A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) está colocando a aviação comercial de joelhos. Segundo dados da consultoria Cirium, 13.655 aeronaves comerciais foram armazenadas por seus operadores até esta sexta-feira, 3 de abril. Isso significa que agora existem mais aviões de passageiros inativos do que em serviço no mundo todo.
A consultoria vem publicando relatórios diários desde 19 de março mostrando o ritmo de paralisação do setor devido a disseminação da Covid-19 no mundo todo. De acordo com a pesquisa, mais de 1.000 aeronaves foram armazenadas nos últimos dois dias. Até esta sexta-feira, a Cirium contabilizou 12.635 aviões comerciais (de passageiros) ativos.
O segmento mais afetado nesse período é o dos aviões de corredor duplo (widebodies). A consultoria aponta que 62% dos widebodies da Airbus e Boeing (3.144 aeronaves) estão aterrados. Existe, no entanto, uma grande disparidade entre as fabricantes, com 70% dos modelos da Airbus armazenados, em comparação com 56% da Boeing. Enquanto isso, na extremidade superior desse mercado, agora existem apenas 28 jatos 747 e 21 A380 de passageiros em serviço.
Com base na atividade observada e a taxa de armazenamento de jatos comerciais, a Cirium afirma que a frota mundial em serviço deve alcançar um certo de grau de estabilização nas próximas semanas ou menos.
Queda brusca no movimento
Março testemunhou uma queda história no tráfego aéreo mundial, à medida que países expandiam as restrições de viagens e a demanda por transporte aéreo evaporava. De acordo com o FlightRadar24, foram rastreados 4.294.685 voos no mês passado, uma queda de 21,6% (e de 27,7% dos voos comerciais) em relação ao mesmo período em 2019.
Dados da plataforma também mostram que mais de 100 companhais aéreas estão completamente paradas ou perto de paralisar suas atividades.