O mais “bonitinho” dos X-Planes da NASA, o X-57 “Maxwell”, um avião com motorização totalmente elétrica, foi encerrado pela agência espacial dos Estados Unidos sem que o protótipo da aeronave tenha decolado.
Em sua defesa, a NASA informou que o “objetivo (do programa) não era desenvolver um protótipo, mas desenvolver uma plataforma e teste de tecnologias e métodos de design”, conforme relatou o Flight Global. O programa estava em andamento desde 2016.
Mesmo sem ter voado, a agência diz que o X-57 forneceu “centenas de lições aprendidas” sobre propulsão elétrica, interferência eletromagnética e processos de aeronavegabilidade. A NASA diz que não decolou com o protótipo devido a “vários desafios para um seguro”, como problemas mecânicos e a falta de componentes críticos.
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Batizado em homenagem ao físico eletromagnético escocês James Maxwell, o X-57 usou a base do avião italiano Tecnam P2006T – o bimotor mais leve da atualidade, com apenas 760 kg (vazio) – modificado com 14 motores elétricos.
Informações preliminares da NASA apontavam que o avião elétrico experimental poderia voar a velocidade de cruzeiro de 275 km/h e alcançar altitudes entre 8.000 pés e 14.000 pés (2.440 metros e 4.270 m). Dados sobre autonomia de voo não foram divulgados.
Diretor do Centro de Pesquisa de Voo Armstrong da NASA, Brad Flick, diz que o X-57 forneceu dados importantes para a indústria aeroespacial na fase de transição para o voo elétrico.
“Estamos vendo os benefícios trazidos pelas empresas americanas de aviação comercial que pretendem mudar a forma como voamos. O futuro da propulsão eletrificada é possível por causa das contribuições (do programa X-57)”, disse Flick. “Eles fizeram coisas que nunca haviam sido feitas antes, e isso nunca é fácil.”
X-59 próximo do primeiro voo
Outro X-Plane da NASA, o projeto X-59 QueSST, ao contrário do X-57 Maxwell, é preparado para decolar ainda neste ano. A aeronave supersônica será empregada em estudos sobre o impacto ambiental do voo acima da velocidade do som. O objetivo do programa é desenvolver um design capaz de reduzir os efeitos do estrondo sônico e fornecer esses dados à indústria.