A companhia aérea Africa World Airlines, de Gana, está enfrentando um problema surreal em um dos aeroportos em que opera, a proliferação de morcegos durante o mês de janeiro. O fenômeno ocorre próximo do Aeroporto de Kumasi, a cerca de 200 km da capital do país, Accra.
Por conta da presença de centenas de morcegos entre 18 e 19 horas, a Africa World Airlines anunciou aos seus clientes que teve que fazer alterações nos horários de voos noturnos que operam no local.
“Isto é para informar aos nossos estimados clientes que o nosso horário de voo noturno de e para Kumasi foi modificado devido ao aumento da atividade dos morcegos”, disse a companhia aérea no Twitter.
A transportadora, fundada em 2010, possui uma frota de sete jatos ERJ 145, da Embraer, configurados com 50 assentos.
Embora os pássaros sejam motivo mais comum de problemas para aeronaves nas proximidades de aeroportos, os morcegos também afetam algumas regiões, como a Austrália, onde há grandes bandos entre março e abril da espécie “Flying Fox” (raposa voadora).
Nos Estados Unidos, um levantamento de 2010 apontava que a maior parte dos incidentes ocorriam nos estados do Arizona e Texas, mas que o número era bastante modesto em relação ao choque com aves.
Assim como em Gana, a maioria dos episódios ocorre entre o crepúsculo e a noite, períodos onde o mamífero voador mais realiza seus deslocamentos, dificultando seu avistamento.