O prefeito de São Carlos (SP), Airton Garcia, e o presidente da Associação Asas de um Sonho, João Amaro, assinaram na quarta-feira (1) um protocolo de intenções para a reabertura do Museu Asas de um Sonho, conhecido também como “Museu da TAM”, que foi fechado em 2016. Segundo a prefeitura do município, o local será reaberto ao público em maio.
João Amaro e seu irmão Rolim Amaro, fundador da companhia TAM Linhas Aéreas (atual Latam Airlines Brasil) falecido em 2001, foram os idealizadores do museu. “Nosso acervo padece de maiores cuidados porque, mesmo preservado, sofre a ação do tempo e seria impossível manter sem o apoio do poder público”, disse o presidente da Associação Asas de um Sonho.
Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Em nota, a prefeitura de São Carlos informou a manutenção do museu exige um investimento de aproximadamente R$ 700 mil por ano. A despeito dos custos, a secretária de Trabalho, Emprego e Renda do município, Dani Favoretto Valenti, afirmou que, a princípio, não haverá cobrança de entradas para o acesso do público ao acervo.
“A nossa ideia, inicialmente, é abrir para visitação pública aos finais de semana com agendamento, com entrada gratuita. Também queremos estabelecer um calendário para a visitação de alunos das escolas públicas e particulares. Pretendemos reabrir o Museu até maio”, explicou a secretária.
Para o prefeito Airton Garcia, a reabertura do Museu Asas de Um Sonho é importante para a preservação da história da aviação brasileira e o setor turístico de São Carlos. “A cidade ganha, a região ganha, o Brasil inteiro ganha. No Museu há vários aviões históricos, usados por nossa Força Aérea na Segunda Guerra Mundial e aviões que representam a indústria brasileira. A reabertura vai movimentar o turismo em São Carlos.”
Secretário de Governo de São Carlos, Netto Donato, declarou que João Amaro também enviará para o Museu Asas de um Sonho uma coleção de tratores de seus acervo particular. “Ele vai criar um memorial do trator, vai expor tratores antigos como os números 1, 2 e 4 da Companhia Brasileira de Tratores, fora de outras marcas. Sem dúvida, essa reabertura é muito importante para o município em vários aspectos. Agradecemos também a colaboração da LATAM, fundamental para a reabertura do Museu com a gestão municipal.”
Embora tenha sido citada por Donato, a LATAM, em resposta ao AIRWAY, esclareceu “que o Museu Asas de um Sonho é uma associação independente e, portanto, (a companhia aérea) não tem participação nas tratativas com possíveis parceiros para reabertura do espaço.”
Maior museu de aviões privado do mundo
Inaugurado em 2006 no município de São Carlos, o Museu Asas de um Sonho era o maior museu aeronáutico do mundo mantido por uma companhia aérea privada. A coleção fica guardada num hangar no aeroporto da cidade, onde também funciona o centro de manutenção da LATAM.
A coleção possui aeronaves clássicas que foram operadas pela TAM no passado, como os Fokker 27 e Fokker 100, e preciosidades como um Lockheed Constellation e antigos caças da Segunda Guerra Mundial, entre eles um F-4 Corsair da Marinha dos Estados Unidos e um P-47 Thunderbolt com as cores do grupo de caça “Senta a Púa!” da Força Aérea Brasileira.
Apesar da enorme coleção de raros aviões e helicópteros civis e militares, o museu em São Carlos nunca registrou grande movimentação de público. O local onde as aeronaves eram expostas fica a cerca e 250 km do centro de São Paulo.
Quando as atividades do museu foram suspensas, a TAM informou em 2016 que a decisão estava “atrelada ao acirramento dos desafios econômicos do país, provocado pelo aumento da inflação e pela alta do Dólar em relação ao Real, resultando numa desaceleração do setor aéreo”.
Texto atualizado às 16h58 do dia 2 de março com esclarecimento da LATAM Airlines Brasil.
Fico feliz que reabriram o importante museu aeronáutico da Tam.
Vou programar mais uma visita.
Ate la
Bela atitude em ativar este museu histórico sobre a aviação.
Parabéns a todos.
É um acontecimento raro em qualquer país. Quero crer que o prefeito perceba o quanto essa rara coleção agrega ao município.
Nós já fomos em 2012, muito dez lá, moro em Ribeirao Preto e vamos junto com amigos, estou louco para ir! Excelente iniciativa do poder Publico.