Como já era cogitado há alguns meses, a República Tcheca confirmou a escolha do C-390 Millennium, da Embraer, como sua nova aeronave de transporte militar.
O anúncio foi feito nesta terça-feira (17) pelo Ministério da Defesa e as Forças Armadas do país europeu. O acordo ainda será negociado com a Embraer e prevê a aquisição de duas aeronaves.
Entre as missões planejadas estão operações de assalto aéreo, reabastecimento aéreo, evacuação médica, ajuda humanitária e combate a incêndios.
“Estamos honrados pela seleção do Ministério da Defesa e das Forças Armadas para iniciar as negociações desta aquisição significativa. Estamos prontos para fornecer à República Tcheca a mais avançada aeronave de transporte tático disponível no mercado”, disse Bosco da Costa Junior, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança. “O C-390 Millennium está atraindo a atenção de várias nações ao redor do mundo, devido à sua combinação imbatível de alta produtividade e flexibilidade operacional com baixos custos operacionais.”
Melhor opção no mercado
A República Tcheca já havia dado indícios de que escolheria a aeronave brasileira, desenvolvida como substituta de antigos turboélices C-130 Hercules e similares. Mais capaz (carga útil de 26 toneladas) e veloz (velocidade de cruzeiro de 407 nós), o C-390 também oferece um custo operacional mais baixo, segundo a fabricante.
A produção da aeronave conta com o fornecimento de peças pela tcheca Aero Vodochody que produz o bordo de ataque das asas, portas da cabine, rampa de carga e parte da fuselagem traseira. Desde 2010, o país é um dos potenciais clientes do modelo.
“Um passo específico foi iniciar negociações com o objetivo de alcançar o preço mais baixo possível e ao mesmo tempo o prazo de entrega mais curto possível. Ao mesmo tempo, estou satisfeito que a empresa tcheca AERO Vodochody esteja envolvida na produção de componentes para aeronaves Embraer C-390 há vários anos”, disse a Ministra da Defesa, Jana Černochová.
A Embraer realizou diversas visitas do KC-390 à República Tcheca, inclusive demonstrando o transporte de um blindado Pandur II.
Com o novo anúncio, o C-390 Millennium passa a contar com seis clientes que juntos encomendaram ou estão em vias de adquirir 37 aeronaves.
O Brasil lidera a lista, como é esperado, com 19 aeronaves, seis delas já entregues, seguida de Portugal (cinco jatos), Holanda (5), Hungria (2), Áustria (4) e agora a República Tcheca, com duas aeronaves.