Divisão de mobilidade aérea urbana da Embraer, a Eve Air Mobility anunciou ontem (31) a nomeação de Johann Bordais para o cargo de CEO. O executivo, que hoje é o presidente e CEO da Embraer Serviços & Suporte, assumirá o novo posto a partir de 1º de setembro de 2023. Os atuais co-CEOs da Eve, Andre Stein e Jerry DeMuro, permanecerão na empresa com outras funções.
“A Eve tem feito avanços extraordinários e alcançou marcos importantes no desenvolvimento do eVTOL e do ecossistema aéreo urbano sob a liderança de Jerry e Stein”, disse Luís Carlos Affonso, presidente do Conselho de Administração da Eve. “Neste momento, com a aceleração do desenvolvimento do nosso veículo, maior foco nas operações e na entrada em serviço de nosso eVTOL, a liderança e experiência de Johann Bordais à frente de um bem-sucedido negócio global trará um reforço muito importante à Eve, fortalecendo nossa missão de criar o ecossistema da Mobilidade Aérea Urbana”.
Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Bordais lidera o braço de Serviços e Suporte da fabricante brasileira desde sua criação em 2016. É a divisão mais lucrativa e de crescimento acelerado da Embraer. No ano passado, o área teve receita de US$ 1,27 bilhão, respondendo por 28% do faturamento da companhia.
“A Mobilidade Aérea Urbana tem o potencial de revolucionar a maneira como as pessoas se deslocam nas cidades, com impacto direto na vida de milhões de indivíduos. E a nossa missão é apoiar os clientes oferecendo o produto certo em um ambiente com alta demanda de serviços. A Eve formou uma equipe extremamente qualificada nos últimos anos para oferecer um novo modo de transporte eficaz e sustentável, e estou muito orgulhoso e entusiasmado em fazer parte desta equipe”, disse Bordais.
Co-CEO da Eve, Jerry DeMuro, seguirá na Eve como vice-presidente executivo de Desenvolvimento Corporativo até o final de outubro deste ano para apoiar Bordais no processo de transição. O outro CEO da empresa, Andre Stein assumirá o cargo de Chief Strategy Officer, baseado nos Estados Unidos.
“Acredito que a Eve está posicionada de forma única para se tornar um dos líderes em um mercado de mobilidade aérea urbana com potencial de US$ 760 bilhões. Nosso backlog de pedidos, o suporte total da Embraer e um amplo grupo de parceiros estratégicos são nossos principais diferenciais. Estou animado em continuar a apoiar a Eve em tornar realidade a sua visão de mobilidade área urbana e sustentável”, afirmou DeMuro.
“Acreditamos que o mercado de mobilidade aérea urbana tem um potencial enorme nos próximos anos com base em uma proposta de valor focada em eficiência e zero emissões. Continuarei a apoiar a Eve no processo de certificação do veículo, entrada em serviço e no desenvolvimento de suas operações tanto na área de produção como de suporte global”, acrescentou Stein.
Com a mudança no comando da Eve, Kenn Ricci anunciou sua intenção de renunciar ao Conselho de Administração da Eve até o final de outubro deste ano. A expectativa é que Jerry DeMuro seja nomeado para substitui-lo, informou a Embraer.
Os eVTOLs da Eve são esperados no mercado a partir de 2026. A empresa, que recentemente anunciou a construção de sua primeira fábrica em Taubaté (SP), acumula hoje quase 3.000 pedidos pelos veículos aéreos urbanos.