A Boeing entregou na última semana os dois primeiros caças F/A- 18 Super Hornet “Block III” à Marinha dos EUA (USN). Os aparelhos serão utilizados em testes de verificação do USN para familiarizar seus pilotos com os novos sistemas de missão e avaliar a adequação da aeronave nos porta-aviões da corporação.
Os jatos entregues pela Boeing são um F/A-18E de assento único e um F/A-18F, de dois assentos. O USN testará os dois jatos atualizados pelos próximos 12 meses. Em 2021, a Boeing deve iniciar a entrega dos modelos Block III totalmente operacionais. A Marinha dos EUA encomendou 78 exemplares do novo Super Hornet, que serão entregues a uma taxa de dois aviões por mês até 2024.
O novo F/A-18 Block III tem uma série de evolução comparado a variante anterior Block II. Segundo a Boeing, o novo computador de missão do caça tem um poder de processamento 17 vezes maior que o hardware usado atualmente.
Melhorar a parte eletrônica era uma das maiores necessidades da aeronave. O computador mais potente permite a instalação do sistema de comunicação TTNT (Tactical Target Network Technology), que conecta o caça a uma rede de comando e controle militar. Mais uma novidade eletrônica é o cockpit com tela panorâmica sensível ao toque.
Outras mudanças do pacote Block III inclui o redesenho dos tanques para transportar mais combustível o avião foi reforçado para durar mais. De acordo com a Boeing, a vida útil do Super Hornet foi prolongada de 6.000 para 10.000 horas de voo.
A Boeing afirma que o pode de processamento de dados da variante Block III mantém os caças Super Hornet em dia contra ameaças de caças furtivos, veículos aéreos não tripulados e inteligência artificial.
Mais adiante, a Marinha dos EUA planeja atualizar os modelos F/A-18 do Block II para o novo padrão. A frota do USN tem hoje aproximadamente 540 caças Super Hornet.