NASA avança nos testes com aeronave supersônica “silenciosa” X-59

A previsão é que o primeiro voo aconteça no início de 2025; promessa é de “estrondo mais suave”
A previsão é que o X-59 faça o primeiro voo no início de 2025 (NASA)
A previsão é que o X-59 faça o primeiro voo no início de 2025 (NASA)

A missão Quesst da NASA iniciou o ciclo de testes do motor que impulsionará o X-59, uma aeronave experimental projetada para voos supersônicos silenciosos. Os testes, iniciados em 30 de outubro, têm por objetivo validar a integração dos sistemas da aeronave quando alimentados pelo próprio motor.

Até então, o X-59 havia dependido de fontes de energia externas. Estes testes estabelecem as bases para a próxima etapa no caminho rumo ao voo inaugural da aeronave experimental.

Na primeira etapa de testes, o motor foi acionado em baixa rotação, sem ignição, permitindo à equipe avaliar a presença de vazamentos e assegurar que todos os sistemas estão se comunicando corretamente.

Em seguida, o X-59 foi abastecido e submetido a testes com potência reduzida para verificar a funcionalidade do motor e a integridade de outros sistemas sem anomalias ou vazamentos.

Nas próximas fases de teste, o X-59 será submetido a ensaios com o motor em alta potência, incluindo mudanças rápidas de aceleração, simulando as condições reais de voo. A equipe então se concentrará nos testes “aluminum bird”, onde dados serão inseridos na aeronave para simular tanto condições normais quanto falhas.

O protótipo X-59 da NASA e da Lockheed Martin
X-59 (Lockheed Martin)

Esses ensaios serão seguidos pelos testes de taxiamento, que envolvem a movimentação da aeronave no solo. Finalizadas essas etapas, o X-59 estará pronto para a decolagem. A previsão é que o primeiro voo do X-59 aconteça no início de 2025.

Tecnologia supersônica sem ruído estrondoso

O X-59 é a peça central da missão Quesst, que busca eliminar uma das principais barreiras para voos supersônicos sobre terra firme – o barulho excessivo causado pelos “booms” sônicos.

Essa aeronave inovadora foi projetada para gerar um “estrondo” mais suave, transformando o alto ruído supersônico em um leve “thump” e permitindo voos supersônicos sem incomodar as pessoas no solo.

Equipado com um motor modificado F414-GE-100, o X-59 poderá alcançar a velocidade de cruzeiro de Mach 1.4, aproximadamente 1.488 km/h, a uma altitude de cerca de 55 mil pés. Curiosamente, o motor está posicionado na parte superior da aeronave, uma decisão de engenharia que visa minimizar o impacto sonoro.

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