No Zhuhai Air Show 2024, China revela modelo em escala do caça J-20S

Aeronave de quinta geração em versão de dois assentos já havia sido flagrada em testes em 2023
Maquete do caça furtivo J-20S, de dois assentos (Reprodução)
Maquete do caça furtivo J-20S, de dois assentos (Reprodução)_cuva

No AirShow China 2024, evento que acontece em Zhuhai, na província de Guangdong, a Aviation Industry Corporation of China (AVIC) exibiu um modelo em escala do caça de 5ª geração, o J-20, porém, numa configuração diferente da já conhecida.

Trata-se do J-20S, uma variante biplace do caça furtivo chinês, que mostra a evolução do projeto voltada a oferecer um posto de comando para os chamados “alas leais”, aviões não tripulados de combate.

Nesse caso, um segundo tripulante ficaria responsável por coordenar as ações dos alas robotizados durante a missão. Antes de Zhuhai, o J-20S já havia sido flagrado em testes e é até onde se sabe o primeiro caça furtivo de dois assentos do mundo.

Maquete do J-20S no estande da AVIC
Maquete do J-20S no estande da AVIC

Segundo o Global Times, o J-20S tem com missões, é um caça furtivo de superioridade aérea de médio e longo alcance, que também pode realizar ataques de precisão em profundidade contra alvos terrestres e navais.

Além disso, o J-20S conseguirá promover o treinamento de pilotos ao nível avançado e delegar tarefas secundárias ao segundo piloto durante a missão, como detecção de radar, ataque com mísseis, comando e controle tático, guerra eletrônica e consciência situacional, entre outras tarefas.

O J-20S também poderá fusionar os dados em rede criptografada fechada e ainda exercer o pleno controle de uma ala aérea de drones, usando os sensores destes para manter sua furtividade e proteger o caça líder de ameaças do inimigo.

 

 

Total
1
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
O ex-ARJ21, agora C909 (COMAC)

COMAC confirma novo nome do avião ARJ21: agora ‘C909’

Next Post
ATR 42-600S (ATR)

ATR desiste do ATR 42-600S, turboélice de decolagem e pouso curtos

Related Posts
Total
1
Share