As duas principais companhias aéreas da Noruega serão unidas em um mesmo grupo. A Norwegian Air Shuttle informou nesta quinta-feira (6) que chegou a um acordo para comprar a Widerøe, a maior empresa regional da Escandinávia.
O negócio foi conduzido pela Norwegian e a WF Holding AS, controladora da Widerøe. A despeito do acordo, as duas empresas continuarão usando suas marcas originais e terão administrações separadas, cada uma com uma sede e malha de voos próprias.
A Norwegian adquirirá a empresa conterrânea por 1.125 milhões de coroas norueguesas (cerca de R$ 512,5 milhões). O valor da compra ainda está sujeito a alguns ajustes após o fechamento, inclusive em relação à lucratividade da Widerøe em 2023.
“Este é um marco na história da aviação norueguesa. Nossas duas companhias aéreas existem lado a lado há muitos anos e ninguém conhece melhor o mercado de aviação na Noruega. Com esta transação, criaremos uma oferta simplificada e mais abrangente para todos os clientes e esperamos oferecer viagens perfeitas em todas as nossas redes de rotas”, disse Geir Karlsen, CEO da Norwegian.
Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
No Brasil, a Widerøe ganhou notoriedade por ter sido o cliente de lançamento do Embraer E190-E2, em 2018. A Norwegian Air, por sua vez, esteve próxima do mercado brasileiro quando atuou por um breve período na Argentina com uma divisão local Norwegian Air Argentina, que em 2019 foi vendida à JetSmart.
Negócios das duas companhias se complementam
A Norwegian Air apontou que suas rotas têm uma sobreposição muito limitada com os trechos operados pela agora ex-concorrente e que por isso suas atividades se complementam. De um total de 107 rotas na Noruega, 85 são operadas pela Widerøe e 22 são atendidas pela Norwegian. Desse total, apenas cinco voos se sobrepõem.
“A Widerøe tem quase 90 anos de história e somos a garantia de uma rede de rotas que funciona bem na região regional da Noruega. Embora tenhamos uma presença sólida na Noruega, somos menores em um contexto internacional. O nível de impostos para viagens aéreas na Noruega é particularmente alto e isso, em combinação com a forte concorrência internacional, torna difícil para uma companhia aérea regional menor perseverar sem um parceiro forte. Estamos, portanto, muito felizes por agora unir forças com a Norwegian”, disse Stein Nilsen, CEO da Widerøe.
Terceira maior companhia low cost da Europa, a Norwegian opera atualmente uma frota composta por 81 jatos Boeing 737-800 e 737 MAX 8. Já a Widerøe trabalha no setor de voos regionais e internacional com 44 turboélices De Havilland Canada Dash 8 (nas versões -100, -200, -300 e -400) e três jatos Embraer E190-E2.