Milei quer oferecer jatos argentinos Super Etendard para a Ucrânia

Aeronaves de ataque Marinha foram recebidas da França em 2019, mas não podem voar por conta de embargo britânico
A Marinha argentina operou 14 Super Etendard entre 1979 e 2014
A Marinha argentina operou 14 Super Etendard entre 1979 e 2014 (Robert Sullivan)

O governo do presidente argentino Javier Milei pretende ajudar a Ucrânia em sua guerra contra a Rússia repassando cinco jatos de ataque Dassault Super Etendard ao país europeu.

Segundo o InfoBae, o Ministro da Defesa da Argentina, Luis Petri, já manteve reuniões com membros da Otan e do governo francês, que receberia as aeronaves compradas em 2019 de volta em troca de outros armamentos.

A intermediação da França é necessária porque os Super Etendard não puderam ser colocados em serviço em virtude da ausência do dispositivo de disparo dos assentos ejetáveis Martin Baker.

A empresa britânica está proibida de dar suporte à Argentina como parte de sanções estabelecidas pelo Reino Unido desde a Guerra das Malvinas, em 1982.

Os Super Étendard comprados pela Argentina foram operados pela marinha da França até 2016 (COAN)
Os Super Étendard comprados pela Argentina foram operados pela marinha da França até 2016 (COAN)

Os cinco jatos chegaram a ser montados e realizar testes em solo, enquanto a Marinha argentina tentava uma solução alternativa para operá-los com segurança, mas teria desistido no ano passado.

Devolvidos à França, os Super Etendard poderiam receber o dispositivo e serem usados em missões anti-navio, equipados com o míssil Exocet.

A despeito da vontade de Milei, o plano é considerado pouco útil para as forças armadas ucranianas já que a pequena frota não compensaria o investimento em treinamento de pilotos e pessoal de solo.

Um dos cinco Super Etendard recebidos em 2019
Um dos cinco Super Etendard recebidos em 2019

Por outro lado, o presidente francês Emmanuel Macron, afirmou em 6 de junho que pretende doar alguns caças Mirage 2000-5 à Ucrânia num futuro breve. O jato supersônico também foi desenvolvido pela mesma Dassault que forneceu os Super Etendard.

A Marinha argentina operou 14 jatos de ataque franceses a partir de 1979, quando os Estados Unidos impuseram um embargo para os jatos A-4 Skyhawk.

Durante a Guerra das Malvinas, o Super Etendard e o míssil Exocet se tornaram célebres por afundar o destroier HMS Sheffield e o navio mercante Atlantic Convenyor, utilizados pela Real Marinha britânica.

Os aviões remanescentes acabaram retirados de serviço em 2014.

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