Durante o fórum Rússia-África, realizado na última semana, Dmitry Shugaev, diretor do Serviço Federal de Cooperação Militar-Técnica da Rússia (FSMTC), relatou à agência de notícias estatal RIA Novosti que a Nigéria demonstrou interesse em adquirir caças russos, incluindo o novo modelo de quinta geração Su-75 “Checkmate” ainda em fase de desenvolvimento.
Apresentado na feira russa aeroespacial MAKS, em julho de 2021, o Su-75 é o projeto mais recente da Sukhoi, que é uma das divisões do grupo United Aircraft Corporation (UAC) – que é controlado pelo conglomerado estatal Rostec. O caça monomotor e com design furtivo é proposto principalmente para exportação. O preço da aeronave também é considerado competitivo, com valor unitário em torno de US$ 30 milhões.
Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
“Durante as negociações com o lado nigeriano, os parceiros manifestaram interesse em adquirir caças modernos. O cliente estrangeiro valoriza muito as características táticas e técnicas das aeronaves nacionais. O Checkmate também está sob o foco de sua atenção”, disse Shugaev à agência russa.
Se a Nigéria realmente avançar nas negociações sobre o Su-75, este seria o primeiro caso de uma nação do continente africano a adquirir caças de quinta geração. A viabilidade de um contrato nesse sentido, no entanto, pode ser dificultada por questões geopolíticas, dado a aproximação de Lagos com os Estados Unidos e o envolvimento da Rússia na guerra da Ucrânia, que isolou Moscou do Ocidente.
Apesar do interesse dos nigerianos no caça da Sukhoi, Shugaev mencionou que ainda é “muito cedo para falar em contratos”.
Antes previsto para ocorrer neste ano, o primeiro voo do Su-75 foi adiado para 2024. Segundo relatos da mídia russa, as primeiras unidades de produção do novo caça podem ser concluídas em meados de 2026, seguido da fabricação em massa do modelo no ano seguinte. A Rússia também tenta encontrar parceiros estratégicos para acelerar o desenvolvimento do programa.
Desejo fortemente que comprem bastante unidades…