Bombardeiro desfigurado
Os bombardeios durante a Segunda Guerra causaram imensas perdas de aviões para o fogo anti-aéreo. Sem a tecnologia atual, esses aparelhos eram obrigados a voar por cima do alvo em altitudes medianas para liberar suas bombas.
As esquadrilhas de B-17 da Força Aérea dos Estados Unidos estão entre as que mais tiveram baixas durante os ataques à Alemanha nazista. Mas nem sempre esses quadrimotores pereciam. Um caso emblemático foi o do B-17 ‘Lovely Juice‘ pilotado por Lawrence Delaney.
Atingido por projéteis de uma bateria anti-aérea em outubro de 1944, o bombardeiro teve o nariz desfigurado e com ele dois dos tripulantes mortos. Mesmo com as ferragens retorcidas e sem enxergar claramente à frente, Delaney conseguiu retornar à base na Inglaterra e pousar em segurança, num dos vários casos em que os B-17 honraram o apelido de ‘Fortalezas Voadoras’.
Está faltando acidente ocorrido com 747 da United próximo ao Japão, que perdeu, também, parte do revestimento da fuselagem próximo ao nariz.
muito legal as reportagens
parabéns
Há coisas inexplicáveis. Grande artigo. Parabéns!
Inacreditáveis os vôos da Aloha e da British!!
Uma pergunta, por acaso o “737 conversível” não foi aquele que teve sua história contada no Filme “Voo 243 Pouso de emergência”??
Testes teste
Testes
Por favor, pesquisem isso direito antes de publicarem! O voo 243 da Aloha Airlines não saiu de Honolulu para Maui. Saiu de Hilo, na Ilha Grande do Havaí, para Honolulu. Maui fica no meio do caminho dessa rota e era o aeroporto mais próximo quando ocorreu a ruptura da fuselagem, daí ter sido o local do pouso de emergência. E embora o avião tenha sofrido danos enormes, os motores estavam intactos, exceto por alguns arranhões e amassados na parte da frente das naceles, que não afetavam o funcionamento. Portanto, os dois motores estavam funcionando, mas mesmo que um deles realmente não estivesse, um 737 pode voar perfeitamente bem assim, e conseguir pousar “mesmo com apenas um motor funcionando” não tem nada de extraordinário.
Prezado Goyta
O extraordinario nao foi o pouso monomotor do 737 mas sim o fato da ruptura de parte da fuselagem e ter havido somente uma morte , concordo contigo que pousar monomotor nao tem nada de excepcional fazemos isso nos simuladores …. mas ter perda daquela parte superior e ainda pousar , isso sim foi excepcional .
No voo da Aloha, que eu me lembre, além da comissária, uma fileira de cadeiras caiu para fora do avião, levando consigo os passageiros…
so assistir desastres aereos no youtube