Os executivos da Embraer, Francisco Gomes Neto à frente, concederam uma entrevista nesta sexta-feira, 8, após divulgação dos resultados financeiros da empresa no 3º trimestre.
Entre as perguntas de analistas do mercado financeiro e imprensa, AIRWAY levantou a questão sobre o slide de uma apresentação durante o evento “C-390 Millennium Users Group”, que reúne clientes do jato multimissão e foi realizado em São José dos Campos, em setembro.
Nele, três países apareciam ao lado de operadores confirmados: o Marrocos, os Emirados Árabes Unidos e o Chile.
Em resposta à pergunta, o CEO da Embraer reconheceu que as três nações mostraram interesse na aeronave, mas que não há nada oficial.
Francisco Gomes destacou o potencial de vendas do C-390 no Oriente Médio, mas novamente sem confirmar se a fabricante fechou algum pedido na região.
Além dos Emirados, o cargueiro tático é avaliado pela Arábia Saudita e o Egito, entre outros.
No Marrocos, a mídia local já dá como certa uma encomenda do Millennium para a força aérea e a recente assinatura de um acordo entre a Embraer e o governo reforça essa impressão.
Embora tenha confirmado as vendas do C-390 para a Holanda, Áustria e República Tcheca neste ano, até agora não houve novos anúncios de clientes, ao contrário de 2023, quando três novos clientes surgiram.