Nova arma aérea dos EUA é um ex-avião agrícola que será entregue nas próximas semanas

Monomotor OA-1K é baseado no pulverizador Sky Warden e será usado em missões antiterror. Aeronave foi batizada como “Skyraider II”
O OA-1K Skyraider II será entregue a partir das próximas semanas
O OA-1K Skyraider II será entregue a partir das próximas semanas (USAF)

Nada de caça de 6ª geração ou avião avançado super secreto: a próxima aeronave de combate da Força Aérea dos EUA (USAF) é o que se pode chamar de “básico do básico”.

A mais poderosa força aérea do mundo vai receber nas próximas semanas o OA-1K, um avião concebido para apoio aéreo aproximado e missões anti-terror.

Como a foto acima indica, a aeronave é um pulverizador agrícola travestido de avião de ataque. Trata-se de um projeto bastante rústico, mas voltado a um modelo barato e robusto, capaz de levar vários armamentos e operar em qualquer pista.

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E sim, o OA-1K é derivado do Air Tractor AT-802 Sky Warden, um avião agrícola maior que o nosso Embraer Ipanema.

Aeronave será usada em operações anti-terror (USAF)

O jeito parrudão levou a USAF a batizá-lo como “Skyraider II”, em referência ao Douglas A-1 Skyraider, um monomotor radial a pistão que operou entre 1946 e o começo de 1980 em ambientes como a Coreia e o Vietnã.

O Skyraider foi uma aeronave versátil e pau para toda obra. Seu sucessor até então foi o Farchild Republic A-10 Thunderbolt II, este em homenagem ao P-47 que voou na FAB.

O Douglas A-1 Skyraider: velho, mas eficiente (Clemens Vasters)

O Warthog (Javali), no entanto, é sofisticado comparado ao A-1 e ao OA-1, com seus motores turbofan e enorme canhão rotativo de seis canos e 30 mm GAU-8 Avenger. Mas o A-10 está no fim da vida útil e era preciso uma solução mais fácil e barata.

A-29 Super Tucano ficou de lado

“Estou animado com o Skyraider II, acho que temos uma capacidade que é só nossa, e teremos a habilidade de moldá-la em algo que o resto da nação pode nem saber que precisa agora”, disse o Tenente-General Michael Conley, comandante das Operações Especiais da Força Aérea (SOCOM), que vai usar o novo avião.

O OAK-1 Skyraider II foi o vencedor do programa Armed Overwatch, após a USAF desistir de escolher entre o A-29 Super Tucano, da Embraer, e AT-6, da Beechcraft,

Super Tucanos da Força Aérea dos EUA (SNC)

A SOCOM mudou os requerimentos do programa, abrindo a possibilidade de conversões mais radicais de aeronaves civis. O AT-802 derrotou aeronaves como o AT-6E Wolverine, o MC-208 Guardian (um Cessna Caravan militar) e o MC-145B Wily Coyote, uma adaptação do PZL M28 feita pela Sierra Nevada, que decidiu não oferecer o A-29.

A Força Aérea dos EUA pretendia ter 75 aeronaves, mas o pedido foi reduzido para 62 OA-1K.

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