O Ministro da Defesa da Suécia, Carl-Oskar Bohlin, esteve no Brasil para participar da inauguração da linha de montagem final do caça Saab Gripen em Gavião Peixoto (SP), a primeira a ser aberta fora do território sueco.
Bohlin foi entrevistado pelo jornal O Estado de São Paulo e entre várias questões abordadas comentou sobre uma possível encomenda do KC-390 Millenium, avião multimissão desenvolvido pela Embraer.
O chefe da defesa sueco, no entanto, descartou qualquer acordo prévio pela aeronave brasileira.
Dias atrás, o Ministro da Defesa do Brasil, José Múcio, afirmou que conversaria com seu par a fim de indicar que um segundo lote de caças Gripen pela Força Aérea Brasileira pode envolver a venda do KC-390 para a Suécia.
A Suécia pretende substituir seus velhos Lockheed C-130H Hercules dos quais opera seis aeronaves. Em março, a Força Aérea abandonou o plano de adquirir dois C-130J Super Hercules da Itália, anunciado em junho de 2022.
Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Segundo relatório do orçamento sueco, a aquisição de aviões de transporte precisa ser “reavaliada”.
Carl-Oskar Bohlin, que assumiu o cargo em outubro do ano passado, reiterou que o processo de escolha de um substituto para o C-130 ainda está na fase inicial
“Não tomamos nenhuma decisão ainda, mas uma das opções que consideramos é o KC-390”, afirmou, mas sem estimar quantos aviões serão encomendados e quando a Suécia pretende encerrar o processo.