A KLM Cityhopper é hoje uma das maiores operadoras dos novos jatos E2, da Embraer. A companhia aérea regional holandesa recebeu sua 14ª aeronave do tipo em dezembro, que se juntou aos 47 E-Jets de primeira geração que formam sua frota.
No entanto, apenas seis E195-E2 estão sendo usados no momento, segundo registros de rastreamento de voos. A alta indisponibilidade causa estranheza já que a Azul, outra cliente do modelo, tem voado com 13 dos seus 14 jatos – o único a não prestar serviços é o PS-AEN, que acabou de ser recebido.
Os oito E195-E2 da KLM inativos vão do avião de registro PH-NXD, que realizou o último voo no Natal, ao jato PH-NXC, que está sem assumir voos desde 11 de setembro.
A maior parte dos E2 está sem voar desde meados de dezembro, o que é bastante tempo para uma aeronave nova em um período de alta demanda de passageiros. Tanto assim que o restante da frota da empresa aérea está operando diariamente, com exceção de um E175.
Problemas do motor PW1900 exigem inspeções demoradas
A causa da longa inatividade dos E195-E2 holandeses é a necessidade de inspeções demoradas no motores PW1900, da Pratt & Whitney. O problema é o mesmo que afeta o Airbus A220, equipado com a versão PW1500.
O avançado turbofan da série GTF possui um desempenho exemplar em redução de emissões e de consumo de combustível, mas tem passado por situações preocupantes como desligamentos repentinos em voo.
Para resolver o problema, as autoridades de aviação civil têm determinado a substituição de componentes e a atualização do software de gerenciamento ‘Full Authority Digital Engine Control (FADEC)’.
Para corrigir a falha, no entanto, as aeronaves têm ficado muito tempo no solo. A companhia aérea Air Tanzania, por exemplo, precisou cancelar vários voos por indisponibilidade da sua frota de quatro A220, já que não há motores sobressalentes e o processo de manutenção é demorado.
AIRWAY entrou em contato com a assessoria da KLM, que confirmou nesta quarta-feira, 4, que está lidando com o problema, que não afeta a segurança das aeronaves mas impede seu uso mais frequente.
“A usabilidade do E195-E2 ainda não é ideal. A fabricante dos motores Geared Turbo Fan (GTF) P&W deu um grande passo com um motor durável, econômico e silencioso. No entanto, este motor tem problemas de desempenho que podem ser encontrados em todas as plataformas que operam com esses motores, em todo o mundo (não apenas os E2s). Os problemas de desempenho não afetam a segurança de voo, mas afetam a disponibilidade da frota. O fornecedor do motor e a fabricante da aeronave estão atualmente trabalhando para encontrar soluções. Além disso, a KLC está trabalhando duro para limitar ao máximo os efeitos na operação“, disse a KLM em nota enviada ao site.
Veja o status dos 14 E195-E2 em 3 de janeiro:
Aeronave | Modelo | Número de série | Último voo* |
---|---|---|---|
PH-NXF | Embraer E195-E2 | 19020061 | 03/01/2023 |
PH-NXG | Embraer E195-E2 | 19020062 | 03/01/2023 |
PH-NXH | Embraer E195-E2 | 19020063 | 03/01/2023 |
PH-NXI | Embraer E195-E2 | 19020064 | 03/01/2023 |
PH-NXN | Embraer E195-E2 | 19020084 | 03/01/2023 |
PH-NXB | Embraer E195-E2 | 19020047 | 31/12/2022 |
PH-NXD | Embraer E195-E2 | 19020054 | 25/12/2022 |
PH-NXA | Embraer E195-E2 | 19020045 | 19/12/2022 |
PH-NXK | Embraer E195-E2 | 19020066 | 19/12/2022 |
PH-NXM | Embraer E195-E2 | 19020076 | 18/12/2022 |
PH-NXJ | Embraer E195-E2 | 19020065 | 11/12/2022 |
PH-NXE | Embraer E195-E2 | 19020060 | 10/12/2022 |
PH-NXL | Embraer E195-E2 | 19020067 | 09/10/2022 |
PH-NXC | Embraer E195-E2 | 19020051 | 11/09/2022 |
Fonte: Planespotters e FlightRadar24. Dados levantados em 03 de janeiro de 2023.
Nota do editor: Artigo atualizado em 4 de janeiro após resposta da KLM.
A P&W, ultimamente está com muitos problemas em seus motores.
Não se houve quase falar de problemas da CFM, Rolls Roice e GE.
Baixa qualidade e inspeção?
Quando a EMBRAER quiser ser a dona do mercado ela vai criar seus próprios e bons motores. A Engenharia Brasileira é muito competente e basta investir orar ter um motor nacional econômico, potente, e com baixa emissão.