A Airbus Helicopters e sua subsidiária brasileira Helibras entregaram à Marinha do Brasil o primeiro helicóptero H225M em configuração de combate naval nesta semana.
A aeronave ficará baseada em São Pedro d’Aldeia e será usada em missões de guerra anti-naval e vigilância marítima.
Para isso, o H225M é equipado com o o EWS IDAS-3 (sistema de contramedida), mísseis Exocet AM39 B2M2, da MBDA, o radar tático APS143 e o sistema de missão naval o N-TDMS (Naval Tactical Data Management System), desenvolvido em parceria com a Atech e Airbus Defense and Space, o qual é responsável por fazer o comando e controle de todos os sistemas embarcados, incluindo o sistema de mísseis.
“Estamos muito orgulhosos por essa conquista e pela dedicação e profissionalismo das nossas equipes, dos nossos parceiros industriais, e das Forças Armadas Brasileiras, demonstrando o espírito de colaboração e parceria dessas instituições, bem como comprovando a capacitação industrial e tecnológica da Helibras e do Brasil em entregar uma das soluções mais modernas do mundo às Forças Armadas e garantindo a soberania nacional na fabricação de helicópteros”, disse Jean-Luc Alfonsi, Presidente da Helibras.
Em junho, a Airbus empreendeu o lançamento do míssil Exocet AM39 B2M2 com sucesso, concluindo o desenvolvimento da plataforma ao obter a certificação IFI.
As forças armadas do Brasil assinaram um contrato com a Airbus Helicopters em 2008 que inclui 50 helicópteros H225M, dos quais 39 já foram entregues após serem montados pela Helibras.