Mais três gigantes Airbus A380 serão desmantelados para servirem de peças de reposição para outras aeronaves do tipo. A empresa VAS Aero Services, de Boca Raton, na Flórida, anunciou ter sido selecionada pela Airbus para gerenciar a desmontagem e redistribuição do material útil usado (USM) dos jatos de dois andares.
Dois dos aviões voaram pela Lufthansa com as matrículas D-AIME (MSN61) e D-AIMF (MSN66), enquanto o terceiro A380 foi operado pela Malaysia Airlines como 9M-MNC (MSN84).
As aeronaves foram retiradas de operação entre 2020 e 2022, em meio à pandemia. Os jatos ex-Lufthansa estão armazenados em Teruel, na Espanha, enquanto o A380 que voou pela empresa malaia se encontra em Tarbes, na França.
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A desmontagem será feita pela Tarmac Aerosave, que já executou esse tipo de trabalho em outros A380.

“Este é o momento certo para um programa focado na aposentadoria de aeronaves A380 em fim de vida útil e na monetização do valor residual de suas peças reparáveis”, disse Tommy Hughes, CEO da VAS.
Segundo a empresa, a desmontagem servirá para prolongar a operação de outros A380 enquanto aeronaves novas de grande capacidade, como o Boeing 777X, não são entregues.
As peças reutilizáveis do maior avião de passageiros do mundo serão armazenadas na Europa para acesso de potenciais operadoras. Os motores Rolls-Royce Trent 900, usados nos três jatos, serão arrendados.

A VAS Aero Service já gerenciou a desmontagem de 13 aviões A380 desde 2018, quando acertou o primeiro acordo com a The Dr. Peters Group, empresa que desmantelou o primeiro jato do tipo no mundo.
Há cerca de 175 aeronaves A380 em serviço ativo no mundo, a maior parte deles com a Emirates Airline.