Museu da TAM em São Carlos tem atividades suspensas

Companhia aérea afirma que o local vai passar por um estudo de viabilidade econômica
O "Museu Asas de um Sonho" reúne antigas aeronaves utilizadas pela TAM, como o Fooker 27 (Thiago Vinholes)
Fokker 27 da TAM no Museu Asas de um Sonho (Thiago Vinholes)
O "Museu Asas de um Sonho" reúne antigas aeronaves utilizadas pela TAM, como o Fooker 27 (Thiago Vinholes)
O museu reúne antigas aeronaves utilizadas pela TAM, como o Fooker 27 (Thiago Vinholes)

O Museu da TAM em São Carlos (SP), o maior do mundo criado por uma companhia aérea, está temporariamente fechado desde a última sexta-feira (29/1).

Em comunicado, a companhia afirma que “a decisão está atrelada ao acirramento dos desafios econômicos do país, provocado pelo aumento da inflação e pela alta do Dólar em relação ao Real, resultando numa desaceleração do setor aéreo. Este cenário demonstrou a necessidade de um estudo interno de viabilidade econômica do museu, que deverá ocorrer ao longo deste ano”. Durante este período de análise, as atividades do museu estarão suspensas.

“A Tam ressalta ainda, que tentou de todas as formas buscar alternativas para manter o espaço em funcionamento, mas infelizmente diante de um cenário econômico desafiador, não foi possível”, completa a empresa.

Com baixo movimento de público e um alto custo de manutenção, o “Museu Asas de um Sonho”, possui um acervo com mais de 90 aeronaves de diferentes épocas. A coleção possui aeronaves clássicas do passado da companhia, como os Fokker 27 e Fokker 100, e preciosidades como um Lockheed Constellation e os antigos caças F-4 Corsair o P-47 Thunderbolt com as cores do grupo de caça “Senta a Púa!” da Força Aérea Brasileira (FAB).

Ciente da intenção da Tam em desativar o museu, a FAB, em contato com o Airway, confirmou que sugeriu à empresa mover o acervo para as instalações militares no Aeroporto Campo de Marte, em São Paulo (SP). O assunto, porém, ainda não foi adiante.

A departamento de comunicação da FAB frisou que o governo e a prefeitura de São Paulo, além de outras entidades, como a direção de Campo de Marte e os responsáveis pelo acervo da Tam, estão trabalhando para transferi-lo para São Paulo. A mudança, porém, pode alterar a configuração (e até o nome) do museu, que poderá ser assumido por outros órgãos.

A assessoria de imprensa da companhia não tem nenhum posicionamento sobre a mudança da coleção para a capital paulista. Apesar da enorme coleção de raros aviões e helicópteros, o museu da Tam nunca registrou grande movimentação de público. O local fica a cerca e 250 km do centro de São Paulo, um dos motivos pelo qual quase sempre tem poucos visitantes.

Veja mais: Fokker 100 se despede do Brasil

Total
0
Shares
120 comments
  1. UMA GRANDE TRISTEZA SABER ESTA NOTÍCIA QUE ME PEGA COMO A MORTE DE ALGUEM QUERIDO.
    FUI A SÃO CARLOS DE PROPÓSITO SÓ PARA VER O MUSEU.
    ACHEI FANTÁSTICO , MARAVILHOSO…E SABER QUE VAI FECHAR ASSIM…
    NÃO ME CONFORMO…..
    A POPULAÇÃO NÃO PODE AJUDAR ? OS EMPRESÁRIOS ? A INFRAERO? A EMBRAER? SERÁ POSSÍVEL ?
    POR FAVOR DEEM UMA SOLUÇÃO….
    MUITO OBRIGADO
    ENG. CARLOS ALBERTO

  2. É uma pena um museu deste nível não ter atingido o número de visitantes esperado para se manter. Estive lá no ano passado e os aviões são lindos e muito bem cuidados. Acredito que se estivessem em um centro urbano com maior circulação de pessoas, isso não teria acontecido. Mas tudo hoje no país conspira para isso, não é? Espero que cheguem a um acordo e mudem o acervo para outro local pois seria um desperdício ver todo o trabalho de manutenção e conservação serem jogados fora ou vendidos de forma pulverizada.

  3. Uma pena!
    Sempre tive muita vontade de visitar o museu, mas pela distância, posterguei.
    Mais uma para a conta da crise e desse governo.

  4. com absoluta certeza o baixo movimento é o local onde encontra-se o museu. fosse a Capital e resultado seria muito diferente. Eu particularmente deixei de visitar o Museu por este motivo, Fosse em São Paulo ja teria visitado por mais de 1 vws.

  5. Uma lástima…
    Tive o privilégio de visitar o Museu. Uma preciosidade que não poderia ter outro destino a não ser continuar aberto para visitação seja aonde for!

  6. Uma pena esta decisão de suspender ou encerrar as atividades deste museu . Fica claro o motivo atual , mas isto reforça minha opinião de que não temos a cultura de valorizar a História ….. Povo sem valores sinônimo de povo subdesenvolvido

  7. Uma pena fechar o Museu da TAM. Mas realmente a localização para um museu com acervo tão importante dificulta muito a visita. Eu mesmo, que sou do Pará, estive ano passado visitando o museu a partir de Campinas e simplesmente não tem como chegar lá de transporte Público. O máximo que você chega é na Rodoviária de São Carlos e de lá paga em torno de R$ 140,00 para um táxi te levar e buscar de lá.

  8. um museu fantástico com aviões maravilhosos, criado pela paixão do saudoso Rolim Amaro . Uma pena que a presidenta Claudia Sender não se empenhou para viabilizar a manutenção do museu. Devia voltar para a a fabrica de geladeiras….

  9. Que absurdo. Um museu desse porte, nivel internacional…a coisa mais LINDA do mundo….e uma vergonha, cade o auxilio do governo, dos orgaos publicos. Sao Carlos perde um atrativo LINDO e imenso para a cidade. Que vergonha…meu Deus.

  10. Boa tarde!
    É uma pena que o museu tem chances de fechar as portas! Meu irmão foi o ano passado (saiu de Goiânia, foi de avião até SP e de lá pegou um carro até São Carlos)! Disse que o museu, o acervo, atendimento e tudo mais é um espetáculo, muito legal! Fiquei com muita vontade ir, porém não foi possível, e fiquei de ir da próxima vez. Pelo menos ganhei uma lembrança, camisa do museu!
    Obrigado.

  11. Cultura no Brasil não dá $$$$$$$$! Só arruaças, que sim!
    Espero que essas preciosidades não sejam leiloadas em hipótese alguma! Seria um crime!
    Que a FAB assuma o museu.

  12. Mas também, tinha que ser em São Carlos?
    Onde fica isso minha gente…..
    Leva pra SP pra ver se o Museu não vira por lá…

  13. Se o destino for São Paulo , é coerente , pois possui um universo muito maior de visitantes . Mas , por favor , não deixem uma maravilha dessa ficar abandonada , como ficaram as relíquias da Varig , Vasp e afins que hoje , ou são sucatas , ou são fantasmas abandonados. POR CARIDADE , não deixem essas jóias serem perdidas , porque , se assim for , pelo desprezo que nosso povo tem por sua história e pela história em geral , talvez no futuro , a unica coisa que nossos netos verão em Museus da Aviação aqui , serão mosquitos do Aëdes aegypti espetados em quadros.

  14. concorod inteiramente,,que estando em sp fica mais facil visitar…( eu seria ) um dos……………………..

  15. Que pena, nem sabia da existência deste museu, visitaria com certeza se soubesse, acho que faltou uma melhor divulgação porque há milhões desinformado como eu.

  16. O Museus Asas de um Sonho nao deixa de ser um Sonho memo ele Foi e semipre sera um Sonho na Minha Vida , visitei Por 2 vez esta que foi uma maravilha pode trazer para SP mas com memo nome. Museu da TAM Asas de um Sonho

  17. PREZADOS, SÓ TENHO UM COMENTÁRIO A FAZER :

    SE ESSES AVIÕES VIEREM PARA SÃO PAULO E OS ORGÃOS PÚBLICOS TOMAREM CONTA , ADEUS PRECIOSIDADES , BASTA VER A MAIOR PRECIOSIDADE QUE LÁ SE ENCONTRA QUE É O HIDROAVIÃO JAHÚ DO CMDTE JOÃO RIBEIRO DE BARROS , PRIMEIRO PILOTO A ATRAVESSAR O ATLANTICO SEM ESCALAS E SEM APOIO DE NAVIO , TENTEM LEMBRAR COMO ELE FOI ENCONTRADO NO MUSEU NO PARQUE IBIRAPUERA , TOTALMENTE DESTRUÍDO , SÓ FOI SALVO GRAÇAS A INICIATIVA E OS RECURSOS DA FAMÍLIA VELLOSO DO HELIPARK.

  18. Que notícia triste, fui 3 vezes ao museu e a cada ida me encantava com seu acervo.. Torçamos para que seja transferido para SP. Museu Fantástico, não podemos perde-lo.

  19. Por que a TAM Viagens não cria um pacote para os aeroentusiastas? Quantas pessoas talvez não gostariam de conhecer esse Museu, tanto aqui no país, quanto lá fora?

  20. É uma pena. Tive o privilégio de conhecer este belíssimo Museu há poucos meses. É de tirar o fôlego quando saímos da apresentação e entramos no hangar com aquelas maravilhas e todas aquelas histórias lá contadas. Espero que encontrem uma solução e volte a abrir, mesmo que tenha de ser transferido para a cidade de sp.

  21. UM HOMEM DE GARRA (COMANDANTE ROLIM) CONSTRUIU O MUSEU, E UMA EMPRESA NÃO CONSEGUE MANTE-LO EM ATIVIDADE, SRS DIRIGENTES DA TAM. DEVERIAM RESPEITAR A MEMÓRIA DO SEU FUNDADOR. BASTA REDUZIR UM POUCO A PUBLICIDADE TELEVISIVA E TERÃO RECURSOS PARA MANTER O MUSEU.

  22. Lamentável. Viajei pelos Fokker muito tempo.
    Museu da Aeronáutica foi um museu brasileiro, localizado na cidade de São Paulo, que ocupava 5 mil m² em dois pavimentos do Pavilhão Governador Lucas Nogueira Garcez, no Parque do Ibirapuera. As suas instalações incluiam auditório para filmes, palestras e conferências, sala-cofre blindada para peças valiosas e biblioteca. O seu acervo reunia aviões, motores, peças originais, maquetes em escala e outros objetos ligados à história da aviação. O museu foi criado em 1959 pela Fundação Santos Dumont, homenageando o inventor do avião, o brasileiro Santos Dumont. Após algumas décadas ocupando lugar destacado na programação cultural do Município, foi retirado do Ibirapuera e da cidade de São Paulo. Para se ter uma ideia, o acervo valiosíssimo que ali se encontrava, a exemplo do avião Jahu, estava deteriorando-se em função de goteiras e vazamentos, um verdadeiro descaso para com o patrimônio histórico brasileiro. O avião Jahu, foi reformado e recuperado pela Fundação Santos Dumont, e hoje está exposto no Museu TAM em São Carlos.

  23. Triste notícia. Prelúdio do fim de um sonho de um grande visionário: Comandante Rolim Amaro. Tive a feliz experiência de voar com a TAM nos seus primórdios, com os Fokker 50 e 100. Companhia genuinamente brasileira que desafiou as multinacionais em oferecendo uma atendimento cordial e humano. Mais triste ainda ao ler a nota “…Este cenário demonstrou a necessidade de um estudo interno de viabilidade econômica do museu…”. Se todos os museus necessitassem de estudo de viabilidade econômica, o que seria do MASP, Pinacoteca e tantos outros?? Parece que os objetivos econômicos suplantaram a memória e a cultura… Finalizo com uma recomendação à TAM: Por acaso já avaliaram quanto este museu contribuiu para a imagem e marca da Companhia??

  24. Acredito que a Tam deveria pensar seriamente na sugestão da FAB de mudar o museu para o Campo de Marte. Já visitei o museu e o achei magnífico, sem nada a dever para similares em outros países.
    Tenho certeza que a mudança para cidade de São Paulo, aumentaria muito o número de visitações, uma vez que São Carlos é muito distante da capital.
    Vamos salvar o sonho do Cmte Rolim.

  25. Com certeza é uma pena.
    Museu de muito alto nível e que deveria ser motivo de orgulho para qualquer brasileiro.
    A organização nao parecia com o que estamos acostumados no país.
    Chato que o país tenha adotado políticas econômicas de esquerda que no médio a longo prazo sempre acabam por manter injustiça (só muda o dono – vide revolução dos bichos) e acabar com desenvolvimento

  26. Uma lástima, pois ao lado do Museu da Boeing em Seattle e do Deutsche Museum em Munique, o Museu da TAM, por ser particular, é o mais bem organizado e completo dos que conheço.
    Para variar falta de incentivo governamental para a preservação da nossa história. Agora o acervo voltará a apodrecer em algum hangar como aconteceu com o “Jahu” no antigo museu da aeronáutica no Ibirapuera, que a TAM livrou do cupim e recuperou totalmente.

  27. Eu sou de Sao Carlos, e ja tive a oportunidade de visitar muitos outros museus ao redor do mundo. Posso afirmar com absoluta certeza de que o museu da TAM e um dos poucos museus no Brasil com padrao internacional. Para quem conhece, poder ver um Corsair ao lado de um FW-190 e uma coisa que muita gente afficionada pela segunda guerra mundial jamais vera. Representa a realidade crua do “jeito americano” versus a tecnologia alema. Entretanto, a localizacao e mesmo muito ruim.

  28. Seria uma boa transferir todas essas relíquias para São José dos Campos, pois aqui é a Capital dos Aviões.

  29. Política de céus abertos, Tam virando Latam. Vocês realmente acham que a velha Tam faria isso? Se o nosso país continuar não investindo em tecnologia, não valorizando nossos profissionais e nossa história a tendência é essa. Qual é o interesse da nova empresa manter um custo desse? Não é o seu país. Fiquem atentos, estamos destruindo nossa aviação.

  30. Quanto ao fechamento do museu, realmente é lamentável. Quanto as causas, são questionáveis desde o seu início. Como sabemos, no Brasil tudo é comprado e/ou vendido. A VARIG com um dos maiores acervos do mundo quebrou quando deixou de viabilizar os extras. Com a TAM não é diferente, Não se pensa em coisas culturais de fato e sim rendimentos particulares. Penso que em algumas décadas vamos ter condições de realmente pensar em cultura e não em dinheiro…Sou apaixonado por aviação….infelizmente a realidade dos fatos são diferentes do que pensamos..

  31. Realmente uma pena, mas a cidade é pequena, menos de 270 mil habitantes, e os planos da TAM são(e merecem) ser grandes, com restaurantes, lojas, abrir todos os dias, algo que nossa amada cidade e região, ainda não comportam.

  32. Lamentável! já frequentei por duas vezes, sendo a última em abril de 2015. Muito legal, bem organizado, um projeto muito bem intencionado. De fato o movimento quase não tem! Também nunca ví, nem ouví falar de algum projeto de publicidade referente a esse museu! Talvez o principal problema seja o afastamento de um grande centro.

  33. Que triste notícia… estive no museu no começo de dezembro e achei tudo fantástico. Saí com a vontade de levar minha família para conhecê-lo mas, infelizmente essa triste notícia me pegou de surpresa. Realmente o museu é pouquíssimo visitado (fui num domingo e parecia meio de semana de tão pouca gente que havia lá). Se fosse em outro país, certamente isso jamais aconteceria. A distância de São Carlos para São Paulo não pode nem ser a culpada pelo fechamento, pois existem inúmeros outros museus no interior do país e que são muito visitados, mesmo sendo longe dos grandes centros. Não dá para perder uma preciosidade dessas…

  34. Estivemos lá faz 40 dias. Muito bacana o local. Quente pra caramba mas vale a pena. Gostei muito do páteo de manutenção onde tinha 2 A-320. Pena que fechou…

  35. Li em outro site o seguinte comentário sobre esse assunto. “A TAM foi comprada pela Lan Chile e virou LATAM. Os chilenos são os novos donos da empresa e não estariam dispostos a gastar os 300 mil mensais que o museu consome com pessoal e conservação das aeronaves”. Se este valor for correto realmente não tem como manter aberto, a solução seria diminuir o número de aeronaves e enxugar todos os custos, só que ai a conservação do acervo e tal ficaria comprometida. Pelas fotos é possível observar o ótimo aspecto do espaço.

  36. Lamentável! Era um “ponto fora da curva” num contexto crescente da mediocridade nacional vigente. Que tal fazer um espaço para um Pancadão ou sertanejo universitário (arrrgghh!). ” Aí vai bombá, mano!!!”

  37. Solução para este problrma: Trazer o Museu para a Capital onde se concentra a maioria das atrações e publico garantido.

  38. É com tristeza que recebo esta notícia. Apaixonado por aviação, visitei e fiquei maravilhado com o bem cuidado Museu da Tam. Trata-se de um Centro Cultural que precisa ser conservado. Poder publico, empresas, autarquias, salvem o Museu. Trazer para um grande centro seria uma das soluções, deste que mantido o espirito educativo do empreendimento. O Brasil precisa preservar a sua história.

  39. Meu Deus! Não acredito! Sou de Ribeirão Preto e tive a oportunidade de visitar o museu em 5 oportunidades, inclusive há uns 40 dias atrás. É simplesmente MARAVILHOSO! Um dia de visita é insuficiente para conseguir apreciar com atenção tudo o que nele existe. Mal posso acreditar…estou muito chateado.

  40. Já ensaiei várias idas a este museu, mas a logística era muito complexa. Espero que o acervo seja dirigido à cidade de São Paulo.

  41. Uma pena.
    Para quem mora em São Paulo ir para São Carlos, fora a distância os pedágios são proibitivos.
    Por outro lado achar um terreno em SP para comportar esse monte de avião não será fácil.
    E se encontrarem será o olho da cara.
    Eu espero que achem uma alternativa.

  42. Lamentável ler uma notícia dessas. Por mais longe que fosse tive a honra de ir. De voltar a ser criança de ver um pouco do passado da nossa aviação. Não questiono valores, muito menos a condição de cada um. O fato que se realmente fechar esse museu será de fato uma perda da nossa pequena história da aviação. Se mudar de local e/ou mudar de administração vai ser realmente difícil. Lembrando que sempre haverá a falta de verba e a má vontade a administração pública de manter esse acervo

  43. O problema desse museu é o local, que fica longe dos grandes centros. É fora de mão. Nada adianta ficar com minimizar causa de governo.

  44. Com certeza , a mudança para o campo de marte trará movimento ao museu. Aqui no Rio o museu da aeronáutica no campo dos Afonsos sofre do mesmo problema, porém é administrado pela força armada.

  45. O museu é belíssimo, rivaliza com qualquer um no mundo. Mas nem em São Carlos fica, na verdade é no meio do nada numa rodovia próxima a São Carlos. Não há transporte público algum, só se chega de carro. Para mim isso inviabilizou o museu, que sempre foi um sonho, pelo visto não compartilhado com os atuais donos chilenos da empresa. Mais uma perda.

  46. Lamentável, este é um retrato do país em que os governantes não tem o mínimo de credibilidade…..dinheiro para o bolso todos ….mas para instruções, conhecimento e cultura…..nada!!!!!
    Pobre país de terceiro mundo…com políticos aplicando dinheiro nos paraísos fiscais…..que nojo

  47. Amo a aviação, sempre achei o local do museu inapropriado, muito distante da Capital de São Paulo, vejo sempre o campo de Marte vazio, seria de grande valia utilizá-lo para receber este tesouro e um belo museu para nossa Capital.

  48. Lá estive em Julho de 2015, ano passado. Foi a realização de um sonho antigo, o de visitar o Musem TAM! Além do passeio de moto, saindo de Brasília a São Carlos, tudo foi fantástico!
    Que acervo maravilhoso e raro. As “peças” expostas estão impecáveis, super bem conservadas. O ambiente, o atendimento etc.
    Uma grande pena o que se avizinha. Infelismente, não temos por hábito valorizar espaço como estes.
    Se serve de algo, que fique o meu apelo para que outros setores do empresariado – público ou privado, abracem esta obra de raro valor para a memória brasileira e do mundo, relativamente ao setor aéreo.

  49. Lamentável. O museu está muito bem instalado, possui peças raras e é muito bem cuidado. Infelizmente a situação atual do país é desesperadora e assumir o custo de manutenção de um projeto desse porte não é pouca coisa para nenhuma empresa. Talvez a FAB ( mesmo de pires na mão) consiga salvar, ou manter, aquelas aeronaves lá expostas até que as coisas melhorem um dia, espero. De qquer forma é o retrato da preservação da cultura no país, vide outros museus.

  50. já fui maravilhoso concordo com vocês sobre o fechamento do museu, eles tem gastos, manutenção atc..
    mas como um pai de família leva os filhos e a esposa com o valor da entrada. mais horário e dia de visitação..

  51. Meio fora de mão para se chegar.
    é díficil para turistas irem a São Carlos apenas por causa do museu.
    Se fosse em outro local, mas próximo de SP, provavelmente o cenário seria outro,

  52. Aqui nesse país sem cultura onde se bobear 80% dos passegeiros nem sabem o nome do avião que voam ou quantas asas tem, vocês não podem esperar nada.

  53. Gostaria de avisar que a legenda da foto do quadrimotor Costellation nãop está correta, o avião em questão está pintado com as cores da PANAIR DO BRASIL e não REAL, o Costellation da Real operou era outro modelo L-1649A Super H.

  54. É lamentável o fechamento do museu da TAM, aliás, não é somente da TAM, é da história da aviação brasileira, é a História do Comandante Rolim o qual o conheci.

    Por essas é outras mil razões de ordem negativa desse infeliz Brasil, que não temos e não preservamos a história, mas, um dia a TAM vai encontrar fôlego, parceiros e vai voltar com certeza.

  55. Eu raramente escrevo sobre artigos ou reportagens na Internet, mas esta aqui realmente me deixou triste. Eu estive neste museu e foi uma das experiências que me deixou mais orgulhoso de ser Brasileiro, algo que hoje em dia está MUITO difícil.

    O acervo de aeronaves é absolutamente incrível, assim como o estado em que elas se encontram. Tive a impressão de que qualquer avião ali exposto estava pronto para decolar de tão bem conservadas que estão. É triste ver que nós, brasileiros, não estamos conseguindo vencer o cancro que é este governo que está corroendo toda nossa história, cultura, auto-estima e orgulho.

    Entendo perfeitamente a necessidade da TAM em encerrar as atividades do museu, mas realmente espero que da mesma forma eles consigam reabri-lo. Muito triste.

  56. Retrato perfeito do Brasil. Esse museu é de primeiro mundo, nasceu no lugar errado. Sou de SP, e mesmo com a distância fui lá 2 vezes, porque merecia. Um sonho, que por isso mesmo e em nome da cultura e da imagem para a empresa não devia visar lucro puro apenas. E se vier para SP sob tutela de instituições públicas, será sua sentença de morte. O Finado Museu da Aeronautica do Ibirapuera que o diga. TAM, por favor, honre a memória do saudoso Cmte. Rolim.

  57. No ano de 2015 conheci este museu. Era um desejo antigo que demorei para realizar e realmente me surpreendido. O museu é maravilhoso, desde a infra estrutura do prédio, instalações, acomodações, extremamente limpo, sem falar da qualidade do acervo. Ate a comida servida no restaurante era muito boa. Estava planejando visita-lo novamente. Li este artigo com tristeza.

  58. Muito triste.
    Tive a oportunidade de visita-lo a uns 4 anos passados e fiquei impressionado com tamanha estrutura e a limpeza do local.
    Porem como já foi mencionado em outro comentário APERTA O 13 E CONFIRMA.

  59. Estive com minha família, há pouco mais de um ano neste museu, é simplesmente maravilhoso, de nível internacional. Espero que alguém retome este projeto, São Carlos, São Paulo e o Brasil merecem !!!

  60. Estive em 01/10/2015 nesse museu e fico triste por tal iniciativa, pois resta pouco da historia da aviação em São Paulo e agora não temos mais nada.
    Também vai se perder a coleção de miniaturas que estão no museu.
    No passado algumas daquelas aeronaves e miniaturas estavam no museu do Ibirapuera.
    Vamos fazer força para que este museu venha para o campo de Marte com todas as configurações lá existente.

  61. A notícia é lamentável. Uma alternativa seria transferir para São José dos Campos, onde já existe o Museu Aeroespacial, encravado entre o CTA, o INPE, a Embraer e o Aeroporto. A cidade carrega a imagem ligada ao setor aeroespacial, está a uma hora de São Paulo e a quatro horas do Rio. Além de ser polo de uma região bastante populosa.

  62. Uma verdadeiro absurdo num pais sem memória trabalhei na TAM – Taxi Aéreo Marília voei várias vezes com o saudoso comandante Rolim Amaro acompanhei eles várias vezes em trabalhos no intuito deste sonho se realizar e agora isso pela total falta de sensibilidade de nossos governantes um verdadeiro desastre se abate sobre todos os que curtem e amam a aviação. Senhores empresários salvem e ajudem o Incansável JOÃO AMARO na manutenção deste acervo único.
    O Museu da FAB no rio de janeiro também esta às traças. salvem a memória da aviação Brasileira em vez de distribuírem grana a rodo a políticos safados.

  63. Lindo museu!!!!
    Visitei o ano passado, eh maravilhoso, tinha planos de voltar.
    Vale a distância, cada litro de gasolina e tarifa de pedágio…..
    TAM falta divulgação……. #ficamuseu

  64. Assim caminha o Brasil, o pouco de cultura se vai… país de analfabetos. Por favor não fechem o museu da Tam. Já fecharam o museu da independência… Já queimaram o museu da língua portuguesa… mas o museu da bosta do futebol esta firme e forte…
    Não vou nem falar de como e quantos museus tem em USA e na Europa… Não vale a pena.

  65. Este Aviao nao devia ter voada nunca, pois o motores nao tinham potencia
    para fazer a aeronove levanta voo, quando saia de brasilia parecia que nunca ia subir demorava 15 minutos para sair do chao graças a Deus essa espelunca vai parar de atormentar o brasileiros

  66. Uma pena realmente, sempre tive vontade de visitar, porém não fica em um região muito acessível.
    Talvez desse mais certo em uma área de melhor acesso, próximo a um grande aeroporto, em uma capital, sei lá.. mas realmente era fora de mão. Ainda assim uma pena mesmo.

  67. Já sabem o que vai acontecer se o acervo do museu parar nas mãos do governo e afins…
    Também concordo que se a localização for alterada para outra região mais prox. a capital, o fluxo de visitas deve aumentar consideravelmente. Podem promover pacotes de visitação turística, isso seria interessante.

  68. Podem falar o que quiser , mas sou bairrista sim , quer investir em serviços com RETORNO , só na capital da américa latina , SAO PAULO

  69. Não adianta apelar para o governo, aviões com hélices o PT não aceita, só lida com jato, de preferência os da lava jato…

  70. Mas a questão é tão simples. Um Museu desse porte teria q ser aqui, na capital do estado, mas permanecendo a TAM como adminstradora. Conheci o Museu da Aeronáutica no Ibirapuera quando criança. Administrado pelo poder público jamais.

  71. Lógico que não tinha muita renda ou visitantes, ninguem divulga o local a não ser nós da região, o Brasil já é um Pais sem cultura e o pouco que existe esta acabando, as autoridades deveriam lutar para manter e a empresa que comprou tambem, até sugiro um boicote a todas as linahs aereas da TAM caso o museu acabe.

  72. O museu já nasceu com os dias contados. Um museu desse porte nunca deveria ter ficado numa cidade não-turística do interior, longe do público, longe das grandes aglomerações urbanas. Eu sempre quis ir a esse museu, mas me deslocar até São Carlos só pra isso é muito contramão, é pouco prático, pouco viável. O museu deveria ter sido construído em São Paulo, no Rio de Janeiro, em Salvador, ou mesmo numa cidade do interior turística, como Campos do Jordão, Gramado, Petrópolis… foi uma falta de visão absurda dos idealizadores, falta de visão do Comandante Rolim. Quem sabe agora eles deslocam o museu pra São Paulo, como foi cogitado, e aí sim certamente haverá grande público para custeá-lo.

  73. Um lindo museu para os apaixonados pela aviação, o brasileiro não gosto de museus em outros países a distância não seria um problema.
    Não podemos perder este acervo. É inestimável a FAB E a TAM precisam encontrar uma solução, quem sabe formar uma instituição histórica e transferir este para um museu aeroespacial em São Paulo.

  74. Uma grande perda , tomara que retorne brevemente as atividades . Visitei com meu filho em 2014 e ficamos lá das
    10:00 as 16;30 horas e ainda faltou tempo para apreciar tudo
    o que contem . Instalações espetaculares , limpeza perfeita e
    muita organização , alem de excelente infra estrutura aos visitantes . Museu de padrão internacional.

  75. Infelizmente o Brasileiro na média não gosta de apreciar Museu, exposições, teatro, história,.(cultura de um modo geral). Só saber ir a shopping e barzinho, (não que seja ruim mas só sabem isso). Do poder público não podemos esperar nada porque investir em educação e cultura não dá voto!!! Moro em São Carlos e um amigo veio do Mato Grosso porque queria conhecer o Museu. Ele gosta de aviação, mais se bobear os jovens de hoje não devem nem saber o que foi a 2ª Guerra Mundial. Desculpem o desabafo

  76. É com grande tristeza que recebo está notícia, pois este museu é maravilhoso, bem cuidado e suas instalações são excelentes para o publico.
    Estive neste museu em três ocasiões e posso afirmar que é emocionante conhecer um pouco da história da aviação.
    “Um povo sem memória não é digno de história”

  77. Enquanto isso, na cidade de Bebedouro…jaz mais reliquias aeronauticas a céu aberto (de brigadeiro?). Duvido que a “FABlida” vai dar um jeito…Muito menos os politicos corruptos…Brasil…país da piada pronta…e aperte 13 e confirma! Neste ano, 2018, e assim vai…

  78. Tive a oportunidade de participar da gravação do DVD Ao Vivo no Hangar, filmado dentro do Museu, que certamente ajuda a eternizar a história desse local incrível. É realmente uma pena que um patrimônio cultural tão rico não seja valorizado em nosso país.

  79. Uma pena, esperemos que o governo paulista use o bom senso e assuma o museu ou mesmo a iniciativa privada, não é possível que fechem esse museu.

  80. O Campo de Marte em São Paulo é o local ideal para este museu: próximo do centro, ao lado da Marginal, no corredor Norte-Sul, metrô a 700 metros, terminal Tietê a 1000 metros, em frente ao Anhembi, Sambódromo, restaurantes, shoppings, estacionamentos próximos, e além disto usaria aquela área enorme dentro do Campo onde a FAB praticamente não faz nada, exceto ano sim, outro não, um show aéreo.
    Torço para que isto ocorra pro bem do Museu, da Tam e de todos nós, amantes da aviação.

  81. Essa é uma tragedia aérea é lamentável me uno a alguns leitores que comparam a perda repentina de um ente querido, ñ tive a oportunidade de levar meus filhos para ver esta exposição maravilha da engenhosidade humana que Santos Dumont ajudou a criar peço encarecidamente que reconsiderem e ofereçam a população uma nova oportunidade de visitar o museu e assim a mesma contribuir p/ a manutenção deste patrimônio Histórico do nosso país.
    Fica tbm o alerta vermelho para que tds vejam oque o PT fez com o NOSSO PAÍS, PAÍS QUE É NOSSO E Ñ DELES COMO ELES PENSAM, ABRAMOS OS NOSSOS OLHOS E FECHEMOS OS NOSSOS PUNHOS E VAMOS FAZER PRESSÃO PARA TIRAR ESSA CORJA DO NOSSO MEIO.

  82. Sou de Franca – SP, 190 km de São Carlos – SP (onde está o museu).
    Fui 5 vezes lá especificamente para ver o museu. Não importa o local.
    Morei em São Paulo por 28 anos. Era frequentador do Parque do Ibirapuera onde também vi muitas vezes belas e raras aeronaves serem destruídas pelo tempo e… pelos incompetentes administradores. Não sei se seria o melhor lugar. Com certeza deve ter lugar melhor que lá. Obrigado!

  83. Sou de Franca – SP, 190 km de São Carlos – SP (onde está o museu).
    Fui 5 vezes lá especificamente para ver o museu. Não importa o local.
    Morei em São Paulo por 28 anos. Era frequentador do Parque do Ibirapuera onde também vi muitas vezes belas e raras aeronaves serem destruídas pelo tempo e… pelos incompetentes administradores. Não sei se seria o melhor lugar. Com certeza deve ter lugar melhor que lá. Obrigado!

    Ah… Tabajara!!! e sempre almoçava em sua churrascaria!!!

  84. Ví uma monte de desculpas esfarrapadas pela distancia…alguns preguiçosos se tivessem esse museu do lado de sua casa não teriam visitado. São Carlos dista a apenas 200 kms.

  85. O Museu da TAM tem um acervo espetacular. Eu fui em 2010 e não há nada parecido na América do Sul. Foi montado com todo carinho pelos fundadores, mas era de se notar que o local escolhido não colaborava para o sucesso em termos de frequentadores. Estou torcendo para que seja tomada uma decisão sensata e que seja transferido para São Paulo, onde certamente o número de frequentadores aumentaria e poderia garantir a sua sobrevivência.
    Pela continuidade deste belíssimo sonho dos irmãos Amaro e dos aficionados na aviação !!!!!

  86. Uma clara demonstração da falta de interesse pela História Brasileira, se fosse um museu do carnaval ou de futebol teria reportagens, teria publico, teria financiamento do governo, teria propaganda. Brasileiro não é e nunca foi PATRIÓTICO!!!!

  87. Lindíssimo o Museu, lindíssimos o Constellation, o F-4, os motores em exposição, uma beleza. Mudar de lugar vai ficar MUITO MAIS CARO do que fazer a manutenção. Vai virar sucata o Constellation… Façam a doação para um país sério…

  88. Localização. Simples assim. Eu não sairia de São José dos Campos para ir a são Carlos, apenas para visitar o museu. Cidade pequena no meio do estado de São Paulo. Deveria ser na capital, onde o acesso é fácil e iria também para outras atrações turísticas e culturais.

  89. Bom dia
    Façam alguma coisa para que não encerre suas atividades,cade os governos,até o Min. turismo deveria fazer algo.

  90. Bom dia,
    Este museu juntamente com as oficinas da Tam eram para ser instalados no aeroporto de Americana (SP), porém devido a problemas com a cessão de uma área que na época pertencia ao governo estadual, levou a Tam escolher São Carlos que estava no páreo. Infelizmente ocorreu a mudança, com certeza se hoje estivessem na região de Campinas, a proximidade a São Paulo e o acesso facilitado seria muito mais rentável e promissor a futuro do empreendimento.

  91. Bom dia,
    Este museu juntamente com as oficinas da Tam eram para ser instalados no aeroporto de Americana (SP), porém devido a problemas com a cessão de uma área que na época pertencia ao governo estadual levou a Tam a escolher São Carlos que estava no páreo. Infelizmente ocorreu a mudança, com certeza se hoje estivessem na região de Campinas, a proximidade a São Paulo e o acesso facilitado seria muito mais rentável e promissor a futuro do empreendimento.

  92. BOM DIA. Fui duas vezes. O fechamento já era esperado. Quando fui pela última vez já estavam economizando energia. Perder um museu dessa magnitude é lamentável.

  93. Bobagem culpar a crise. Claro, que ela pode ter suas influências, mas ter um museu desses longe do público é esperar pouco retorno advindo das visitações, é luxo para quem mantém. Ainda assim, o nosso país é pobre em manter esse tipo de atração (museu). Basta ver o Museu do Ipiranga, largado às cinzas e pó há anos, depredado e esquecido, e olha que se comparado ao que tem em outros países, é de se envergonhar acharmos que aquele museu seja bom. Cultura e história aqui não querem nem de graça. Aliás, vamos a outro exemplo, quantas bibliotecas de bairros você poderiam citar?

  94. Certamente tem que estar em algum aeroporto, e o Campo de Marte surge como uma boa alternativa – lembrando que realmente em São Carlos estava num local pouco acessível, por isso a baixa demanda que causou o fechamento.
    Que venha para São Paulo, com uma estrutura igualmente bem montada, certamente se resolverá o problema.

  95. Estou muito triste com esta perda. As oportunidades de ver uma aeronave histórica são cada vez mais limitadas e este museu nos presenteava com a possibilidade de ver diversas delas num só passeio.
    O impacto que este museu tem nas crianças pode ser definida pelo meu filho mais novo, cuja resposta à pergunta sobre qual profissão ele quer exercer quando crescer (ele tem 6 anos) é “piloto de avião da TAM”. Mesmo já tendo a oportunidade de ver a Atlantis.
    É uma pena as instituições de ensino públicas não disporem de recursos para incluir estes sonhos nas mentes dos pequenos brasileiros. É uma outra pena que as imagens formadas nas “cabeçinhas” sejam de um Brasil fraco e incapaz, diferente daquele demonstrado por Ayrton Senna, Santos Dumont, Maria Quitéria, Cruz e Sousa, Barão de Mauá e tantos outros que não caberiam nesta pequena caixa de texto.

  96. Já fez um ano que visitei o museo em companhia dos netos Ricardo, Rafael e esposa Cida. 700 km ida e volta da minha cidade Itaí-SP. É uma pena que outros 3 netos não poderão conhecer esse museu maravilhoso. Mas tenho esperança de levar o Daniel o Guilerme e a Beatriz seja onde for. Sou otimista, esse acervo será salvo e será realocado em outro lugar.

  97. Indignação. Não tenho outra palavra para definir meu sentimento lendo esta noticia.
    Tive este mesma sensação quando foi fechado o museu de carros da Ulbra, em Canoas-RS, onde se tinha o maior acerto automobilístico da America Latina e um dos maiores do mundo, e nem o poder público, e nem a iniciativa privada interferiu, deixando que se leiloassem todo o acervo.
    Espero que não aconteça o mesmo com o museu da Tam, e seja apenas temporário seu fechamento.
    Não podemos deixar que se perca este importante acervo da história da aviação.

    “Povo sem memória é um povo sem história”. Nunca aprende com os erros do passado.

  98. infelizmente, a unica cia aerea genuinamente Brasileira nao existe mais, a tam ja é dos chilenos e eu tinha quase certeza que este lindo museu que foi idealizado pelo finado Comandante Rolim era questão de tempo para que os chilenos acabassem com ele, ta ai, este museu não era questão de lucro, era a historia da aviao Brasileira idealizado por um apaixonado por isso que era o Rolim, uma pena ele ter partido tao cedo pois ele teria dado outro rumo a empresa inclusive ao museu que teria um acervo maior ainda, ja se foi a transbrasil, vasp, varig agora tam…, uma pena, hj só temos a Azul de Brasileira, mas ja ta sendo repartida pelos estrangeiros tb, a gol tb ta complicada… cia aerea no brasil nunca vai pra frente, infelizmente, a unica coisa que se salva, a Embraer, pq cia aerea…. tadificil

  99. É com imenso pesar que leio esta notícia. Qualquer entusiasta de aviação ou pessoa meramente curiosa ficaria encantado em conhecer as instalações deste belíssimo museu. Estive em São Carlos somente para poder visitar o local, e pude observar o cuidado e zelo dos funcionários do grupo TAM com o acervo espetacular que possuem! O cenário de instalação do museu não podia ser melhor, ao lado esquero observa-se uma oficina, reparando boeing’s e outros aviões de linha utilizados pela empresa, e a frente uma imensa pista para pouso e decolagens. Tudo emoldurado por uma grama verde e bem aparada! Outra coisa que pude notar eram as toalinhas cheias de óleo abaixo dos motores, indicando que as aeronaves (algumas delas) ainda podiam funcionar! Fantástico! Sem contar a área de restauração, cirurgicamente instalada dentro do fabuloso hangar e com grandes janelas transparentes, para que se pudesse observar o que estava por vir!

    Este é o triste fim de um país de gente ignorante e refém das próprias escolhas! Que eu possa sumir destas terras o mais rápido possível. A esperança morreu!

  100. Ao se concretizar qualquer tipo de mudança, que não fique como está o Museu de Bebedouro. Com aeronaves historicas destruidas pelo tempo, descaso e incompetência absoluta onde o maior vigilante é o mato que toma conta de tudo. Há no local um Saab Scandia, o único exemplar no mundo, entregue às intempéries e sem o menor cuidado.

  101. Triste noticia ,tive oportunidade de visitar o museu,
    Como também ja visitei outros museus de aviação em outros países, e o da Tam pode ser considerado um bom museu neste tema,
    pois conta com peças inestimáveis em seu acervo
    Layout bom , instalações modernas, um ambiente agradável
    O museu me surpreendeu quando da minha visita

    Mas um pais fadado ao fracasso como o nosso esta noticia não pode causar surpresa, se gasta fortunas com corrupção , mas não temos verbas para a memoria histórica
    Somos um povo sem passado e pelo visto sem futuro

  102. Lendo a mensagem do Mauro Moura, pesquisei na Internet e fiquei absolutamente pasmo com o péssimo local de exibição e o estado de conservação das diversas aeronaves expostas no Museu Eduardo André Matarazzo, de Bebedouro – todas a céu aberto, sujas, deteriorando-se. E são aeronaves belíssimas,
    Extraí abaixo uma listagem, da Wikipédia:

    “Na coleção de aeronaves, encontram-se um helicóptero Sikorsky S-51 Dragonfly, um avião Douglas DC-3 cedido pela Varig, um Fokker 90-A2 e um Vickers Viscount, ambos provenientes da VASP; um conjunto de caças, incluindo um AT 33, cedido em comodato pelo Ministério Aeronáutico do Recife, e um Gloster Meteor de 1954; diversos monomotores, incluindo um Fairchild PT-19 doado pelo Ministério da Aeronáutica, um modelo Rearwin de 1938, um Paulistinha CAP-4 e dois exemplares do North-American T-6, etc.[8] Entre as peças de interesse histórico, destaca-se o avião que trouxe a Seleção Brasileira, bicampeã na Copa do Mundo de 1958, de volta da Suécia.”

  103. Por que ao contrario de Fechar o Museu a Tam nao faz uma campanha aos menbros do Tam Fidelidade para doação de pontos para ajudar a mante-lo aberto? Todas vezes que fui até o local havia sim muitos visitantes! O prefeito e Empresario poderia ajudar isto nao acontecer (se economizar nao pintando as faixas de pedestres de branco e AZUL, coisa nao observada em nenhuma cidade do mundo, poderia ajudar)

  104. Quando ouvi essa notícia pelo rádio do carro, até parei, pois, o choque foi grande. Estive no museu há um ano e fique impressionado com a organização, atendimento e os tesouros ali, super bem cuidados em exposição. Fiquei feliz em saber que, cerca de 70% daqueles aviões ainda voam. Dói saber que essa preciosidade será desfeita. Se for para a FAB, vai se perder, totalmente. O governo corrupto que comanda nossa nação não vai destinar nenhum centavo para a preservação. Haja vista o destino que tiveram outras aeronaves que foram doadas para serem expostas e se perderam ao longo do tempo pelo descaso e extermínio por falta de cuidados. TRAGAM PARA SÃO PAULO, MAS, NÃO DEIXEM NENHUM GOVERNO PARTICIPAR,. Onde os governos, indistintamente, põem as mãos se perdem na corrupção e abandono. Sugiro que um POOL DE EMPRESÁRIOS banquem essa transferência.
    Quer dor saber que n~]ao mais será possível visitar novamente esse museu.

  105. Fechar um Museu é uma vergonha em Quaquer Pais! Principalmente com tantas noticias ruins! São Carlos é um polo de alta tecnologia com duas Universidades Importantes (USP e FEDERAL). O prefeito empresario ilustre poderia ajudar colocando sua manzinha no bolso e a TAM poderia abrir a oportunidade para os que participam fo seu programa de Fidelidade ajudar doando um pouco de milhas de seus associados (eu doaria com certeza)! Triste de mais!

  106. Este país nao preserva mesmo a memória aeronautica, eu morei nos EUA e lá tem mais de 500 museus somente destinados a aeronautica, visitei varios e todos ultra conservados e aqui o pouco que temos ou apodrecem ao ar livre ou fecham

    este é um pais definitivamente sem MEMÓRIA, TRISTE!!!!!

Comments are closed.

Previous Post
O ator Jackie Chan se tornou o primeiro cliente do Legacy 500 na China (Divulgação)

Jackie Chan é o primeiro cliente do Legacy 500 na China

Next Post
A empresa pretende formar uma frota com 26 aeronaves até 2020 (Modern Logistics)

Primeiro 737 da Modern Logistics chega ao Brasil nesta semana

Related Posts
Total
0
Share