O consórcio formado entre a Boeing e a fabricante de helicópteros Bell entregou recentemente a 400ª aeronave “tiltrotor” V-22 Osprey, um modelo CV-22 destinado ao Comando de Operações Especiais da Força Aérea dos EUA (USAF).
O primeiro V-22 de série (versão MV-22) foi entregue ao United States Marine Corps (Fuzileiros Navais dos EUA) em 24 de maio de 1999 após um longo e complexo processo de desenvolvimento que durou quase 20 anos. Posteriormente, a aeronave também foi adotada pela Marinha dos EUA (com a versão (versão CMV-22) e a USAF.
“Quero agradecer a todos que fizeram do V-22 um sucesso por seu trabalho duro e dedicação às mulheres e homens que operam o Osprey”, disse Shane Openshaw, vice-presidente de Programas Tiltrotor e vice-diretor da equipe da Bell Boeing. “Estamos focados em construir e apoiar essas aeronaves incríveis, para que nossos clientes possam concluir suas missões aéreas, terrestres e marítimas em todo o mundo”.
Capaz de voar como um avião, mas que decola e pousa como um helicóptero, o V-22 mudou drasticamente a forma como militares e equipamentos podem ser desembarcados em um cenário de guerra. Com os rotores orientados para cima, o Osprey alça voo e aterrissa verticalmente, saindo de navios ou do solo. Uma rotação de 90° para a frente, transformam os rotores em hélices, permitindo a excêntrica aeronave voar duas vezes mais depressa, mais alto e por maiores distâncias que helicópteros de grande porte.
“Faz mais de 20 anos que o primeiro V-22 de série foi entregue e estamos orgulhosos de alcançar outro marco em nossa 400ª entrega. Os V-22 continuam em alta demanda, protegendo nosso país e nossos aliados em todo o mundo através de operações de combate, parcerias internacionais de treinamento e missões humanitárias”, disse o coronel do Corpo de Fuzileiros Navais Matthew Kelly, gerente de programa V-22.
Além das forças armadas dos EUA, o Osprey também foi comprado pelo Japão, que recebeu seu primeiro modelo em 2017. A aquisição da aeronave também já foi cogitada pelas forças armadas de Índia, Israel, Coreia do Sul e Emirados Árabes Unidos.
Ideia antiga
A criação de uma aeronave como o V-22 remonta aos tempos do nascimento da aviação, quando foram registrados várias patentes de autogiros, heliplanos e aparelhos com rotores basculantes. Porém, devido a limitação tecnológica daquele tempo, foram poucos os projetos que chegaram a voar. Em 1951, o Marine Corps publicou as especificações para um avião de apoio, rápido, de decolagem vertical ou em pistas pequenas.
A fabricante de helicópteros Bell foi a primeiro nome da indústria aeronáutica a se aprofundar nesse conceito e escolheu os rotores basculantes para atender as especificações dos Marines. Tal projeto, no entanto, começou a ganhar forma somente na década de 1960, quando a empresa norte-americana iniciou o desenvolvimento do protótipo XV-15, que voou pela primeira vez em maio de 1977 e em pouco tempo já causou espanto: o aparelho apresentava a mesma versatilidade de um helicóptero e podia voar a velocidade máxima de 550 km/h!
Com o sucesso imediato alcançado com os protótipos do XV-15, o departamento de defesa dos EUA lançou o programa JVX para todos os ramos das forças armadas do país. Em 1981, a Bell e a Boeing anunciaram uma parceria para criar uma aeronave de rotores basculantes ainda mais avançada, que mais tarde seria batizada de V-22 Osprey (nome em inglês para águia-pescadora).
A Boeing ficou responsável pelo desenvolvimento da fuselagem e sistemas de integração, enquanto a Bell projetou a parte mais complexa da aeronave, os rotores basculantes, além das asas e os motores.
Embora muito parecido com o XV-15 numa escala ampliada, o V-22 era muito mais complexo. A maior parte do “avião-helicóptero” é construída com materiais compostos resistentes o suficiente para suportar impactos de projéteis de até 30 mm. Outra inovação do Osprey foi a introdução dos controles totalmente eletrônicos (fly-by-wire), essenciais para a transição do voo horizontal para o vertical e vice-versa. A aeronave também conta com uma porta na cauda, por onde podem embarcar até 24 soldados totalmente equipados (ou até 32 ocupantes) ou mesmo pequenos veículos de combate.
Em missões de transporte, o Osprey pode carregar uma carga interna de até 9.000 kg ou cargas suspensas de até 4.500 kg voando a velocidade de cruzeiro de 370 km/h, uma tarefa impossível para um helicóptero convencional.
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