A companhia aérea Azul balançou o mundo da aviação comercial nesta sexta-feira (1/4). A empresa anunciou o retorno do jato supersônico Concorde, aposentado na Europa em 2003. Com capacidade para até 120 passageiros, a aeronave alcança a velocidade máxima de 2.200 km/h, o que vai permitir ligar São Paulo ao Rio de Janeiro em apenas 15 minutos.
Com cinco unidades encomendadas, a empresa planeja receber o primeiro equipamento já nos próximos dias e dar início aos voos regulares em junho, quando fará evento de lançamento no aeroporto de Viracopos, em Campinas.
Inicialmente, o novo Concorde da Azul será operado a partir dos aeroportos de Viracopos e Congonhas, com voos para Marília, Araçatuba, Montes Claros, Passo Fundo, Belo Horizonte (Confins), Rio de Janeiro (Santos Dumont) e Recife.
Segundo Antonoaldo Neves, presidente da Azul, a novidade é um marco na história da aviação mundial e será um divisor de águas no setor. “Traremos mais dinamismo às viagens de curta e longa distância dentro do país, já que o Concorde é a aeronave comercial mais rápida do mundo. Elas serão equipadas com modernas e confortáveis poltronas em uma cabine de classe única. O serviço e entretenimento de bordo ainda estão em fase de planejamento, mas a ideia é que não haja muitas opções, uma vez que os voos serão muito curtos”, afirma Neves.
A Azul ainda aguarda autorização dos órgãos reguladores para operar os novos voos, assim como o certificado para operar as novas aeronaves. Em breve, a companhia divulgará mais detalhes sobre essa operação…
Peça de museu
Se você chegou até essa parte do texto e acreditou em tudo, experimente ver que dia é hoje… O Concorde operou comercialmente entre 1976 até 2003 e durante toda sua trajetória foi utilizado somente por duas companhias: Air France e British Airways.
Curiosamente, a primeira empresa que encomendou o jato supersônico foi a Panair do Brasil. Entretanto, a companhia acabou falindo antes de concluir a negociação pelas aeronaves.
Após o acidente com um Concorde da Air France, em julho do ano 2000, a aeronave passou a ser questionada, tanto pela segurança como pelo alto consumo de combustível. Uma versão melhorada foi desenvolvida, mas não foi suficiente para estender a vida do avião. Todos os aparelhos remanescentes foram desativados em 2003. Foram fabricados apenas 20 unidades.
Veja mais: Richard Branson investe em jato comercial supersônico
Diante desse fato, a empresa poderia colocar uma aeronave melhor p o trecho : Belém Altamira. Fiz o trecho ontem à tarde, meu Deus, que sofrimento. E quem tem alguma dificuldade de locomoção, esse que sofre mesmo.
Josifran, você fez o voo de atr? Se precisar de ajuda para descer só fala com o pessoal de solo da azul que é muito prestativo.
Tem até cadeira de rodas fornecida pela empresa se você precisar para te levar do embarque ao avião e vice versa.
Mas essa art ficou linda!, tomara que alguem faça essa pintura para por nos meu concorde do FSX
Brincadeira mais sem Graça…..
Seria engraçado, ir ao Rio de Janeiro, em 15 minutos…..almoçar ou jantar, tomar uma bala perdida e voltar a SP…..kkkkkkkkkkkkk