Após uma análise cuidadosa, a Marinha dos EUA (US Navy) decidiu desativar o USS Bonhomme Richard (LHD 6), um navio de assalto anfíbio da classe Wasp, devido aos extensos dados sofridos durante o incêndio de julho. O incidente ocorreu quando a embarcação estava atracada para manutenção na base naval de San Diego.
“Não tomamos essa decisão levianamente”, disse o secretário da Marinha, Kenneth J. Braithwaite. “Após uma extensa avaliação de materiais em que vários cursos de ação foram considerados e avaliados, chegamos à conclusão de que não é fiscalmente responsável restaurá-lo.”
A avaliação da marinha norte-americana concluiu que o custo para restaurar o Bonhomme Richard poderia ultrapassar US$ 3 bilhões e exigir entre cinco e sete anos de trabalho para ser revitalizado.
A reconstrução do navio para propósitos alternativos também foi descartada. O custo para modificar a embarcação poderia passar de US$ 1 bilhão, que é tanto ou mais do que o preço de um navio-hospital, submarino ou navio de comando e controle, segundo a Marinha dos EUA.
“Embora me entristece que não seja rentável trazê-lo de volta, eu sei que o legado deste navio continuará a vivo através dos homens e mulheres corajosos que lutaram tanto para salvá-lo, bem como dos marinheiros e fuzileiros navais que serviram a bordo dele durante seus 22 anos de história “, disse Braithwaite.
A Marinha dos EUA informou que removerá sistemas e componentes da embarcação desativada para uso em outros navios e mais adiante vai definir o cronograma de reboque e desmantelamento do barco. A investigação sobre o incêndio a bordo do LHD 6 continua em andamento.
Navio altamente versátil
O USS Bonhomme Richard foi o sexto dos oito navios da classe WASP construídos para a Marinha dos EUA. A embarcação é uma das mais interessantes da esquadra norte-americana, combinando as características de porta-helicópteros e porta-aviões, com capacidade para receber helicópteros pesados e caças SVTOL (decolagem curta e pouso vertical). O navio também transporta lanchas de desembarque e tanques.
Na configuração mais usual, os navios da classe WASP navegam acompanhados por 12 MV-22B Osprey, quatro helicópteros pesados CH-53E Super Stallion, quatro helicópteros de ataque UH-1W Super Cobra e seis caças AV-8B Harrier – alguns navios já operam com o novo F-35B.
O navio com 257 metros de comprimento e mais de 40.000 toneladas também pode ser configurado para missões de ataque anfíbio, com 22 MV-22 Osprey embarcados, ou operações de controle marítimo, operando exclusivamente como um porta-aviões com uma frota de 20 caças.
Novos protocolos de segurança
Os navios da classe Wasp são uma das peças mais valiosas do arsenal norte-americano e perder um equipamentos desses durante um incêndio ligou o alerta na Marinha dos EUA.
Desde julho, a Marinha tem realizado uma série de ações para melhorar a segurança a bordo dos navios e a prevenção a incêndios em toda a frota e instalações em terra.
O Naval Sea Systems Command, organização que administra a cadeia de suprimentos e materiais da Marinha dos EUA, está criando uma nova lista de requisitos em parceria com todos os comandantes da corporação para criar ações corretivas para melhorar a proteção contra incêndios.
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