O Regent Viceroy é uma aeronave americana que pretende ser a primeira a usar o chamado efeito solo com propulsão 100% elétrica.
Não somente isso, o Viceroy quer ser o primeiro do tipo a levar passageiros e 12 pessoas poderão ser transportadas por esta aeronave singular, afinal de contas, ela usa uma técnica bem popular na extinta URSS.
Com capacidade para transportar até 1.600 kg de carga, o avião da Regent Craft — uma startup americana — mede 17 metros de comprimento e conta com 20 metros de envergadura, tendo feito seu primeiro teste na água recentemente.

Em suas asas altas, apoiadas nas extremidades por hidrofólios, o Viceroy conta com 12 motores elétricos com hélices de 9 pás, sendo 6 propulsores em cada asa, ocupando pouco espaço de área alar.
Tendo um alcance de 300 quilômetros, o Regent Viceroy foi projetado para atuar em regiões costeiras voando por meio de efeito solo, o que permite ao veículo aéreo estar entre 9 e 18 metros acima do nível do mar.
O Viceroy pode atingir 290 km/h e assim ligar rapidamente ilhas mais distantes da costa ou fazer rotas entre as próprias ilhas, dispensando assim aeródromos em terra.
Segundo a Regent Craft, as aplicações do Viceroy — que terá uma versão mais potente com alcance de 740 quilômetros — são muitas, inclusive para operações militares.

A Regent Craft já tem 600 pedidos firmes, incluindo companhias aéreas como Alaska Airlines, Hawaiian Airlines, Japan Airlines, Mokulele Airlines e United Airlines, por exemplo.
Há também o interesse do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA (USMC), dada as características do Viceroy, que promete na aviação comercial, ser uma aeronave de baixo custo.
A Mokulele Airlines, por exemplo, quer cobrar US$ 30 a tarifa da rota entre Maui e Oahu, no Havaí, usando o Viceroy, quando atualmente um voo comercial custa US$ 100.

O que é o efeito solo?
Um avião que utiliza o efeito solo cria uma sobrepressão sob as asas, acelerando a uma determinada velocidade de modo a ganhar mais sustentação, porém, suficiente somente para manter-se próximo do nível do mar, do gelo ou mesmo do solo.
Esse “colchão de ar” mantém a aeronave mesmo em velocidades altas, como os extintos ecranoplanos de origem soviética (foto acima), que utilizavam motores a jato em posição elevada e alcançavam 400 km/h sobre qualquer superfície quase plana.
Desta forma, o Regent Viceroy pode voar rasante sobre o mar com segurança e tendo ainda emissão zero de poluentes, com menos ruído e boa autonomia.
Com contratos somando mais de US$ 9 bilhões, a Regent Craft recebeu investimento de um fundo do emirado árabe de Abu Dhabi e estima-se que o valor da aeronave gire em torno de US$ 15 milhões.
