O conceito de “jatinho” acaba de ser redefinido. A Cirrus Aircraft recebeu nesta segunda-feira (31) a “certificação de tipo” da FAA (Autoridade federal de aviação nos Estados Unidos) para o SF50 Vision, o primeiro monojato executivo do mundo. Com essa documentação, a fabricante pode iniciar as entregas das aeronaves já encomendadas. Como informou a empresa, as primeiras unidades serão entregues ainda neste ano.
O SF50 Vision é uma aeronave VLJ (sigla em inglês para Jatos Muito Leves), mesma categoria do Embraer Phenom 100, que é bimotor. Segundo a Cirrus, dez aeronaves estão em processo de fabricação na linha de montagem, na fábrica em Duluth, em Minnesota, nos EUA, enquanto a lista de encomendas já conta com cerca de 600 pedidos firmes.
A aeronave, que também é a primeira com motor a jato desenvolvida pela Cirrus, pode transportar até sete passageiros, com velocidade máxima de 555 km/h e 8.500 metros de altitude (28 mil pés). Segundo a fabricante, o alcance máximo do aparelho é de 2.040 km.
Cada unidade do Cirrus SF50 Vision é avaliada em cerca de US$ 1,9 milhão (aproximadamente R$ 6,5 milhões).
E se o único motor do falhar?
O monojato da Cirrus é equipado com um sistema de paraquedas balístico (CAPS) que pode ser acionado no caso de uma emergência. O aparato, também presente em outros aviões da Cirrus, desacelera a queda da aeronave até retornar ao solo, em segurança.
O jatinho da Cirrus também é oferecido no Brasil, pelo mesmo preço pedido nos EUA (em dólar). O modelo é o avião com motor a jato mais em conta do segmento executivo.
Adorei esse sistema de paraquedas CAPS.
Para quem gosta, mas tem medo de voar, é um alívio e tanto!
Abs a todos.
íncrivel comos os gringos avançam rapidamente, este avião tem tudo para dar certo, barato, em termos de aeronautica, boa autonomia, boa velocidade,