Mitsubishi vai congelar o desenvolvimento do jato regional SpaceJet, diz agência

Avião desenvolvido no Japão é o programa de aviação comercial mais atrasado do mundo
Mitsubishi SpaceJet M90
Fim da linha para o SpaceJet: projeto iniciado em 2008 foi encerrado pela Mitsubishi (Divulgação)
Mitsubishi SpaceJet M90
Ex-MRJ, o programa SpaceJet já foi adiado seis vezes no últimos sete anos (Divulgação)

O grupo japonês Mitsubishi Heavy Industries (MHI) planeja congelar por tempo indeterminado o desenvolvimento da família de jatos regionais SpaceJet, segundo duas fontes com conhecimento da decisão ouvidas pela agência Reuters.

Uma das fontes relatou a publicação que a decisão oficial da MHI em suspender o projeto será divulgada no próximo dia 30 de outubro junto com os planos de médio prazo do conglomerado. Porta-vozes do grupo japonês ainda não comentaram a informação.

Duramente abalada pela crise econômica influenciada pela pandemia do novo coronavírus, a MHI informou em maio que reduziria em mais da metade o orçamento anual para o projeto SpaceJet, desenvolvido pela unidade Mitsubishi Aircraft Corporation, no mais grave dos inúmeros reveses do programa que já foi adiado seis vezes. Na ocasião, a fabricante japonesa também anunciou o fechamento de sua instalação de testes nos EUA.

A despeito dos cortes, a MHI divulgou no primeiro semestre que continua comprometida com o projeto e que o financiamento do governo japonês promoveu uma oportunidade única para o país se estabelecer como uma nação fabricante de jatos comerciais.

O cronograma mais recente divulgado pela Mitsubishi previa a entrega do primeiro SpaceJet para março de 2022 à companhia aérea japonesa All Nippon Airways. Até o final de 2019, a empresa japonesa dizia ter 287 pedidos pelas aeronaves de empresas dos EUA, Japão e Suécia.

Mitsubishi Space Jet - All Nippon Airways
A companhia japonesa ANA será o primeiro cliente do SpaceJet, se um dia ele ficar pronto… (Divulgação)

Numerosos atrasos

O programa SpaceJet foi lançado originalmente em 2003 como o Mitsubishi Regional Jet (MRJ) com apoio do governo japonês que pretendia criar uma aeronave de passageiros nativa, algo que o país não possuía desde os anos 1960 quando foi lançado o turboélice NAMC YS-11 (conhecido no Brasil com o nome “Samurai”, operado pela VASP), mas que teve pouca adesão no mercado.

Desde então, a primeira versão, MRJ90 (atual M90), com capacidade para 90 passageiros, tem passado por inúmeros atrasos em seu desenvolvimento que culminaram com a revisão do projeto em 2019.

Além de mudar o nome da aeronave para SpaceJet, a Mitsubishi abandonou os planos para o MRJ70, um jato menor, para se concentrar no M100, que atenderia as cláusulas de escopo das companhias aéreas dos EUA, principal mercado do modelo.

O programa SpaceJet é atualmente o projeto de avião comercial mais atrasado do mundo, atrás até do jato chinês C919 da COMAC e o russo MC-21 da Irkut, que também acumulam uma série adiamentos. Os jatos japoneses competem na mesma categoria dos E-Jets da Embraer.

'Samurai' da VASP: após sua aposentadoria, em 1975, Electra reinou sozinho na ponte
O turboélice NAMC YS-11 foi o último avião comercial produzido no Japão

Referência nas indústria automobilística e de artigos eletrônicos, o Japão ainda tem extrema dificuldade para desenvolver e fabricar aviões de passageiros. O projeto mais recente do país nesse campo, o jato executivo HondaJet demorou quase 20 anos para ser concluído. Ao que tudo indica, o desenvolvimento do SpaceJet será ainda mais moroso.

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