aérea Air Tanzania, por exemplo, precisou cancelar vários voos por indisponibilidade da sua frota de quatro A220, já que não há motores sobressalentes e o processo de manutenção é demorado.

AIRWAY entrou em contato com a assessoria da KLM, que confirmou nesta quarta-feira, 4, que está lidando com o problema, que não afeta a segurança das aeronaves mas impede seu uso mais frequente.

A usabilidade do E195-E2 ainda não é ideal. A fabricante dos motores Geared Turbo Fan (GTF) P&W deu um grande passo com um motor durável, econômico e silencioso. No entanto, este motor tem problemas de desempenho que podem ser encontrados em todas as plataformas que operam com esses motores, em todo o mundo (não apenas os E2s). Os problemas de desempenho não afetam a segurança de voo, mas afetam a disponibilidade da frota. O fornecedor do motor e a fabricante da aeronave estão atualmente trabalhando para encontrar soluções. Além disso, a KLC está trabalhando duro para limitar ao máximo os efeitos na operação“, disse a KLM em nota enviada ao site.

Veja o status dos 14 E195-E2 em 3 de janeiro:

Aeronave Modelo Número de série Último voo*
PH-NXF Embraer E195-E2 19020061 03/01/2023
PH-NXG Embraer E195-E2 19020062 03/01/2023
PH-NXH Embraer E195-E2 19020063 03/01/2023
PH-NXI Embraer E195-E2 19020064 03/01/2023
PH-NXN Embraer E195-E2 19020084 03/01/2023
PH-NXB Embraer E195-E2 19020047 31/12/2022
PH-NXD Embraer E195-E2 19020054 25/12/2022
PH-NXA Embraer E195-E2 19020045 19/12/2022
PH-NXK Embraer E195-E2 19020066 19/12/2022
PH-NXM Embraer E195-E2 19020076 18/12/2022
PH-NXJ Embraer E195-E2 19020065 11/12/2022
PH-NXE Embraer E195-E2 19020060 10/12/2022
PH-NXL Embraer E195-E2 19020067 09/10/2022
PH-NXC Embraer E195-E2 19020051 11/09/2022

Fonte: Planespotters e FlightRadar24. Dados levantados em 03 de janeiro de 2023.

Nota do editor: Artigo atualizado em 4 de janeiro após resposta da KLM.

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2 comments
  1. A P&W, ultimamente está com muitos problemas em seus motores.
    Não se houve quase falar de problemas da CFM, Rolls Roice e GE.
    Baixa qualidade e inspeção?

  2. Quando a EMBRAER quiser ser a dona do mercado ela vai criar seus próprios e bons motores. A Engenharia Brasileira é muito competente e basta investir orar ter um motor nacional econômico, potente, e com baixa emissão.

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