A companhia aérea “low cost” Norwegian Air confirmou via ANAC sua estreia no Brasil no ano que vem. A subsidiária britânica da empresa, Norwegian Air UK, passará a voar entre Londres e o Rio de Janeiro em 29 de março de 2019. Serão quatro frequências semanais operadas com um Boeing 787-9 com capacidade para 344 passageiros.
A novidade para o público brasileiro é o fato de que a Norwegian utiliza o aeroporto de Gatwick, ao sul de Londres e que fica mais distante da capita britânica – são 38 km contra 25 km de Heathrow, o aeroporto mais movimentado do país e onde LATAM e British Airways pousam.
O voo partirá do Gatwick às 11 horas (horário local) com previsão de pouso no Rio às 22h25. O retorno se dará na madrugada do dia seguinte: decolagem às 01h25 e pouso em Londres às 12h35. O voo 7501 (Londres-Rio) será realizado às segundas, quartas, sextas e domingos e o trecho Rio-Londres (voo 7502), às segundas, terças, quintas e sábados.
Ao contrário de outras empresas internacionais, o Boeing 787-9 da Norwegian está configurado apenas com duas classes, a econômica e econômica premium. Por isso ele é capaz de transportar 344 pessoas, 25 na premium e 309 na econômica comum. Para efeito de comparação, a rival British Airways, que também utiliza o 787-9 nos voos para o Rio de Janeiro, oferece apenas 216 assentos em quatro classes, 37% menos lugares.
De olho na América do Sul
A chegada da Norwegian Air ao Brasil marca um momento em que várias companhias de baixo custo mostram interesse pela América do Sul. A chilena SKY, por exemplo, retomou seus voos para o país na semana passada enquanto outras empresas preparam sua estreia em território nacional. Mas a companhia norueguesa é, de longe, o movimento mais agressivo na região.
A primeira investida ocorreu na vizinha Argentina onde a Norwegian já voa entre Buenos Aires e Londres, porém, é na filial local que está a ação mais significativa da companhia. A Norwegian Argentina estreou seus voos regionais em outubro e tem planos ambiciosos por lá. No Brasil, a Norwegian também ensaia sua entrada no mercado nacional, mas até agora esses planos são guardados a sete chaves.
Com uma estrutura enxuta e aeronaves modernas, a Norwegian aposta em tarifas bem mais competitivas, que podem chegar a quase metade dos valores cobrados pelas grandes companhias aéreas. Resta saber como ela se sairá no difícil mercado brasileiro em 2019.
Veja também: Norwegian confirma planos de subsidiária brasileira
É uma boa notícia. O Rio de Janeiro é um destino incrível, mas o mercado de São Paulo não pode ser ignorado para quem quer vencer no Brasil, assim como, o de Fortaleza apenas 6 horas de voo da Europa com suas praias e calor para fugir do inverno Europeu. Veja os números durante o feriado de outubro, GRU movimentou 840 mil e o Rio Galeão 241 mil passageiros. Como o que faz avião voar é dinheiro, acho que São Paulo pode se tornar um destino certo para a entrante e aumentar ainda mais a conectividade do aeroporto paulista. Enfim, boa sorte a empresa e bons voos ao novos passageiros. Saudações,
Paulista com dor de cotovelo “decteded” .