O jato multimissão KC-390, da Embraer, deve se transformar em “moeda de troca” para a encomenda de um segundo lote de caças Saab Gripen E/F para a Força Aérea Brasileira (FAB).
É o que explicou o Ministro da Defesa, José Múcio, propondo que a Força Aérea da Suécia selecione o cargueiro militar para substituir seus turboélices C-130 Hercules.
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“Vamos ter um encontro com o ministro da Defesa sueco em que estamos discutindo a possibilidade de, já que compramos esse know-how todo do Gripen pela Saab sueca, que eles ponham os olhos no KC-390, que é algo fantástico e que o mundo respeita”, afimou Múcio em entrevista nesta segunda-feira.
Os dois chefes da área de defesa do Brasil e da Suécia participarão na manhã desta terça-feira (9) da cerimônia de inauguração da linha de produção do caça F-39 Gripen nas instalações da Embraer em Gavião Peixoto (SP).
O acordo de cooperação tecnológica foi incluído na encomenda original de 36 caças, fechada durante o governo petista. Na gestão anterior, houve uma extensão do contrato para mais quatro aeronaves e as primeiras sondagens para um pedido adicional de jatos de combate, mas que não chegou a ser concluído.
Parceria entre Saab e Embraer
A Força Aérea da Suécia, por sua vez, desistiu de adquirir aeronaves C-130J Super Hercules de segunda mão e reabriu a concorrência para substituir os turboélices de primeira geração.
Ao mesmo tempo, Saab e Embraer celebraram uma parceria para viabilizar a venda do KC-390 para a Suécia e que foi anunciada na na feira de defesa LAAD, realizada no Rio de Janeiro em abril.
O estreitamento das relações entre as duas fabricantes e o interesse mútuo dos governos do Brasil e da Suécia fazem crer que a potencial encomenda de jatos KC-390 é questão de tempo.
Até o momento, quatro forças aéreas anunciaram pedidos do KC-390: Portugal, Hungria, Holanda (contrato ainda pendente) e Brasil.
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