737 “conversível”
Era o começo da tarde do dia 28 de abril de 1988 quando o Boeing 737 da companhia Aloha Airlines decolou da capital do Hawai, Honolulu com destino a ilha de Maui. Enquanto subiam, os pilotos escutaram barulhos na fuselagem e logo um ruído de vento. Ao virar para trás, o comandante viu algo indescritível: em vez da porta da cabine o céu azul.
Era o início de um dos mais tensos voos já ocorridos na história. Parte do teto da cabine de passageiros se soltou devido a uma manutenção falha e a consequente corrosão. Uma das comissárias acabou sugada para fora da aeronave, mas os demais ocupantes sobreviveram sem ferimentos.
Os pilotos conseguiram levar o jato de volta à pista se comunicando por sinais devido ao barulho do vento, e pousaram o 737 mesmo com apenas um motor funcionando.
Está faltando acidente ocorrido com 747 da United próximo ao Japão, que perdeu, também, parte do revestimento da fuselagem próximo ao nariz.
muito legal as reportagens
parabéns
Há coisas inexplicáveis. Grande artigo. Parabéns!
Inacreditáveis os vôos da Aloha e da British!!
Uma pergunta, por acaso o “737 conversível” não foi aquele que teve sua história contada no Filme “Voo 243 Pouso de emergência”??
Testes teste
Testes
Por favor, pesquisem isso direito antes de publicarem! O voo 243 da Aloha Airlines não saiu de Honolulu para Maui. Saiu de Hilo, na Ilha Grande do Havaí, para Honolulu. Maui fica no meio do caminho dessa rota e era o aeroporto mais próximo quando ocorreu a ruptura da fuselagem, daí ter sido o local do pouso de emergência. E embora o avião tenha sofrido danos enormes, os motores estavam intactos, exceto por alguns arranhões e amassados na parte da frente das naceles, que não afetavam o funcionamento. Portanto, os dois motores estavam funcionando, mas mesmo que um deles realmente não estivesse, um 737 pode voar perfeitamente bem assim, e conseguir pousar “mesmo com apenas um motor funcionando” não tem nada de extraordinário.
Prezado Goyta
O extraordinario nao foi o pouso monomotor do 737 mas sim o fato da ruptura de parte da fuselagem e ter havido somente uma morte , concordo contigo que pousar monomotor nao tem nada de excepcional fazemos isso nos simuladores …. mas ter perda daquela parte superior e ainda pousar , isso sim foi excepcional .
No voo da Aloha, que eu me lembre, além da comissária, uma fileira de cadeiras caiu para fora do avião, levando consigo os passageiros…
so assistir desastres aereos no youtube