Nave secreta dos EUA retorna à Terra após passar 780 dias em órbita

Propósito do veículo espacial não tripulado Boeing X-37B é mantido em sigilo pela USAF
O X-37B voltou recentemente de sua quinta viagem ao espaço (USAF)
O X-37B voltou recentemente de sua quinta viagem ao espaço (USAF)

Depois de permanecer por mais de dois anos em órbita, o veículo espacial não tripulado X-37B retornou à Terra no último dia 27 de outubro ao pousar no Kenndy Space Center da NASA na Florida. O que o aparelho estava fazendo no espaço por tanto tempo, porém, é mantido em segredo pela Força Aérea dos EUA, responsável pelas operações.

A espaçonave orbitou a Terra por 780 dias (2 anos, um mês e 20 dias), superando seu próprio recorde em 62 dias. “O X-37B continua demonstrando a importância de um avião espacial reutilizável”, disse Barbara Barrett, secretária da USAF em comunicado à imprensa.

O X-37B, construído pela Boeing, que retornou a superfície na semana passada é um dos pelo menos dois desses aviões espaciais não tripulados operados pela força aérea dos EUA. Essa foi a quinta missão realizada pelo aparelho, que foi lançado ao espaço pela primeira vez em 2010. Somadas todas as missões, o aparelho reutilizável acumula 2.856 dias em órbita.

Sem dar maiores detalhes, a USAF informou apenas que o X-37B foi utilizado em experimentos científicos para testar tecnologias em um ambiente espacial de longa duração, além de conceder uma “carona” para pequenos satélites. Contudo, especula-se o veículo pode ser utilizado em missões de espionagem, sobretudo para observar a China.

“O retorno seguro desta espaçonave, depois de quebrar seu próprio recorde de resistência, é o resultado da parceria inovadora entre governo e indústria”, disse o chefe do Estado-Maior da Força Aérea, David Goldfein. “O céu não é mais o limite para a Força Aérea e, se o Congresso aprovar, a Força Espacial dos EUA”.

YouTube video

Da NASA para a USAF

O programa X-37 original foi concebido pela NASA e executado de 1999 a 2004, quando a agência de projetos de pesquisa avançada de defesa dos EUA tomou posse do veículo e realizou uma série de testes. Em 2006, a USAF assumiu o projeto e mais adiante, em 2010, contratou a Boeing para construir um segundo aparelho, o X-37B.

A aeronave espacial hoje operada pela USAF tem uma concepção semelhante a dos antigos ônibus espaciais da NASA, com um porão de carga para descarregar objetos no espaço e corpo revestido com material especial para resistir ao calor da reentrada na atmosfera terrestre.

“Esta espaçonave é um componente essencial da comunidade espacial. Esse marco demonstra nosso compromisso em realizar experimentos para a futura exploração espacial da América ”, disse o tenente-coronel Jonathan Keen, gerente de programa do X-37B.

A força aérea dos EUA planeja lançar a sexta missão do X-37B em 2020 em um foguete Atlas 5 da United Lauch Alliance. No último lançamento, realizado em 7 de setembro de 2017, a aeronave chegou ao espaço com a ajuda de um foguete Falcon 9 da SpaceX.

Veja mais: Azul recebe segundo jato Airbus A330neo

Total
0
Shares
2 comments
  1. Resta saber o que o tio Sam está preparando em alta tecnologia espacial com engenharia reversa dos ovnis capturados e pouco divukgado a mídia mundial para este século qdo a gravidade será vencido com novos veículos espaciais que certamente serão usados com tecnilogia alienígena para a futura força esoacial americana , e quem viver verá !

  2. Paulo a humanidade sempre delirou com todas as ciências e até os Papas católicos colocavam nas fogueiras quem pensasse diferente que a abóboda celestial girava ao redor da Terra; agora temos os malucos da terra plana. De fato quem viver, verá as inovações fantásticas que os homens experimentarão.

Comments are closed.

Previous Post

Azul recebe segundo jato Airbus A330neo

Next Post

Quadrimotor tardio, A340 perde espaço entre as companhias aéreas

Related Posts
Total
0
Share