Nasa vai testar avião com 14 motores elétricos

Projeto “X-57” pretende abrir caminho para soluções mais eficientes e sustentáveis na aviação
O projeto X-57 da Nasa será baseado no avião italiano Tecnam P2006T (NASA)
O projeto X-57 da Nasa será baseado no avião italiano Tecnam P2006T (NASA)

Em conferência realizada na última sexta-feira (17) no Instituto Americano de Aeronáutica e Astronáutica, em Washington, nos Estados Unidos, a Nasa anunciou que vai desenvolver um avião movido totalmente por motores elétricos.

Como explicou Charles F. Bolden Jr, diretor da agência aeroespacial norte-americana, o projeto, chamado “X-57”, é parte dos esforços da Nasa para a tornar a aviação mais eficiente e sustentável. “O X-57 será um enorme passo para a abertura de uma nova era na aviação”, prevê Bolden.

O X-57, apesar de pequeno, será equipado com 14 motores elétricos, todos a hélice. Segundo a agência americana, 12 motores, com hélices menores, vão fornecer a força extra necessária para a decolagem. Quando a aeronave alcançar a velocidade de cruzeiro, os motores menores são desligados e o voo será sustentado pelos propulsores montados na ponta das asas, com hélices maiores.

A aeronave elétrica experimental da Nasa foi apelidada de “Maxwell”. O nome é uma homenagem ao físico Clerk Maxwell, autor de importantes estudos sobre electromagnetismo no século 19 considerados fundamentais para o entendimento e criação dos motores elétricos.

De acordo com a agência aeroespacial, o projeto X-57 vai utilizar a base do avião italiano Tecnam P2006T, atual aeronave bimotor mais leve do mundo – pesa apenas 760 kg (vazio). Segundo o diretor da Nasa, além da troca dos motores, a conversão também vai exigir uma nova asa com formato especial.

A Nasa vai construir seu avião elétrico a partir do bimotor italiano Tecnam P2006T (tecnam Aircraft)
A Nasa vai construir seu avião elétrico a partir do bimotor italiano Tecnam P2006T (Tecnam Aircraft)

Em entrevista ao jornal New York Times, Bolden estimou que a primeira versão do protótipo deve voar em cerca de um ano, enquanto o projeto da asa deve ser concluído em dois anos. “O problema do design tradicional da aeronave é que você tem o tamanho das asas projetado para alcançar velocidades de decolagem e pouso seguras, e assim a asa tende a ser maior do que o necessário para o voo de cruzeiro”, explicou o diretor da agência.

Durante a conferência, Bolden afirmou que um dos principais objetivos do programa X-57 é buscar formas de alcançar a velocidade de cruzeiro do Tecnam p2006 gastando até cinco vezes menos energia. A aeronave na versão original, movida por um par de motores a gasolina, voa a 280 km/h. Por fim, a Nasa ainda destaca que o avião experimental também será silencioso, por conta da propulsão elétrica.

A primeira versão do avião elétrico da Nasa deve voar em um ano (NASA)
A primeira versão do avião elétrico da Nasa deve voar em um ano (NASA)

A volta dos “Aviões-X”

O desenvolvimento do X-57 também marca o retorno da Nasa aos projetos conhecidos nos EUA como “X-Planes“. As designações “X” são concedidas a aeronaves experimentais pela Força Aérea dos EUA (USAF), em estudo no país.

O protótipo inaugural da série X foi o “X-1”, a primeira aeronave a alcançar a velocidade do som, em 1947. Já o X-2, em 1955, foi o pioneiro do mach 3 (três vezes a velocidade do som).

Além do novo projeto de avião elétrico, a Nasa também anunciou recentemente investimentos para ajudar no desenvolvimento de novos aviões comerciais supersônicos.

Fonte: NASA

Veja mais: Empresa britânica e-Go entrega primeiro “mini-avião”

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  1. A Itaipu Binacional fez decolar um pequeno avião elétrico no ano passado, mas infelizmente teve um problema no trem de pouso. Nada grave.

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