Nova aeronave planadora marítima entra na água pela primeira vez

Regent Viceroy é elétrico e voa sobre a água usando efeito solo
Regent Viceroy usa o efeito solo para voar rente ao mar (divulgação)
Regent Viceroy usa o efeito solo para voar rente ao mar (divulgação)

O Regent Viceroy é uma aeronave americana que pretende ser a primeira a usar o chamado efeito solo com propulsão 100% elétrica.

Não somente isso, o Viceroy quer ser o primeiro do tipo a levar passageiros e 12 pessoas poderão ser transportadas por esta aeronave singular, afinal de contas, ela usa uma técnica bem popular na extinta URSS.

Com capacidade para transportar até 1.600 kg de carga, o avião da Regent Craft — uma startup americana — mede 17 metros de comprimento e conta com 20 metros de envergadura, tendo feito seu primeiro teste na água recentemente.

Regent Viceroy realizando testes de mar (divulgação)
Regent Viceroy realizando testes de mar (divulgação)

Em suas asas altas, apoiadas nas extremidades por hidrofólios, o Viceroy conta com 12 motores elétricos com hélices de 9 pás, sendo 6 propulsores em cada asa, ocupando pouco espaço de área alar.

Tendo um alcance de 300 quilômetros, o Regent Viceroy foi projetado para atuar em regiões costeiras voando por meio de efeito solo, o que permite ao veículo aéreo estar entre 9 e 18 metros acima do nível do mar.

O Viceroy pode atingir 290 km/h e assim ligar rapidamente ilhas mais distantes da costa ou fazer rotas entre as próprias ilhas, dispensando assim aeródromos em terra.

Segundo a Regent Craft, as aplicações do Viceroy — que terá uma versão mais potente com alcance de 740 quilômetros — são muitas, inclusive para operações militares.

Regent Viceroy usa 12 motores elétricos para ter emissão zero (divulgação)
Regent Viceroy usa 12 motores elétricos para ter emissão zero (divulgação)

A Regent Craft já tem 600 pedidos firmes, incluindo companhias aéreas como Alaska Airlines, Hawaiian Airlines, Japan Airlines, Mokulele Airlines e United Airlines, por exemplo.

Há também o interesse do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA (USMC), dada as características do Viceroy, que promete na aviação comercial, ser uma aeronave de baixo custo.

A Mokulele Airlines, por exemplo, quer cobrar US$ 30 a tarifa da rota entre Maui e Oahu, no Havaí, usando o Viceroy, quando atualmente um voo comercial custa US$ 100.

O ecranoplano é uma invenção da antiga união soviética e se aproveita do "efeito solo" para voar a baixas altitudes
A União Soviética fabricou no passado ecranoplanos gigantes que serviam como plataformas de mísseis

O que é o efeito solo?

Um avião que utiliza o efeito solo cria uma sobrepressão sob as asas, acelerando a uma determinada velocidade de modo a ganhar mais sustentação, porém, suficiente somente para manter-se próximo do nível do mar, do gelo ou mesmo do solo.

Esse “colchão de ar” mantém a aeronave mesmo em velocidades altas, como os extintos ecranoplanos de origem soviética (foto acima), que utilizavam motores a jato em posição elevada e alcançavam 400 km/h sobre qualquer superfície quase plana.

Desta forma, o Regent Viceroy pode voar rasante sobre o mar com segurança e tendo ainda emissão zero de poluentes, com menos ruído e boa autonomia.

Com contratos somando mais de US$ 9 bilhões, a Regent Craft recebeu investimento de um fundo do emirado árabe de Abu Dhabi e estima-se que o valor da aeronave gire em torno de US$ 15 milhões.

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