Motor turboélice Catalyst da GE é certificado pela FAA

Motor de nova geração é usado pelo Beechcraft Denali, rival do bem sucedido monomotor executivo Pilatus PC-12, e que deve entrar em serviço em 2026
Beechcraft Denali
Beechcraft Denali (Textron Aviation)

A Federal Aviation Administration (FAA) emitiu a certificação de tipo do motor turboélice Catalyst, da General Electric (GE) em 27 de fevereiro.

Trata-se de um longo processo de cerca de 10 anos desde que o novo motor foi anunciado para equipar o monomotor turboélice Denali, da Textron Aviation.

A empresa dos EUA anunciou a aeronave executiva em 2015, selecionando o então General Electric Advanced Turboprop (ATP) para equipá-lo, mais tarde rebatizado como Catalyst.

Até então, grande parte das aeronaves turboélice do mercado se apoiava no popular e confiável motor PT-6, da Pratt & Whitney Canada, e outros similares.

Motor turboélice Catalyst (GE)

O Catalyst foi o primeiro motor turboélice desenvolvido do zero neste século e incorpora vários avanços. Porém, a GE levou muito para atender os requerimentos da FAA, o que atrasou a entrada em serviço do Denali.

O turboélice monomotor surgiu como um competidor para o Pilatus PC-12, originalmente associado à Cessna, mas posteriormente passando a fazer parte do portfólio da Beechcraft.

“A certificação do motor Catalyst é um marco significativo para nossa empresa e um momento de orgulho para todos os membros de nossa equipe que dedicaram seus esforços ao design, desenvolvimento e teste deste novíssimo motor turboélice europeu. Estamos agora totalmente comprometidos em dar suporte à aceleração da produção do motor em direção à entrada em serviço em apoio aos nossos clientes”, disse Riccardo Procacci, Presidente e CEO, Propulsion and Additive Technologies na GE Aerospace.

Segundo a GE, foram concluídos mais de 8.000 horas de operação durante esse período.

O segundo protótipo do Denali (Textron)

O Catalyst possui uma razão de pressão de 16:1 o que permite até 18% menos consumo de combustível e 10% mais potência em nível de cruzeiro. Além disso, o motor “introduz dois estágios de palhetas de estator variáveis, pás de turbina resfriadas de alta pressão e apresenta componentes feitos por meio de fabricação aditiva”, explicou a fabricnante.

A GE projetou, desenvolveu e produz o Catalyst na Europa, em instalações na Itália (Avio Aero), na República Tcheca, na Polônia e na Alemanha.

O motor entrará em serviço com Beechcraft Denali a partir de 2026, afirmou a Textron Aviation ao Flight Global.

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