Norwegian Air comprou a Widerøe, primeira cliente do Embraer E2

Apesar de unidas, a Norwegian Air e a Widerøe continuarão operando com suas próprias marcas
As frotas combinadas das duas empresas tem um total de 128 aeronaves (Divulgação)

As duas principais companhias aéreas da Noruega serão unidas em um mesmo grupo. A Norwegian Air Shuttle informou nesta quinta-feira (6) que chegou a um acordo para comprar a Widerøe, a maior empresa regional da Escandinávia.

O negócio foi conduzido pela Norwegian e a WF Holding AS, controladora da Widerøe. A despeito do acordo, as duas empresas continuarão usando suas marcas originais e terão administrações separadas, cada uma com uma sede e malha de voos próprias.

A Norwegian adquirirá a empresa conterrânea por 1.125 milhões de coroas norueguesas (cerca de R$ 512,5 milhões). O valor da compra ainda está sujeito a alguns ajustes após o fechamento, inclusive em relação à lucratividade da Widerøe em 2023.

“Este é um marco na história da aviação norueguesa. Nossas duas companhias aéreas existem lado a lado há muitos anos e ninguém conhece melhor o mercado de aviação na Noruega. Com esta transação, criaremos uma oferta simplificada e mais abrangente para todos os clientes e esperamos oferecer viagens perfeitas em todas as nossas redes de rotas”, disse Geir Karlsen, CEO da Norwegian.

Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

No Brasil, a Widerøe ganhou notoriedade por ter sido o cliente de lançamento do Embraer E190-E2, em 2018. A Norwegian Air, por sua vez, esteve próxima do mercado brasileiro quando atuou por um breve período na Argentina com uma divisão local Norwegian Air Argentina, que em 2019 foi vendida à JetSmart.

O E190-E2 é o primeiro avião a jato da Widerøe, empresa que já tem mais de 80 anos de mercado (Thiago Vinholes)
A Widerøe foi o operador de lançamento do jato E190-E2 (Thiago Vinholes)

Negócios das duas companhias se complementam

A Norwegian Air apontou que suas rotas têm uma sobreposição muito limitada com os trechos operados pela agora ex-concorrente e que por isso suas atividades se complementam. De um total de 107 rotas na Noruega, 85 são operadas pela Widerøe e 22 são atendidas pela Norwegian. Desse total, apenas cinco voos se sobrepõem.

“A Widerøe tem quase 90 anos de história e somos a garantia de uma rede de rotas que funciona bem na região regional da Noruega. Embora tenhamos uma presença sólida na Noruega, somos menores em um contexto internacional. O nível de impostos para viagens aéreas na Noruega é particularmente alto e isso, em combinação com a forte concorrência internacional, torna difícil para uma companhia aérea regional menor perseverar sem um parceiro forte. Estamos, portanto, muito felizes por agora unir forças com a Norwegian”, disse Stein Nilsen, CEO da Widerøe.

A Norwegian Air é o maior operador do 737 MAX, com 18 aeronaves na frota (Boeing)
A Norwegian Air está renovando sua frota com jatos Boeing 737 MAX 8 (Boeing)

Terceira maior companhia low cost da Europa, a Norwegian opera atualmente uma frota composta por 81 jatos Boeing 737-800 e 737 MAX 8. Já a Widerøe trabalha no setor de voos regionais e internacional com 44 turboélices De Havilland Canada Dash 8 (nas versões -100, -200, -300 e -400) e três jatos Embraer E190-E2.

Total
0
Shares
Previous Post
O primeiro E190-E2 da Air Astana exibe a pintura de um Leopardo das Neves, felino nativo do país (Embraer)

Air Astana desiste de voar com os jatos Embraer E190-E2

Next Post

Sem opção com a Boeing, Icelandair escolhe o Airbus A321XLR para o lugar dos 757

Related Posts
Total
0
Share