Marinha desativa porta-aviões São Paulo

Corporação desistiu do programa de modernização da embarcação, que não navega desde 2014
NAe São Paulo parado na Ilha das Cobras, onde ficou durante boa parte de sua carreira no Brasil (Alexandre Galante/Poder Naval)
NAe São Paulo parado na Ilha das Cobras, onde ficou durante boa parte de sua carreira no Brasil (Alexandre Galante/Poder Naval)
NAe São Paulo parado na Ilha das Cobras, onde ficou durante boa parte de sua carreira no Brasil (Alexandre Galante/Poder Naval)
NAe São Paulo parado na Ilha das Cobras, onde ficou durante boa parte de sua carreira com a Marinha  (Alexandre Galante/Poder Naval)

A Marinha do Brasil (MB) anunciou nesta terça-feira (14) a “desmobilização” do porta-aviões NAe São Paulo. Em outras palavras, a embarcação, que não navega desde 2014, será definitivamente desativada. O processo, que inclui a desmontagem de componentes do navio que podem ser reaproveitados, ocorrerá nos próximos três anos.

Segundo comunicado do Centro de Comunicação Social da Marinha, o Almirantado, após diversas tentativas de recuperar a capacidade operacional do navio aeródromo, concluiu que o programa de modernização do São Paulo exigiria “alto investimento financeiro, conteria incertezas técnicas e necessitaria de um longo período de conclusão.”

Em nota, a Marinha ainda afirma que a obtenção de um novo porta-aviões ocupará a terceira prioridade de aquisições, atrás do PROSUB (submarino de propulsão nuclear) e o programa de construção das corvetas Classe Tamandaré.

A corporação ainda reiterou que as atividades com aeronaves de asa fixa serão mantidas a partir da Base Aérea Naval, em São Pedro da Aldeira (RJ). É neste local que os caças AF-1 estão concentrados desde que o NAe São Paulo foi estacionado na base da Marinha na Ilha das Cobras, no Rio de Janeiro, em 2014. A MB também afirmou que pretende manter os treinamentos dos pilotos com ajuda de “marinhas amigas.”

Cronologia do NAe São Paulo

15/11/1957 – Começa a construção do porta-aviões Foch para a Marinha da França.

23/07/1960 – O navio é lançado ao mar.

NAe São Paulo quando ainda era o “FS Foch”, navegando a serviço da França (Domínio Público)
NAe São Paulo quando ainda era o “FS Foch”, navegando a serviço da França (Domínio Público)

15/07/1963 – O Foch é comissionado pela Marinha.

7/05/1977 – O navio participa de missões no Djibuti.

1983-84 – O Foch é enviado para combate na guerra civil no Líbano.

1993-1994 – O porta-aviões francês atua na Guerra na ex-Iugoslávia e também a serviço das Nações Unidas.

5/9/1998 – Chegam ao Brasil 23 unidades do caça leve A-4 Skyhawk, comprados do Kuwait. Eles formaram o primeiro esquadrão de asa fixa da Marinha e foram o primeiro passo para equipar um porta-aviões com aviões de combate.

15/11/2000 – O Foch é descomissionado da Marinha Francesa e vendido ao Brasil.

17/02/2001 – Já como São Paulo, o porta-aviões é recebido pela Marinha brasileira para substituir o Minas Gerais.

17/05/2004 – Uma explosão ocorre na sala de máquinas do navio, matando três marinheiros e ferindo outros oito. Um defeito numa tubulação de vapor é a causa do acidente. A Marinha decide promover uma reforma no São Paulo.

Caças AF-1 estacionados no convés de voo do NAe São Paulo (MB)
Caças AF-1 estacionados no convés de voo do NAe São Paulo (MB)

2005-2010 – Uma grande modernização é realizada no navio-aeródromo. Desde as turbinas a vapor até os geradores elétricos são reformados, entre outras melhorias. A embarcação recebe novos sistemas eletrônicos e tem suas catapultas revisadas.

Agosto de 2010 – O São Paulo volta ao mar para testes.

Agosto de 2011 – Em testes, o porta-aviões volta a ter problemas com incêndios em várias partes do navio, causando pânico em tripulantes na época.

Dezembro de 2014 – Sem conseguir resolver os problemas do navio, a Marinha do Brasil anuncia uma nova reforma que deveria ocorrer entre 2015 e 2019 e que faria o porta-aviões operar até 2039.

Setembro de 2016 – Apesar de reconhecer os problemas com o sistema de propulsão e de catapultas, a Marinha nega que irá desativar o São Paulo.

O NAe São Paulo era o maior navio militar em operação na América Latina (Alexandre Galante/Poder Naval)
O NAe São Paulo era o maior navio militar em operação na América Latina (Alexandre Galante/Poder Naval)

Fonte: Poder Naval

Total
0
Shares
219 comments
  1. Estava na hora….Brasil não tem capacidade para operar navios grandes deve concentrar-se no desenvolvimento de navios pequenos com alto poder de fogo com mísseis de cruzeiro. Menos custo com capacidade de produzir em maior número.

    Proximo a aposentar são os A4-Skyhawk…..da época da guerra do vietnã….Tome vergonha…

  2. Lendo a cronologia do NAe São Paulo percebe-se que a França além de vender um porta-aviões defasado para o Brasil, mandou de lambuja uma bomba capaz de explodir a qualquer momento. Isso que é falta de respeito entre as Nações.

  3. Quer dizer; compramos uma sucata que nunca funcionou. Dançamos mais uma vez. O Minas Gerais, apesar de ser outra sucata, foi menos vergonhoso.

  4. Mais uma mostra da decadência do Brasil. Se não sabemos consertar, por que não contratar os franceses para fazer o trabalho? Agora, se ele está cheio de problemas técnicos, a conclusão é que os franceses empurraram sucata para nós por alto custo? QUEM avaliou? Ou será que não temos dinheiro para a manutenção?
    Sem dinheiro, sem porta aviões, a Marinha sempre teve pensamento voltado à luta anti submarina e não para projetar poder longe do país, como fazem os americanos, então é melhor investir pesado em submarinos com características de caça e em fragatas anti submarinas. Esquecer porta aviões pois isto é coisa de país de primeiro mundo.

  5. Isto que podemos chamar de política externa brasileira, comprar um navio Francês completamente sucateado!!!! Ou investe em algo novo e, preferencialmente, com tecnologia nacional, ou é melhor fechar as portas!!!

  6. E é com os “parceiros” franceses que nos venderam essa bomba que esperam desenvolver os submarinos novos e o nuclear…

  7. Porta aviões reciclável só poderia dar nisso.
    Essa embarcação é movia a óleo diesel (se colocar diesel S10, dá problema na junta do cabeçote) e, com o preço do combustível nas alturas, melhor vender mesmo.
    Se eu fosse a Marinha, alugaria esse navio pra fazer festas rave e baladas caras.
    Com certeza, com o dinheiro arrecadado, daria pra pagar alguma empresa privada pra fazer a segurança da costa brasileira….

  8. Ao que parece, as análises de cenários futuros indicam não haver ameaças externas a justificar a manutenção de uma força naval de combate. Parece que o único perigo futuro é a revolta da população contra os desmandos do governo e, infelizmente, as FFAA estão se transformando aos pouco em polícias do governo.

  9. “Em nota, a Marinha ainda afirma que a obtenção de um novo porta-aviões ocupará á (terceira prioridade) de aquisições, atrás do PROSUB submarino de propulsão nuclear e Thiago pergunte por nós para a marinha qual é a primeira prioridade?. E descordo de você Feng no que você escreveu “Brasil não tem capacidade para operar navios grandes” tem sim capacidade mas os custo com as altas patente ou alto escalão na ativa e reserva; e os baixo salários dos nossos marinheiros desistimula o investimento em qualquer esfera de segurança NACIONAL tanto terrestre ,maritima ou aerea. Ao menos não temos que temer uma invasão pelos uruguais ou paraguaios do resto dos nossos vizinhos estão melhor que nós

  10. Depois de milhões gastos em peças e milhões em custos operacionais, vão desistir da sucata comprada da França.
    E o que vão fazer com as peças novas caríssimas que foram compradas?

  11. EU TENHO VERGONHA DE SER BRASILEIRO! !!!
    A FRANÇA USA O NAVIO POR 40 ANOS… DE MANEIRA SUPER ATIVA. COMPRAMOS… E DEMOS 3 ROLES EM 16 ANOS… NÃO SOMOS CAPAZES DE OPERAR NADA… SOMOS CORRUPTOS EM TUDO E CASADOS EM TUDO. POH COMPRAMOS UMA FERRARI VELHA E QUEREMOS ANADAR NELA A BASE DE CALDO DE CANA??? O BRASIL NÃO É UM PAÍS SÉRIO. .. SE FOSSE NEM COMPRARIA ESSA VELHARIA… OU NO MÍNIMO NÃO INVESTIRIA DINHEIRO EM ALGO Q NÃO SOMOS CAPAZES DE OPERAR. MEU PAÍS É UM LIXO. QUERO SAIR DAQUI SOCORRO !!!!!

  12. Apesar de ser um navio antigo colocava o Brasil no seleto grupo de países que possuem porta-aviões. Agora nós vemos de onde veio o dinheiro do bolsa-família, minha casa minha vida, veio do corte destinados a outras áreas de severa importância, ao invés de se impor como potência aos vizinhos, o governo petista achou mais fácil comprá-los com obras superfaturadas.

  13. Como pode isso ? Desses 14 anos de uso , praticamente só deu problemas ! Parece até aquele caso da compra da refinaria superfaturada de Passadena . No final , não valeu a pena ter comprado e o dinheiro foi jogado no lixo.

  14. Projeto do submarino nuclear virou piada, só gasto e roubo, digo com prioridade, só desvio de dinheiro, deveriam investigar.

  15. Me tirem uma dúvida… Na época que foi comprado pela marinha brasileira ouvi relatos que o porta aviões já tinha passado do tempo de uso, ou seja, seria uma espécie de muséu ou estaria pronto para desmanche.

  16. Que péssimo negocio fez a Marinha em adquiri-lo. Comprou este problema, digo, canoa furada, por uma fortuna, operou por três anos e nunca mais funcionou. Esta no estaleiro a mais ou menos treze anos. E além do mais três vidas se perderam. Vendam no quilo é aprendam com seus erros.

  17. Quanto dinheiro jogado no lixo… A compra e a manutenção de sucata “naufragou” milhares de Reais…. Compra política e não estratégica…

  18. Político é assim…nenhum vale nada…qualquer engenheiro bem formado e informado daria aval negativo….só tem sem vergonha….esse país vai afundar…

  19. Porque não constroem um aqui, com tecnologia e mão de obra nacional ? Porque não encararam isso como desafio? Temos competência pra isso, o Brasil já foi líder mundial na construção naval, basta o governo se mobilizar e parar de gastar dinheiro com “fundo partidário”, licitações mal feitas, mal conduzidas e de resultados duvidosos. Vamos lá Brasil, mostra tua cara, em vez de ficar passado vexame ao mundo. Vamos fazer é aqui, vamos mostrar ao mundo que a gente pode, e Sr Temer?

  20. As forças militares brasileiras são sucateadas há décadas e o resultado, além do descaso com dinheiro público é coleção de sucatas inúteis e um festival de incompetências. Mesmo quando existe algum equipamento mais ou menos atualizado, existe em pouquíssimos números p ser de fato útil ou notado.
    Infelizmente, parece q o Brasil não tem dinheiro ou capacidade técnica p operar e manter um porta-aviões. Não q seja de todo mal, já q não vejo nenhuma vantagem em ter um porta-aviões se o Brasil não tem intenção e capacidade de projetar influência para além do território nacional. Por mais respeito q tenho pelo militares, usar Skyhawks atualmente é motivo de piada.

  21. FHC alem de vender muitas empresas boa para grupos estrangeiros ainda fez esse ótimo negocio para a frança. Desde que chegou esse navio nunca foi operacional.

  22. Depois que gastaram uma fortuna do dinheiro público e matarem vários marinheiros com incêndios, explosões e vazamentos de vapores superaquecidos os “deuses almirantes” resolvem dar a baixa da belonave que nunca passou de um grande lixão que só servia para manter a promoção dos almirantes de 4 estrelas, lamentável.

  23. A compra desse navio foi um excelente negócio. O preço de compra foi tão baixo que ele desde sempre valia muito mais quando vendido como ferro velho.

  24. Vamos fazer um aqui, como desafio, temos condições, já fomos um dos líderes da construção naval no mundo. Bora Brasil, bora governo, vamos encaras as coisas, tudo feito aqui, essa deveria ser a diretriz governamental.

  25. Até hoje eu me lembro de uma afirmação do Lula quando era presidente. Durante a crise política em Honduras em que o povo e a Suprema Corte daquele país tiraram do Poder o corrupto ladrão Manoel Zelaya (cria de Hugo Chaves) e o governo Lula deu total apoio ao corrupto deposto. O Lula em uma entrevista disse, ” PENA QUE NÃO TEMOS UM PORTA-AVIÕES PARA MANDAR PARA LÁ”.

  26. Mais uma vergonha para o ex-Brasil (atual brazil).
    Depois do golpe de estado, o que esse bando de lesa-pátrias fará é arruinar tudo o que puderem: Petrobras, Engenharia Nacional, BNDES, Forças Armadas…
    “(…) A MB também afirmou que pretende manter os treinamentos dos pilotos com ajuda de ‘marinhas amigas’.”… Muy amigas… os mesmos “amigos” que vão ganhar a Base de Lançamento de Foguetes do Maranhão… Vergonha!

  27. Esta é a velha Marinha de guerra que temos no Brasil. Na época da compra questionou-se muito a utilidade de um porta-aviões com 40 anos de uso, mas o desespero de ficar sem um navio deste tipo (o NAeL Minas Gerais não aguentava mais) fez o almirantado comprar qualquer porcaria. Sem falar que o investimento em tecnologia nacional é muito próximo de zero. O submarino nuclear brasileiro está em construção desde antes do ano 2000. Adivinha o que está pronto até agora…agora imagine quão atual é esta tecnologia que, por baixo, já está alcançando a maioridade…

  28. Concordo absolutamente com a marinha do Brasil em aposentar um porta aviões, em um país que não tem história de guerras e nem precisaria deste porta aviões para o patrulhamento das águas territoriais, função que o fazem muito bem sem necessidade de tais despesas!

  29. Me lembrei da musiquinha do Juca Chaves, na época em que compramos da Inglaterra o já desativado porta-aviões Minas Gerais. “Brasil já vai à Guerra, comprou Porta Aviões….Um viva para a Inglaterra, de 82 milhões…..Ahhhhhh!!! Mas que ladrões!!!!!!!!”

  30. Não sejam ingênuos, muitos almirantes encheram o bolso com os incessantes serviços contratados para manter essa nau flutuando por algum tempo mais, foi um ótimo negócio …para essa gente.

  31. Ótima compra do GOVERNO FERNANDO HENRIQUE CARDOSO DO PSDB, comprado no ano de 2000 nunca trouxe qualquer benefício. PSDB de AECIO e FHC sempre jogando dinheiro do contribuinte fora. Vejam a DESPOLUICAO do Rio Tietê em São Paulo, assim quem PSDB assumiu-a cerca de vinte e
    Oucos anos atrás, foram investidos mais de 4 bilhões para DESPOLUICAO o Tietê, e hj, mais de 20 anos depois, o mesmo encontra-se mais poluído Q antes, porém, os paneleiros se calam. Onde foi para todo esse dinheiro? Cartel Demetrio, roubo da merenda de SP, roubo nos trens de SP, CIDADE ADMINISTRATIVA MINEIRA que no início era para ser construída por 750 milhões, o custo final foi de mais de 2 bilhões e 200 milhões, segundo a LAVA JATO 3% para o AECIO E SEU PSDB. Ehhhh brasilzaaaoooo…

  32. Que vergonha. Os USA mantiveram o Enterprise e diversos classe Forrestal no mar deforma quase ininterrupta por mais de 50 anos, e mesmo assim soh foram desativados para serem substituidos por barcos mais modernos. Isso prova que nao eh uma questao da idade do navio, mas pura incompetencia tecnica

  33. Cadê o Ministérios Publico,este porta avião sucateado,foi comprado no governo FHC,O nosso Brasil é uma piada. CADEIA É POUCO. VIVA O BRASIL CONIVENTE.

  34. Poderiam transformá-lo em uma prisão de segurança máxima ancorada a uns 100 km da costa. Com toda esta crise no sistema penitenciário, seria uma boa opção.

  35. Prezados.,
    Passei pela marinha no começo da década de 80/81/82 e já se falava no tal submarino nuclear com projeto pronto e outras coisas mais, e até hoje ao que me parece ainda é um projeto e estou com 55 anos a 42 dias da aposentadoria. Quanto ao Nae “SÃO PAULO” digo que não existe mesmo é o interese do governo em reforma-lo, pois demanda custos muito altos de quase a contrução de um novo, coisa que nunca irá acontecer pois o interece desse governo e por ordem de forças superiores e manter nossas forças armadas com o menor poder de fogo possível e ainda lí na época da chegada do ”SAO PAULO’ que haviam removido todas as baterias de mísseis de médio e longo alcance’ ou sejá éra apenas um navio, ao passo que os outras armadas constroem um porta aviões e lançam ao mar em 4 ou 5 anos como está ai mesmo na reportagem e quando ouço alguem falando mal das nossas forças armadas principalmente a marinha eu a defendo porque não é justo e sabemos que eles fazem das tripas coração para seguir em frente e sou tambem um “vibrador” como assim diziam porque até hoje tenho saudades dos amigos que lá deixei e as vezes me pego rindo de situações emgraçadas que la passei e viví.

  36. Prezados.,
    Passei pela marinha à 35 ou 36 anos atrás 81/82/83 e ja se falavam no tal submarino nuclear com projeto pronto e até hoje ao que me parece ainda é projeto pois o governo não tem interesse em investir nas forças armadas porque para eles é melhor assim, pais e população desarmada é população dominada, Quanto ao Nae “São Paulo” li na época da compra que antes da entrega ao Brasil fora removida todas as baterias de mísseis de médio e longo alcance, então ele era somente um navio, reforma-lo fica ainda mais caro e o pais não tem dinheiro para isso então é melhor desarma-lo.

  37. Triste é ver a Marinha, bem como as demais Forças, serem sucateadas. O Brasil é um simulacro de nação. Temos uma extensão gigantesca de mar territorial e não temos mais capacidade de projeção de poder naval. A ausência dessa embarcação, vai nos colocar em desvantagem estratégica e prejudicar o adestramento de tripulações. Defender nossas águas…só se for de jangada, canoa, caiaque. Sim, porque as demais embarcações, também precisam de reformas. Vergonha. Sem problemas…é só mais uma da vida nacional. Esquadras, não se improvisam.

  38. O Brasil não precisa de um porta-aviões, é só modernizar as bases da costa que temos capacidade de cobrir toda a Amazônia Azul… Navio Aeródromo para quem não precisa projetar poder além das fronteiras é apenas egocentrismo.

  39. Vergonha , essa é a palavra para uma coisa que nunca serviu pra nada .
    Essa sucata , foi mais uma vergonha para Enganar as forças já desarmadas do Brasil e o povo , tanto dinheiro jogado fora em uma coisa velha que jamais deveriam ter comprado.
    Um país sério não compra lixo militar de outros países.
    Mas isso Charles De Gaulle já disse , que o Brasil não é um País sério , nunca foi , e nunca será.

  40. Isso foi um Porta Dinheiro , para quem lucrou com essa sucata.
    Quando vejo essas coisas entre tantas outras diariamente , vejo que esse país não tem solução e nunca vai ter .
    Não entendo como esse povinho consegue ficar quieto diante dessas coisas e não fazer nada , vendo o nosso dinheiro jogado fora desse jeito. Merece os governantes em que votam.

  41. Deixem o porta-aviões ancorado e transformem num museu como existe em Nova York. Dando uma ajeitada vai virar um excelente ponto de turismo no Rio.

  42. Ministério público, cadê você??? Quem recebeu para fazer essa reforma? Tem empresas de propriedade dos donos de empreiteiras nisso? Quanto foi gasto? Quem será responsabilizado? Tem partido político envolvido nesse escândalo?

  43. Pronto, perdemos nosso status de Esquadra. Uma nação com o tamanho continental que o Brasil têm e sem uma Esquadra?! Tá de brincadeira, né dona Marinha???!!

  44. Temos que parar de comprar sucata para justificarmos que temos um porta avioes! Ou se compra algo realmente funcional ou se espera até que possamos ter algo efetivamente operativo.
    Caso tivessemos uma guerra com certeza este equipamento estaria inapto a cumprir a sua missao.

  45. Que pessoal vira-latas esses dos comentários! “Brasil é lixo”, “alguém foi corrupto”, “vergonha de ser brasileiro”. É impressionante como todos viram especialistas em porta-avioes da noite para o dia! É fácil condenar a marinha no final de uma história, mas e quando eles acertam? Este tipo de problema acontece com todas as forças armadas do mundo. A brasileira não é exceção.

  46. E NÃO VÃO COMPRAR OUTROS NÃO??? PARA PROTEGER O NOSSO IMENSO PAÍS??? VAMOS EXIGIR!!!!!! ASSIM NÃO SAI NADA…………

  47. Por que não deixa-lo em local estratégico, estacionado para pousos e decolagens visando proteção do espaço aéreo e do mar?

  48. O que eu acho incrível é que, nós Brasileiros aqui ,não temos a capacidade de tentar ou de fazer funcionar esse porta avião ……somos tão burros e emprestáveis assim …..

  49. Gastarão muito dinheiro para reformar depois de pronto pega fogo na fiação , quem fez a reforma tinha que dar garantia não e mesmo e assim na casa da gente , agora aposenta fácil né e o dinheiro gasto com a reforma fica para quem pagar.

  50. Esse porta aviões além de estar defasado tecnologicamente foi vendido pela França após o Amianto ser banido da Europa, pois todo o revestimento térmico do navio é em amianto.
    E agora o Brasil além de todo o dinheiro gasto com a compra e manutenção assume um passivo ambiental com essa sucata contaminada.

  51. esse é o brasil zil zil compra um navio de 4o anos e se acha que ta podendo com comemoraçoes e tudo. ai como comprarao um lixo nao iria prestar mais. e com certesa nao foi baratinho nao ai começa a pegar fogo e explodir matar tripulante ai e que vao entender que o navio esta ficando velho isso é uma piada com o dinheiro do povo.

  52. Quando é que o Brasil vai tomar vergonha na cara?

    O Brasil sempre diz que somos melhores em tudo na medicina,engenharia,esporte e etc.

    E nunca conseguimos porcaria nenhuma na história.

    Até o tal inventor do avião descobriu ser um fajuto.

  53. Mania de comprar sucatas. Pasadena, bateria antiaérea russa … e por aí vai. Acho que, de fato, o mundo nos enxerga uns bobinhos.

  54. Sinto saudades do tempo que o Gato Tom ( Grummann F14 Tomcat) cruzava os céus, aqui aonde moro, já no Brasil o negócio é caso de Polícia, comprar um P.Aviões para operar apenas 13 anos é crime, na US NAVY, ha porta aviões operando com mais de 40 anos,e ainda falam que vai operar por mais 15 anos, ou seja, desta forma se dilui o custo, mas no Brasil….
    Talvez quando daqui uns 15 anos os americanos desativem o Nimitz o Brasil o compre por uma pechincha.

  55. Ao invés de “brincar” de guerrinha, deveria se gastar esta “fábula” de dinheiro na constituição de uma guarda costeira com lanchas e helicópteros e assim patrulhar “devidamente” as costas e rios de fronteira brasileiros.
    Chega de gastar dinheiro com um exercito, marinha e aeronautica brincando de guerrinha quando precisamos é de segurança

  56. Penso que se o objetivo da nossa marinha e somente a defesa de nossas águas,deveríamos investir na construção de mais submarinos.

  57. Voces falam tanto desse ferro velho! Voces lembram do Barão de Tefé? Outra sucata comprada com dinheiro publico e que quebrou os geradores quando estava em missao na antartida? Quase congela os ocupantes por falta de calor. Esse é o Brasil que vivemos…..Nossos dirigentes deveriam ir todos pra fogueira de Inquisiçao…..

  58. Ah, a nossa brava Marinha! Já conseguiu fazer naufragar 2 submarinos ancorados no seu Arsenal de Marinha. O antigo cruzador Bahia, em relação ao qual foi difundida a lenda de que teria ido a pique porque explodiram as suas caldeiras, na realidade naufragou porque fizeram exercício de tiro com bombas de profundidade armazenas no convés. Nossos “heróis”, em vez de atirar para o mar, atingiram as bombas e se deu o horror.
    No governo FHC compraram esse ferro–velho.
    Pergunto onde estão os paneleiros da direita ignorante, assassina e ladra!

  59. Vejo aqui, nas opiniões, vários “especialistas” em defesa nacional. É certo que o Brasil é um país que necessita de investimentos em áreas básicas (saúde, educação, etc). Porém, somos um país com dimensões continentais, com uma riqueza natural incalculável (amazônia verde/amazônia azul, etc). Assim, é necessário, sim, que se tenha Forças Armadas bem equipadas. Não é por acaso que a maior potência mundial (EUA) é a que mais gasta com o custeio de suas Forças Armadas. Esse gasto reflete-se também no investimento em estudo e pesquisa. As pessoas esquecem que muitas coisas que utilizamos hoje, são produtos da tecnologia militar (internet, GPS, etc). Esses investimentos geram lucros e dividendos para uma nação. Realmente, não somos um país de orientação beligerante, mas quem pode garantir esse cenário de “paz” por muito tempo? e quando os recursos naturais começarem a ficar cada vez mais escassos (água, petróleo, etc) ? Para alguns “especialistas” que opinaram aqui, pesquisem um pouco sobre o que é o “Poder de Dissuasão” e parem de repetir, tal como um macaco adestrado, o que outras pessoas desqualificadas de conhecimento técnico dizem. “Quer paz? prepara-te para a guerra”

  60. 10 OU 12 ANOS DE USO, NO MÁXIMO………….VERGONHOSO…..TEM CANOA QUE DURA 3 X MAIS QUE ISSO…..E O POVO BRASILEIRO , CHUPANDO O DEDO!…..QUE TRAGÉDIA ESSA “”ADMINISTRAÇÃO”” BRASILEIRA!

  61. Eu sou um homem de 68 anos de idade. Durante os governos militares a Marinha do Brasil sonhando que construir submarinos nucleares fosse as respostas militares para nosso vasto Oceano Atlântico deu início ao pretensioso programa. Hoje decorridos pouco mais de 50 anos será que já fabricaram a casa de máquinas???? Onde será que comprarão os mísseis que serão lançados a partir do sub???? Mais detalhes podem ser vistos no Distrito de Iperó em Sorocaba.

    Supondo que a 2ª Guerra Mundial durou entre 1935 e 1945 e os nazistas usaram 20 ou mais submarinos U Bolt, nós teríamos feito igual aos franceses e declarado o Brasil território livre para Adolf Hitler.

  62. O) porta aviões São Paulo já que existe, porque não aprovweita-lo como presidio provisorio estacionado em f rente a Praaça ça MAUA NO Rio DE jANEIRO, OU ao largo da capital fortalez, como caixa dágua,,.ou ainda como silo de regularização da produção de soja e nilho. Basta uma lavagem geral.

  63. O Brasil tem tecnologia suficiente para fabricar o seu próprio Porta aviões em menor tempo do que continuar insistindo nessa banheira velha. Haja visto as FPSO que fabricamos e estão no mar batendo recordes de produção de petróleo dia a dia. Isso geraria empregos, tecnologia e Know How a toda a nação. precisamos deixar de ser a caça e começar a ser caçadores. Essa Banheira jamais deveria ter sido comprada um dia. ainda mais da França, pais que nunca venceu guerra alguma O verdadeiro pombo gordo. Se for para comprar alguma sucata, vamos comprar de quem sabe fazer.

  64. Um navio muito caro de operar, ideal para invasão de algum país(o que não e o caso do Brasil), o melhor é construir varios submarinos e contratorpedeiros pesados para a defesa.

  65. O Brasil poderia sim reformar o navio. Tem 370 Bilhões de dólares parados no BC. Poderia pegar um por cento disso é comprar um novo porta aviões.

  66. Brasil , pais da sucata sinceramente cade o tal profissionalismo das forças é isso ??? como ter alguma coisa que presta se gastamos tao mal assim desse jeito é melhor tomar conta das ruas mesmo

  67. Passando para lembrar que a aquisição foi realizada na época do “ótimo” presidente do Brasil Fernando Henrique Cardoso. FHC, quem não te conhece que te compre.

  68. Transforma ele em uma prisão e deixa ancorado a 300 km da costa, ai eu quero ver alguém fugir. E vai ter muitas vagas.

  69. Engraçado é que a midia na epoca da compra desta sucata não se manifestou, parecia que todos estavam hipinotizados pelo LULA .

  70. AFUNDA esta merda , faz dela uma simulação de ataque e manda pro fundo do mar , já ta pago mesmo.
    Mais uma que u LULA comprou com o nosso dinheiro pra fazer média com o povo.

  71. Como quem comprou foi FHC, nada será investigado. Se fosse o Lula a comprar, essa hora estaria havendo condução coercitiva.

  72. Sempre que leio uma noticia que envolve as Forças Armadas cotejo com o que é postado nos sites Poder Aéreo e Poder Naval. Leio também as postagens por causa do embasamento técnico, que está além de querelas político-partidárias. Estava. Lamentavelmente, aqui também vicejam agora essas postagens “políticas”. Saem de cena o debate técnico e e o viés analítico e entram as postagens que frequentam as áreas de comentários dos UOLs da vida – a “vergonha de ser brasileiro”, a demagogia “anticorrupção”, as imprecações contra a política etc. Uma lástima …

  73. Ok, mesmo porque com a crise que passamos, quiça temos dinheiro de combustível para deixar ele operacional, quem dirá para outra reforma.

    Deveriam tirar o que der para aproveita(e não seja visível), para depois permanecer como um museu, assim poderiam cobrar entradas e ter algum lucro durante anos.

    Mas nosso país só dá atenção para “pancadão” e não educação como deveria ser…

  74. Só no Brasil paga-se um fortuna em um equipamento que já estava 40 anos com vida útil de 10 anos agora imaginem quanto ganhou o Senhor Presidente da época e seu congresso em mais negócio de lavagem de dinheiro público e como sempre o povo é quem sempre paga a conta

  75. Como ja falaram, compramos, lixo internacional, e na teimosia dos governantes, a gente paga a conta. Concordo com o colega que disse que seria mais interessante a marinha se concentrar na construção de navios menores com poder balístico. E concordando mais uma vez com outro colega, os próximos a aposentar serão os A4, mas esses serão substituídos pelos gripen…
    : P

  76. Afunda logo.
    Se não vão querer transformar em hospital.
    Ai vão mais alguns bilhões e daqui algum tempo virá a noticia de que não foi possível etc.etc.
    E o dinheiro………..

  77. O finado jornalista Reali Júnior, correspondente da rádio Jovem Pan na França por mais de 30 anos, por muitas vezes, criticou severamente a compra desta sucata pelo Brasil, principalmente pelo fato da desativação desta nau pela França ter ocorrido por ela ter todo o seu revestimento térmico feito com amianto, material banido há muitos anos daquelas terras.
    A França cogitou a descontaminação do navio, mas os custos eram altíssimos e por isso as alternativas eram afundá-la no meio do oceano ou vender a “bomba” a uma nação “amiga”.

  78. Negócio bom a beça!

    – gasta uma fortuna por um porta-aviões velho pra dizer que tem porta-aviões
    – gasta uma fortuna para arrumar o porta-aviões velho
    – após a reforma, o porta-aviões continua velho
    – conclui-se que o porta-aviões velho é muito velho para reformar
    – aposenta-se o porta-aviões velho

    Viva à nossa inteligência estratégica! Viva!!!

  79. Quando aniquilar os ladrões roubadores, o Brasil acordar, aí sim, vão saber que o desenvolvimento de um país se faz investido em pessoas, em tecnologias, assim como foi nos principais países do mundo, basta seriedade e parar de nos roubar e de nos extorquir com pesados impostos e tributos.

  80. Quando o compramos já era defasado. Gastamos mais uma fábula pata repotencializa-lo. Não resolveu. Pegava fogo toda semana. “Usamo-lo” (ou melhor, ficou atracado) por cerca de 20 anos. Hoje, já sexagenário, despede-Se. Ninguém foi preso !!!
    Feliz é a Argentina, los hermanos não têm porta-aviões.
    Definitivamente, este não é um país sério !!!

  81. Eu sabia disso. O brasil tem praticamente um exército de auto-defesa com uma força aérea e uma marinha quase inexistente. E não um exército ou forças armadas para invadir pais de dos outros. Então não compensa mesmo, gastar dinheiro com um porta-aviões, que na verdade não vai servir pra nada.

  82. Como sempre nesse país, compras, obras, contratos, são feitos pensando no proveito dos negociadores, quanto de lucro obterão e não se será bom para o País! Mais um Elefante Branco ou Baleia Branca melhor dizendo!

  83. Legal, este é o novo Brasil, sem defesa estratégica, sem dinheiro para as forças armadas e etc.. Para os desinformados, o projeto tratado como prioritário pela marinha que é o do submarino nuclear está parado quase andando.
    Isto porque quem toca o projeto é um braço da Odebrecht, que graças a Lava Jato está sendo desmontada. Logo, os projetos estratégicos da marinha não vão a lugar nenhum e não se assustem quando também paralisarem o projeto do KC390 e reverterem a compra dos Grippen.
    Viva Temer kkkkkkk

  84. Olha aí mais um projeto que deve ter rendido “começões” para partidos e companheiros em geral…
    Que militar avaliou essa sucata comprada ?
    Que presidente livrou a marinha francesa desse trambolho ?
    Quais politicos se empenharam para essa compra ?
    Quanto custou mesmo essa sucata ?
    Marinha do Brasil, que baita pisada de bola, heim !!!

  85. Ao invés de construir um aqui com tecnologia nacional, compramos uma semi sucata da MF, que pouco teve utilidade, porém enriqueceu alguém ou muitos por aí…sabemos bem como funciona! talvez tenha até mesmo sido super faturado!

  86. O Brasil sem porta aviões e sem caças a altura. Que merda de país é este? Um país continental como o Brasil sem o mínimo exigido para a sua defesa. Que vergonha desse país.

  87. O navio demorou 3 anos para ser construído na França entre 1957 e 1960, a 57 anos atras onde a tecnologia de era bem menos desenvolvida. O Brasil demorou os mesmo três anos entre 2014 e 2014, so para resolver desativar o porta aviões, algo esta muito errado.

  88. Aí um ou outro repórter faz uma entrevista com oficiais das forças armadas e perguntam:” Em caso de uma guerra o nosso país está pronto e equipado para combater a invasão”?
    resposta do oficial: ” Sim. O Brasil está preparado”.

    PREPARADO BOSTA NENHUMA!!!!!!! NEM PARA ATAQUE DE ÍNDIO ( VENEZUELA , BOLÍVIA E EQUADOR)

  89. Almirantes demais, chefes demais, generais demais, brigadeiros demais, embaixadores demais, desembargadores demais aí vai o dinheiro público, é cacique que não acaba mais no Brasil. Marinha ? Deveria ter uns quatro almirantes e só. Mas como é igual a Repúblicas de Bananas devem ter mais de 200.

  90. Kkkkkkkkk…lembro que na época da compra deste trambolho, o Brasil falava em ser superpotência e aspirava também a um assento no Conselho Permanente da ONU. Kkkkkkkkk

  91. Vamos proteger nossa costa com o IATE do Eike Batista, pinta ele com as cores da Marinha instala umas bombas e nas horas vagas ainda rola um churrasco e um Funk, coisas de Brasil, país da piada pronta e de políticos alienígenas….kkkk
    PARLAMENTARISMO JÁ

  92. Mais um lixão flutuante para fazer companhia ao Minas Gerais, ajudando a empestear nossa orla marinha. Parabéns!

  93. O Exército vem desde de 2003 ficando cada vez menos com dinheiro e é lógico desativar aquilo que não é fundamental para o uso !

  94. Ora, se o porta-aviões foi adquirido em 2001 mais uma vergonha do governo FHC que os comentaristas escondem. Pior foi a caravela de Fernando Henrique construída para comemorar os 500 anos do descobrimento do Brasil a famigerada foi a pique e até hoje ninguém cobrou esse prejuízo de seu \Fernando.

  95. Lata veia comprada pela dilma e lula . pagaram milhões de dolares por essa sucata . agora vai vira museu . o esquerdopata sucatearam o brasil e construiram porto de navios e aéroporto m cuba com nosso dinheiro e mais tam construindo outro porto na venezuela patrcinado por quem? Advinhem . quem paga é o pato do povo brasileiro .

  96. Bom em resumo Compramos por 12 milhões , foram gastos 90 milhões em reformas como toda boa reforma aqui no brasil ela deve custar algumas vezes mais que o valor do bem em reforma. E nada se fez
    Mais ainda pode ser salvo tem um sucateiro aqui em minha cidade que paga 0,03 centavos o kg do ferro essa quantidade ai ainda pode render um bom trocado.

  97. Ora, se o porta-aviões foi adquirido em 2001 mais uma vergonha do governo FHC que os comentaristas escondem. Pior foi a caravela de Fernando Henrique construída para comemorar os 500 anos do descobrimento do Brasil a famigerada foi a pique e até hoje ninguém cobrou esse prejuízo de seu \Fernando.

    Coincidência, só que eu não sou coxinha massa podre eu estudo e acompanho política desde 1964.

  98. Resumindo, abacaxi que vale ouro!
    Fiz serviço neste navio por uma empresa que trabalho.
    Este navio só servia para justificar vários Almirantes e seus comandantes. Fora tripulação que girava em torno de 700 homens.
    Todos sabiam que não existia condições de navegação porém ali se lavou muito dinheiro através de empresas que vendiam notas para repassar a estes pilantras. Chamávamos de maquina de fazer dinheiro. Tem outra, esta desmontagem será uma nova forma de desviar dinheiro publico.

  99. Não gosto de entrar nesta seara, mas…
    Este porta aviões foi comprado em 2000 por…12 milhões de dólares…uma pechincha…o que se gastou nele não foi pela gestão que o comprou, naquela época ele navegava. Velho? O antigo porta aviões Minas Gerais era da 2a. Guerra, foi comprado da Inglaterra.
    Ocorreu um grave acidente com o São Paulo, e já se enterrou nele, na era PT, muito, mas muuuito mais do que o custo de aquisição, e agora decidiu-se parar de jogar dinheiro fora, simples assim.

  100. Resumindo, abacaxi que vale ouro!
    Fiz serviço neste navio por uma empresa que trabalho.
    Este navio só servia para justificar vários Almirantes e seus comandantes. Fora tripulação que girava em torno de 700 homens.
    Todos sabiam que não existia condições de navegação porém ali se lavou muito dinheiro através de empresas que vendiam notas para repassar a estes pilantras. Chamávamos de maquina de fazer dinheiro. Tem outra, esta desmontagem será uma nova forma de desviar dinheiro publico.

  101. Eu digo e repito. Temos que encerrar o serviço militar brasileiro, não tem nenhuma utilidade, só gastos e mais gastos. Pensões e salários para quem nunca contribuiu com nada, absolutamente nada sucatas humanas, aéreas, navaes e terrestres que não servem para nada só gasto.

  102. Fernando Henrique Cardoso comprou da França. Vão dar uma olhada onde ele tem um apartamento de 36 milhões em Paris.

    Por que será???

    Políticos escrotos só ferrando o país.

  103. Pra quê mesmo precisamos de um porta-aviões se não iremos fazer guerra longe do nosso território nem iremos invadir terras distantes? Só pra dizer que temos?

  104. Marinha do Brasil! Esses militares são pesados, é difícil andar com essa carga nas costas. Só nos mesmo para passar uma vida trabalhando para sustentá-los. Isso cansa, desanima. A falta de responsabilidade e o desrespeito à nação é triste. Se ao menos tivessem vergonha na cara, desmobilizariam não só esse navio mas como um monte de terrenos e imóveis que custam uma babilônia de dinheiro para manter.

  105. E Brasil cancelou nesta semana a compra de baterias antiaéreas da Rússia, negócio de 1 Bilhão de Reais. sucata também segundo especialistas, e nos negócios aparece o pessoal da Odebrecht. quase pagamos por outra bobagem do Governo.

  106. Vergonha, coincidência ou não, o presidente da época comprar em 2003 um apartamento em paris avaliado em 11.000.000,00 onze milhões de euros que chegam a mais de 35.000.000,00 trinta e cinco milhões de reais.

  107. O Brasil deve inovar e deve criar um novo porta-aviões terrestre, com rodas, capaz de andar em terra, deve pesquisar e criar aviões capazes de voos submarinos e também torpedos capazes de atingirem seus alvos navegando de trás para frente. Assim seremos reconhecidos como inovadores na tecnologia bélica, já que nossas Forças Armadas já são mundialmente reconhecidas em tiros pela culatra.

  108. Porta-aviões, Refinaria de Passadena, são exemplos mais recentes. Sem contar com as compras de trens para o Metro, equipamentos médicos enferrujando nas unidades de saúde e sem uso. Teríamos um livro a ser escrito descrevendo as mil e uma safadezas impostas goela abaixo do povo, já exauridos de paciência e trabalho.

  109. Mais uma vergonha para o Brasil.
    Compramos uma sucata que consumiu uma fortuna em recursos públicos e nunca funcionou, até que os “gênios” brasileiros descobriram que é menos oneroso comprar um navio novo ao invés de ficar gastando com a sucata.
    Nossos governantes sempre dando show de incompetência.

  110. Quinto mundo amigo. Quinto mundo. O Brasil caminha no sentido anti-horário na história. Tudo aqui dá errado. Nunca conseguimos lançar um mísero satélite, enquanto a Índia e outros…
    Esse submarino nuclear não sairá nunca, e se sair não ficará operacional. Não sabemos conservar equipamento nenhum. Seremos um país, mais à frente, dotado apenas de uma marinha costeira, com patrulheiros. Nada mais do que isso.

  111. ou seja mais uma sucata velha da epoca do branco preto , brasil e suas manias de comprar sucata velha dos outros maiores , mas tb nem precisamos , nunca nos metemos em guerras.

  112. Não sei se alguém já comentou, mas é simples, transforme o Porta Aviões em Porta Bandidos Perigosos e coloque no meio do oceano. Quero ver alguém falar em celular, receber visitas, fugir, etc…..

  113. Aos i di otas de plantão. Sabem quantos NAE São Paulo cabem na compra dos submarinos: 400 (quatrocentos). Então se a compra do São Paulo da França foi um “ato” de corrupção do governo FHC, o que dizer da compra dos “submarinos”, com projetos defasados e com superfaturamento da construção das instalações necessárias para sua construção. E foi no Des Governo de quem ?? triplex chances para os criticos acertarem.

    Quanto ao Navio, obvio que se sabia das condições de navegabilidade do São Paulo. O descomissionamento de um Navio não significa que está imprestável, mas que já não atende as necessidades daquela Marinha, mas pode perfeitamente atender as necessidades da Marinha de outro País, o que foi o caso. Infelizmente não houve exito na empreitada e a Marinha reconheceu isto desativando o navio sem tentar nova reforma.

    Agora, aos que não tem o que falar e ficam falando de política, quando o assunto é técnico, um conselho: Vão trabalhar, pois é horário de expediente e voces devem ser empregados e estão “roubando” horas de sua empresa, pois escrevem baboseiras políticas em horário de trabalho. Sejam empreendedores primeiro, tenham a sua empresa e aí sim podem entrar e falar sobre o tema, se conhecerem algo sobre o assunto. Do contrário, calem a boca.

  114. Pela cronologia acima, navegou apenas uns 4 anos. Dá até medo de pensar qto dinheiro foi jogado fora com essa compra! Mas, conhecendo bem esse país, não é difícil entender que alguém ganhou muito com essa transação!

  115. Os Estados Unidos acabaram de descomissionar seu primeiro porta aviões nuclear.
    Porque o Brasil não o compra como fez com o porta aviões francês?

  116. Palmeiras não tem mundial, e agora o Brasil não tem porta aviões.
    Compraram o cacareco sem levar um mecânico para avaliar…deu nisso.

  117. Essa despesa que pagamos no governo do FHC,trouxemos lixo para o Brasil pagamos uma nota devido aos nossos técnicos que aprovaram a compra, a França desativou o NAE,pois era improdutivo.

  118. Será que nossos “especialistas” em defesa do território não sabiam que esse porta-aviões já estava praticamente sucateado e defasado em relação a seus pares? Possivelmente sabiam, mas, certamente, alguém “IMPORTANTE” levou uma grana com esse negócio… Brasileiros são muito bons em negócios… Esse São Paulo é a refinaria PasaDILMA dos mares…

  119. Que tristeza. Não tanto pelo São Paulo, já que já era sucata. Pela marinha do Brasil que precisa da capacidade aeronaval.

  120. Foi comprado no ano de 2000 no governo FERNANDO HENRIQUE CARDOSO do PSDB de AECIO Neves, da mesma forma Q a DESPOLUICAO do Rio Tietê em São Paulo, começou a 20 anos, todos n em governos do PSDB de AECIO e Alkimim, foram gastos mais de 4 bilhões para DESPOLUICAO o Tietê e hj, se ENCONA MAIS POLUÍDO Q ANTES, onde foram para esses bilhões? LIXO igual ao NAVio que o PSDB de AECIO e Alkimim compraram, LIXO.

  121. O Eduardo aí acima tá certo. O dinheiro não foi pro lixo e sim para os bolsos de todos, entre militares e civis, que participaram do ‘grande negócio’ que foi a compra desta lata velha. Lembram-se da compra da refinaria de Pasadena, outra sucata? O dinheiro também não foi pro lixo.

  122. Alguns já disseram aí. Para proteção das fronteiras e mesmo do nosso imenso litoral, não há necessidade de um porta-aviões. Esse tipo de belonave só é requerida ao país que pretende levar poder militar para longe de suas fronteiras, como aliás fazem os EUA e o Reino Unido, por exemplo. Ou como fez a própria França, quando operava este mesmo navio. Nunca é para proteger o próprio território. Na 2ªGM, primeiro conflito em que o porta-aviões foi amplamente utilizado, o objetivo era levar poder ofensivo para próximo do inimigo, jamais para se defender. Alguém aí sabe se o Brasil pretender atacar algum país?

  123. sábia decisão do almirantado da marinha de guerra do Brasil. já há algum tempo ficou claro que o Brasil não teria dinheiro suficiente para ter submarinos nucleares e fragatas e vasos de guerra em geral .o cobertor e curto e havendo mais necessidades que recursos é preciso priorizar.o aeródromo são paulo só seria aceitável depois que o brasil tivesse fragatas e barcos suficientes para atender as necessidades do brasil e já tivéssemos submarinos em grande quantidade principalmente submarino nuclear

  124. Quando foi comprado em 2001 esse porta navio aeródromo já era problema pois seu uso foi intenso no período que era da esquadra francesa, e seria desativado em 2003. Aí, o brasileiro esperto, querendo substituir o Minas Gerais, que já não navegava há anos, resolveu comprar esse por uma “pexinxa” dos irmãos franceses…..O resultado é que ele nunca navegou a contento, sempre que o fez voltou com um problema novo, enfim!!! É a mania do brasileiro de querer ser grande sem poder……somos assim, compramos as coisas…nos endividamos…depois concluímos que fizemos merda. A Marinha fez isso, mas com o nosso dinheiro…..Por fim, a Marinha esquece que Bolívia e Paraguai não tem mar, portanto, não precisamos de mostro igual a esse…nunca iremos à guerra contra uma potência, é claro…..só a Marinha argentina fez isso com a Inglaterra e sentou direitinha, lembram??? – Vamos ficar nas Fragatinhas que está bom demais.

  125. Dilma comprou os melhores aviões de guerra do momento com transferência real de tecnologia, os Gripens. FHC comprou um porta aviões gigante, velho e obsoleto, que nunca serviu pra nada… é isso aí! soberania zero!

  126. Um barato que ficou caro…como os caças de segunda mão do Kuwait.Mas para que porta aviões já que estão entregando o petróleo pras empresas estrangeiras . Neste caso nem precisam inventar uma guerra pra invadir, a gente mesmo dá, é só dá um troco pros políticos e militares que o resto se omite mesmo.

  127. Aos ignorantes acusando Lula! Não sabem nem a história do Brasil? Lula assumiu em 2003! Esta sucata foi adquirida em 2001! Foi FHC e PSDB!

  128. O BRASIL E SEMPRE . DEBOCHADO POR PAISES DE PRIMEIRO MUNDO. ATE ISRAEL CHAMOU O BRASIL DE NANICO, PAIS QUE NÃO TEM BOMBA NUCLEAR VAI SER SEMPRE OTARIO COM UMA DESPESA TREMENDA COM MILITARES MEDIEVAL E COM SUAS FAMILIAS, QUE GANHAM ATE A QUINTA GERAÇÃO. COMPROU UMA SUCATA QUE A FRANÇA IA AFUNDAR PARA SER CORAL.E QUEM PAGA SOMOS NOS. TUPINIQUINS BURROS, MISTURADINHOS, E QUE GOSTA DE FUTEBOL E SAMBA.

  129. Comprado em 2000 pelo GOVERNO DO PSDB DE FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, nunca funcionou, se gastou mais milhões para tentar colocá-lo em uso, sofreu vários incêndios, VAMOS CONRARA DO AECIO E DO PSDB essa fatura.

  130. Mais uma vez compramos sucata e em seguida investimos milhões para reforma-la. Agora vamos vender sucata incrementada a preço de banana. Viva o Brasil, campeão da gastança cretina e vergonhosa.

  131. Esses caras estão de sacanagem com a população brasileira. Compra refinaria cheia de ferrugem no EUA. Que custou bilhões de dólares. Porta aviões a vapor cheio de remendo no casco poderia afundar que nem o Titanic. Tudo isso no governo de lulinha e dilminha fora PT fora PT. Lula nunca cá mais.

  132. Comprar porta aviões ,36 jatos da Suécia , prá que ? ,não vamos brigar com ninguém. Pelo noticiado ,na época, esta porta aviões estava com viagem marcada para desmanche ,quando o Brasil o adquiriu . Deu no que deu,
    Dá até raiva ser brasileiro . Que merda !

  133. Acabaram com a expertise e desenvolvimento de equipamentos no Arsenal de Marinha e compraram sucata por milhões, sob a chancela de oficiais da Marinha. Erraram na Caravela q navegaria em honra do Brasil 500 anos, apesar de gastarem milhões. Armas e drogas chegam ao RJ pela Baía de Guanabara, onde está a sede da esquadra. A cor do uniforme dos oficiais da Marinha precisa ser atualizada; talvez, passar a marrom ou vermelha. Branco da dignidade é q não dá.

  134. Em visita aos EUA estive no porta-aviões transformado em museu, o USS Intrepid – atração fantástica, super bem administrado, você percorre boa parte das entranhas do navio, tem multimídia, dezenas de aeronaves, uma seção especial onde caiu um avião kamikaze (foi alvejado na 2a. guerra por 03 kamikazes e 01 torpedo, mas não foi a pique). Também tem um submarino e um concorde ao lado, mas aí já é demais…
    Talvez transformá-lo em um museu seria uma opção interessante.

  135. Não querendo defender políticos, mas ao ver os seletivos petistas palpitando sobre assuntos militares, não posso deixar de espressar alguns fatos.

    Há criticas pela compra do Foch, comprado pelo preço simbólico de 24 milhões de reais, mesmo preço que pode ser vendido para o ferro-velho indiano de navios.

    Mas já que o assunto é político e corrupção, lembro que o Lula fechou um contrato de 3,66 BILHÕES de Euros, hoje 12,06 BILHÕES de reais, ou seja, para comprar submarinos ultrapassados (Scorpene), para serem montados pela … ODEBRECHT.

    Ou seja, os submarinos do Lula custaram 504 porta-aviões. Mas é Lula e Odebrecht, uma dupla do balacobaco que está acima de qualquer suspeita, afinal juntos construíram metrô em Caraca, Porto e aeroporto em Cuba, rodovia na Bolívia, obras na Argentina, ditaduras africanas e oturas coisas mais, tudo é claro, com dinheiro do BNDES, cujos valores são secretos.

  136. É uma pena a marinha ficar sem um porta aviões para poder operar caças,eu optaria pela reforma ou pelo menos a compra de outro porque uma marinha sem poeta aviões não é nada! Em relação aos caças eu optaria por av8b Harrier pois alguns estão a venda e tem ótimo poder de fogo… O Brasil tem que para de jogar dinheiro fora com besteiras como eventos insignificantes que vira e mexe ocorrem (festas para gringos)

  137. Não é arriscado desativar o navio capitânea da esquadra sem ter um substituto.A nossa Marinha de Guerra tem que permanecer atenta,pois estamos sendo observados por outros países concorrentes.

  138. Estou escrevendo novamente, pois acho uma falta de patriotismo. Um porta aviões como comprado por um governo pouco confiante, adquirir essa sucata de navio. Penso também que nosso país tem uma área semelhante a America (EUA), e com uma costa marítima muito grande. Deve haver um bom número de navios da marinha para proteger nossa nação, e também a FAB ter aviões do mesmo nível que outros países possuem, inclusive aqui na américa do sul há países com aeronaves mais potentes que o Brasil possui.
    Em razão disso acho que Brasil deve investir para modernizar nossas forças armadas. Adquirir modelos de porta aviões modernos que possamos construir naves do mesmo nível, e também adquirir caças como F-17 e F-18 ou semelhantes para termos certeza que nossa nação estará protegida.

  139. Mesmo tendo sido “barato” saiu caríssimo, pois vidas foram perdidas em um acidente nessa banheira. Faz o seguinte: Pega essa tranqueira estaciona e faz como os americanos fizeram com o “Intrepid”: Faz um museu e tira uns trocos…caso contrário, leva para alto mar e manda logo a pique. Aproveita e coloca em cima os velhos skyhawks e manda junto pro fundo, Vai servir de morada ara os peixes sem teto..

Comments are closed.

Previous Post

As aeronaves de combate das forças armadas brasileiras

Next Post
O 787-10 é o terceiro e último modelo programado da família Dreamliner (Boeing)

Novo Boeing 787-10 será apresentado nesta semana

Related Posts
Total
0
Share