NASA avança nos testes com aeronave supersônica “silenciosa” X-59

A previsão é que o primeiro voo aconteça no início de 2025; promessa é de “estrondo mais suave”
A previsão é que o X-59 faça o primeiro voo no início de 2025 (NASA)
A previsão é que o X-59 faça o primeiro voo no início de 2025 (NASA)

A missão Quesst da NASA iniciou o ciclo de testes do motor que impulsionará o X-59, uma aeronave experimental projetada para voos supersônicos silenciosos. Os testes, iniciados em 30 de outubro, têm por objetivo validar a integração dos sistemas da aeronave quando alimentados pelo próprio motor.

Até então, o X-59 havia dependido de fontes de energia externas. Estes testes estabelecem as bases para a próxima etapa no caminho rumo ao voo inaugural da aeronave experimental.

Na primeira etapa de testes, o motor foi acionado em baixa rotação, sem ignição, permitindo à equipe avaliar a presença de vazamentos e assegurar que todos os sistemas estão se comunicando corretamente.

Em seguida, o X-59 foi abastecido e submetido a testes com potência reduzida para verificar a funcionalidade do motor e a integridade de outros sistemas sem anomalias ou vazamentos.

Nas próximas fases de teste, o X-59 será submetido a ensaios com o motor em alta potência, incluindo mudanças rápidas de aceleração, simulando as condições reais de voo. A equipe então se concentrará nos testes “aluminum bird”, onde dados serão inseridos na aeronave para simular tanto condições normais quanto falhas.

Esses ensaios serão seguidos pelos testes de taxiamento, que envolvem a movimentação da aeronave no solo. Finalizadas essas etapas, o X-59 estará pronto para a decolagem. A previsão é que o primeiro voo do X-59 aconteça no início de 2025.

Tecnologia supersônica sem ruído estrondoso

O X-59 é a peça central da missão Quesst, que busca eliminar uma das principais barreiras para voos supersônicos sobre terra firme – o barulho excessivo causado pelos “booms” sônicos.

Essa aeronave inovadora foi projetada para gerar um “estrondo” mais suave, transformando o alto ruído supersônico em um leve “thump” e permitindo voos supersônicos sem incomodar as pessoas no solo.

Equipado com um motor modificado F414-GE-100, o X-59 poderá alcançar a velocidade de cruzeiro de Mach 1.4, aproximadamente 1.488 km/h, a uma altitude de cerca de 55 mil pés. Curiosamente, o motor está posicionado na parte superior da aeronave, uma decisão de engenharia que visa minimizar o impacto sonoro.

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