Um antigo Tupolev Tu-214 que estava armazenado desde 2015 e foi recuperado pela United Aircraft Corporation (UAC) iniciou voos de testes com novos componentes russos, informou a estatal russa.
O jato comercial de fuselagem estreita está sendo preparado para voltar à produção em série após as sanções ocidentais impedirem a venda de aeronaves modernas ao país.
Similar a um Boeing 757, o Tu-214 é uma aeronave de concepção antiquada, com motores turbofan ineficientes e um cockpit com que ainda traz a figura do engenheiro de voo, posto que foi extinto nos aviões ocidentais há décadas.
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A UAC, no entanto, afirmou que o Tu-214 será modernizado para automatizar essas funções e operar apenas com dois pilotos, a fim de reduzir seus custos operacionais.
“Com base nesta aeronave, continuaremos os testes de voo, a modernização e o desenvolvimento da plataforma Tu-214, incluindo a criação de uma cabine de comando para dois ocupantes”, disse Konstantin Timofeev, diretor geral da Tupolev.
Solução paliativa
O Tu-214 de matrícula 64509 pertenceu à Transaero e estava armazenado até julho, quando foi recuperado e repintado com as cores da UAC.
O jato comercial deverá ser uma solução paliativa para as companhias aéreas russas até que os mais modernos SJ-100 e MC-21 consigam ser produzidos em um ritmo elevado.
Ambos os programas estão bastante atrasados em virtude das dificuldades com o desenvolvimento de componentes caseiros.
O SJ-100, por exemplo, ainda não voou com o motor PD-8, que substituirá o SaM-146, turbofan produzido em parceria com a Safran.