‘Mini-bombardeiro invisível’? B-21 Raider será bem menor que o B-2, diz revista

Aviation Week estimou que aeronave furtiva terá apenas 40 metros de envergadura, 12 a menos que a primeira asa voadora da Northrop Grumman
O B-21 Raider e o B-2 Spirit: diferenças importantes (USAF)

O lema “tamanho não é documento” nunca foi tão importante para uma aeronave quanto para o B-21 Raider. O novo bombardeiro furtivo da Força Aérea dos EUA (USAF) deverá ser ‘nanico’ se comparado ao B-2, o B-1 e o velho B-52.

É o que aponta um artigo da Aviation Week, por meio do renomado jornalista Bill Sweetman,  que não quiseram esperar pela divulgação das especificações do bombardeiro, primeiro avião militar da chamada 6ª geração a ser conhecido do público.

De acordo com o artigo de Sweetman, o B-21 terá uma envergadura de apenas 132 pés (40,23 metros), 40 pés (12 metros) a menos que o B-2 Spirit, a primeira asa voadora militar.

B-21 Raider bomber will be much smaller than the B-2, report estimates 

Um desenho visto de cima produzido pela revista dá uma ideia bastante clara de como o novo bombardeiro será pequeno. A Aviation Week estima ainda que o peso do jato será a metade do B-2.

A parte frontal do bombardeiro traz um imenso tubo de pitot para testes em voo (USAF)

Motores derivados do usado pelos jatos E2, da Embraer

Apesar de ter uma concepção semelhante ao B-2, revelado ao mundo em 1988, o Raider possui uma configuração mais compacta, com as entradas de ar dos motores mais à frente.

O ângulo de enflechamento das asas seria idêntico entre eles, assim como a parte externa do bordo de fuga, ambos com 35º. Já a porção interna do bordo de fuga do B-21 seria menos angulosa.

Para chegar a esse resultado, a Aviation Week  estudou um vídeo de uma apresentação do General Duke Richardson, comandante do Comando de Material da USAF.

Além disso, novas imagens divulgadas em setembro – e que mostram ângulos inéditos – ajudaram a dirimir dúvidas sobre o projeto do bombardeiro.

O B-21 visto por outro ângulo (NG)

Bill Sweetman também acredita que, a despeito das formas mais reduzidas do B-21, o compartimento de armas terá um volume semelhante ao do B-2.

Os dois motores do Raider seriam os PW9000 fornecidos pela Pratt & Whitney e que utilizariam o núcleo do turbofan PW1000G (usado pelos E2 da Embraer, entre outros), enquanto o sistema de guerra eletrônica seria derivado do que equipa o F-35.

Projeto mais simples como o F-117

A reportagem argumenta que o B-21 Raider foi concebido como uma aeronave muito moderna, porém, utilizando-se de experiências de outros projetos como o drone X-47B UCAV e também de subsistemas maduros e já testados.

Trata-se de uma estratégia semelhante a que a Lockheed usou no F-117, o primeiro avião stealth do mundo e que é uma coleção de componentes de outras aeronaves.

Um dos grandes desafios do projeto seria instalar um motor de razão de diluição mais elevada (e portanto mais econômico) a fim de proporcionar um alcance maior sem penalizar seu peso.

B-2 Spirit, o primeiro bombardeiros furtivo do mundo (USAF)

O B-2, com seu motor GE F118 de baixa razão de diluição foi uma opção segura numa época em que os materiais anti-radar eram menos capazes. Com menor área frontal, o turbofan se “escondia” mais facilmente na fuselagem, mas acabou prejudicando a autonomia do bombardeiro.

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Mais dados sobre o novo jato devem demorar a ser liberados enquanto o programa segue o cronograma já atrasado. O B-21 deverá voar até o final deste ano e então ser transferido para a Base Aérea de Edwards, onde os testes serão realizados.

A USAF espera contar com o B-21 Raider operacional até o final da década e pelo menos 100 aeronaves deverão ser produzidas.

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