A COMAC mal chegou a 100 jatos regionais ARJ21 produzidos, mas avança rapidamente com um programa de conversão da aeronave para transportar carga.
Após converter um primeiro ARJ21-700 para avaliação, a fabricante entregou outra aeronave para a China Central Longhao Airlines, empresa aérea cargueira, baseada em Guangzhou.
O ARJ21F da Air Central, como também é conhecida, tem registro B-3388 (MSN 109) e foi fabricado há apenas cinco anos. Ele foi entregue para a Chengdu Airlines em março de 2018 configurado com 90 assentos.
Em setembro de 2021, a aeronave voltou para a COMAC para passar pelo processo de conversão para carga. Para isso, recebeu uma porta dianteira larga e reforço no piso da cabine principal para transportar até 10 tonelgadas de carga.
A aeronave foi avistada em 27 de abril em Guangzhou, de onde partiu para voos de testes.
Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
A Air Central possuía até então apenas aeronaves da Boeing em sua frota. Ela opera onze 737 cargueiros das versões -300, -400 e -800, além de um 747-400F.
O outro ARJ21 cargueiro pronto, de matícula B-3329 (MSN 112) será entregue em maio para a YTO Cargo Airlines.